Imagem de fundo

Leia o texto para responder a esta questão.Este, esse ou aquele?Publicado em 07/02/2021...

Leia o texto para responder a esta questão.


Este, esse ou aquele?


Publicado em 07/02/2021 - 14:57 Dad Squarisiportuguês


Paulo, funcionário do Banco Central, quis mudar de ares. Foi requisitado para o Ministério da Economia. No ofício de encaminhamento, o BC frisava que “os ônus correrão por conta dessa instituição”. Chegou o fim do mês. Cadê salário?


O banco dizia que o ministério deveria pagar. O ministério dizia que era o banco. E daí? O xis da resposta estava no pronome “dessa”.


Disponível em: https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/este-esse-ou-aquele-3/. Acesso em: 20 de mar. 2021.


Em relação ao uso do pronome demonstrativo “dessa”, observa-se que Paulo foi prejudicado porque alguém não sabia qual o uso do pronome de acordo com a norma padrão. Analisando a situação apresentada, é correto afirmar que:

A

Há inadequação quanto ao uso do pronome “dessa”, pois deveria ter sido usado o pronome “desta” para se referir ao Ministério da Economia, que deveria ser responsável por pagar o salário do Paulo.

B

Há ambiguidade com o uso do pronome “dessa”, não sendo possível definir quem deverá pagar o salário do Paulo.

C

Quem deverá pagar o salário do Paulo é o Banco Central, pois o pronome “dessa” se refere ao emissor do ofício.

D

Quem deverá pagar o salário do Paulo é o Ministério da Economia, pois o pronome “dessa” se refere ao destinatário do ofício.