

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
De acordo com Bakhtin, os gêneros secundários da comunicação verbal , em sua maior parte, contam precisamente com esse tipo de compreensão responsiva de ação retardada, valendo-se tanto para o discurso lido, como também escrito.
Logo, a compreensão responsiva nada mais é senão a fase inicial e preparatória para uma resposta (seja qual for a forma de sua realização).
Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
O locutor postula esta compreensão responsiva ativa: o que ele espera, não é uma compreensão passiva que, por assim dizer, apenas duplicaria seu pensamento no espírito do outro, o que espera é uma resposta, uma concordância, uma adesão, uma objeção, uma execução, etc.
O locutor postula esta compreensão responsiva ativa, porém o que ele espera, é uma compreensão ativa que, por assim dizer, apenas duplicaria seu pensamento no espírito do outro, o que espera é uma recusa, uma disconcordância, uma objeção, uma execução, etc.
O locutor postula esta compreensão responsiva passiva: o que ele espera, não é uma compreensão ativa que, por assim dizer, apenas duplicaria seu pensamento no espírito do outro, o que espera é uma recusa, uma disconcordância, uma objeção, uma execução, etc.
O locutor postula esta compreensão responsiva passiva: o que ele espera, é uma compreensão passiva que, por assim dizer, não duplicaria seu pensamento no espírito do outro, pois o que espera é uma resposta, uma concordância, uma adesão, uma objeção, uma execução, etc.
O locutor postula esta compreensão responsiva passiva, porém o que ele espera, não é uma compreensão passiva que, por assim dizer, apenas duplicaria seu pensamento no espírito do outro, o que espera é uma resposta, uma concordância, uma adesão, uma objeção, uma execução, etc.