Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa definem dois tipos de saberes em relação à linguagem: o saber epilinguístico e o saber metalinguístico.
I- O saber epilinguístico é um saber intuitivo, comum a todos os falantes da língua, que se manifesta em processos e operações que o sujeito faz sobre a própria linguagem. Durante o processo de apropriação e desenvolvimento da linguagem, por exemplo, as 12Introdução crianças elaboram reflexões e chegam a conclusões sobre as propriedades fonológicas, morfológicas, sintáticas, semânticas e lexicais da linguagem, produzindo expressões e construções que nunca ouviram dos adultos, mas inferiram dos usos linguísticos que presenciaram
II- Na vida adulta, a atividade metalinguística prossegue indefinidamente, manifestando-se “no trocadilho, nas anedotas, na busca de efeitos de sentido que se expressam pela ressignificação das expressões e pela reconstrução da linguagem, visíveis em muitos textos literários” (PCN – Língua Portuguesa [5a a 8a], 1998, p. 28).
III- O saber metalinguístico é uma reflexão consciente sobre a linguagem. Ainda segundo os PCN (1998, p. 28), as atividades metalinguísticas são “aquelas que se relacionam à análise e reflexão voltada para a descrição, por meio da categorização e sistematização dos conhecimentos, formulando um quadro nocional intuitivo que pode ser remetido a construções de especialistas.”
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a I e II estão corretas.
Apenas a I e III estão corretas.
Apenas a III está correta.