Imagem de fundo

Caminhando contra o vento, Sem lenço e sem documento No sol...

Caminhando contra o vento,

Sem lenço e sem documento

No sol de quase dezembro

Eu vou


O sol se reparte em crimes

Espaçonaves, guerrilhas

Em cardinales bonitas

Eu vou


Em caras de presidentes

Em grandes beijos de amor

Em dentes, pernas, bandeiras

Bombas e Brigitte Bardot

O sol nas bancas de revista

Me enche de alegria e preguiça

Quem lê tanta notícia

Eu vou


VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano Veloso. São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).

É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são


A

descritivo e argumentativo, pois o enunciador detalha cada lugar por onde passa, argumentando contra a violência urbana.


B

dissertativo e argumentativo, pois o enunciador apresenta seu ponto de vista sobre as notícias relativas à cidade.


C

expositivo e injuntivo, pois o enunciador fala de seus estados físicos e psicológicos e interage com a mulher amada.


D

narrativo e descritivo, pois o enunciador conta sobre suas andanças pelas ruas da cidade ao mesmo tempo que a descreve.


E

narrativo e injuntivo, pois o enunciador ensina o interlocutor como andar pelas ruas da cidade contando sobre sua própria experiência.