

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
LEIA O TEXTO I ABAIXO QUE SERVE DE REFERÊNCIA PARA ANÁLISE DA QUESTÃO 1 A 6.
Texto I
O Galo e a Raposa

Esopo
No meio dos galhos de uma árvore bem alta, um galo estava empoleirado e cantava a todo volume. Sua voz esganiçada ecoava na floresta. Ouvindo aquele som tão conhecido, uma raposa que estava caçando se aproximou da árvore. Ao ver o galo lá no alto, a raposa começou a imaginar algum jeito de fazer o outro descer. Com a voz mais boazinha do mundo, cumprimentou o galo dizendo:
- Ó, meu querido primo, por acaso você ficou sabendo da proclamação de paz e harmonia universal entre todos os tipos de bichos da terra, da água e do ar? Acabou essa história de ficar tentando agarrar os outros para comê-los. Agora vai ser tudo na base do amor e da amizade. Desça para a gente conversar com calma sobre as grandes novidades!
O galo, que sabia que não dava para acreditar em nada do que a raposa dizia, fingiu que estava vendo uma coisa lá longe. Curiosa, a raposa quis saber o que ele estava olhando com ar tão preocupado.
- Bem, disse o galo, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
- Nesse caso, é melhor eu partir, respondeu a raposa.
- O que é isso, prima? Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?!
- Não, não é medo. Mas e se eles ainda não estiverem sabendo da proclamação?
(https://armazemdotexto.blogspot.com/2018/09/fabula-o-galo-e-a-raposa-esopo-com.html adaptado)
Leia:
- Bem, disse o galo, acho que estou vendo uma matilha de cães ali adiante.
- Nesse caso, é melhor eu partir, respondeu a raposa.
- O que é isso, prima? Por favor, não vá ainda! Já estou descendo! Não vá me dizer que está com medo dos cachorros neste tempo de paz?!
Segundo a leitura do texto I, por que a raposa teve a atitude mostrada anteriormente em negrito?
Porque a raposa desejava a paz com o galo.
Porque a raposa tinha receio de que os cães não soubessem da proclamação de amizade.
Porque o galo demorou de descer para sacramentar a amizade com a raposa.
Porque a fala falsa da raposa era uma tentativa de enganar o galo e, por isso, temia a presença dos cães.
Porque a raposa queria conversar pessoalmente com os cães que se aproximavam.