O emprego do acento indicativo de crase está plenamente adequado às regras da norma-padrão da língua portuguesa em:
O gráfico apresenta a diferença entre a variação percentual anual associada às taxas de homicídios registrados e projetados. A análise feita ano à ano mostra uma expressiva divergência na dinâmica das taxas ao final do período analisado.
O segundo canal causal que liga a difusão de armas à homicídios diz respeito a sensação de empoderamento que a posse da arma gera no indivíduo que se envolve em alguma contenda, seja briga de bar, no trânsito, entre vizinhos ou outras.
De acordo com o gráfico, a diferença entre a taxa de homicídios registrados e projetados parece restrita ao nível e não à tendência das séries. Ainda assim, a contabilização dos homicídios ocultos traz novo sentido à análise sobre a prevalência de homicídios no Brasil.
Como se verá à seguir, há uma nova seção na edição deste ano, que trata da violência contra idosos. O tema ganha destaque porque o Brasil caminha à passos largos no processo de transição demográfica, rumo ao envelhecimento da população. Daí faz-se mister trazer à tona essa questão.
Se não fosse a legislação permissiva quanto as armas de fogo, a redução dos homicídios teria sido ainda maior do que à observada. Com base em um cálculo aproximado, estimamos que se não houvesse o aumento de armas de fogo em circulação à partir de 2019, teria havido 6.379 homicídios a menos no Brasil.