

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Texto 01 para as questões de 01 a 06.
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo; isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
ALVES, Rubem. https://www.pensador.com/textos_sobre_educacao_rubem_alves/ (Adaptado)
Sobre o fragmento de texto abaixo:
“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.”
É CORRETO afirmar que nele
existe uma linguagem conotativa.
existe uma linguagem denotativa.
gaiolas simbolizam liberdade.
asas representam aprisionamento.
tanto gaiolas como asas oportunizam aos pássaros liberdade de agir.