

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 1 a 9.
Um dos felinos mais raros do mundo não está mais ameaçado de extinção
Um dos felinos mais raros do mundo, o lince ibérico, já não está mais classificado como ameaçado de extinção, de acordo com um relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). A instituição, que categoriza as espécies de acordo com o nível de risco que enfrentam em uma "lista vermelha”, mudou o lince ibérico de "em perigo” para “vulnerável”, após um aumento significativo nos números.
Como o nome sugere, a espécie de felino selvagem tem a Espanha e Portugal como seu lar.
O gato selvagem era comum em toda a Península Ibérica, mas a partir da década de 1960, o seu número despencou. A perda de habitat, a caça e os acidentes rodoviários levaram a espécie à beira da extinção.
O aumento deve-se, em grande parte, aos esforços de conservação feitos centrados no aumento da abundância da sua principal fonte alimentar. o coelho selvagem, conhecido como coelho europeu.
Os programas para libertar centenas de linces em cativeiro e restaurar matagais e florestas desempenharam um papel importante para garantir que o lince não esteja mais ameaçado.
Mas a agência de conservação alertou contra a complacência, pois afirmou que os ganhos alcançados podem ser revertidos. As ameaças incluem doenças transmitidas por gatos domésticos, assim como a caça furtiva e os atropelamentos.
Estabelecida em 1964, a lista vermelha de espécies ameaçadas da UICN evoluiu para se tomar a fonte de informação mais abrangente do mundo sobre o estado de conservação de animais, fungos e plantas.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cOxx39d7j6eo.adaptado.
O gato selvagem era comum 'em toda a Península Ibérica', mas a partir da década de 1960, o seu número despencou.
Morfologicamente, o termo destacado, nesta frase, trata-se de;
locução verbal
objeto indireto
locução adverbial
adjunto adnominal