Imagem de fundo

Sobre a estrutura morfossintática das falas da tira, é...

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto 02 e, a seguir, responda às questões 07 e 08, que a ele se referem.


Texto 02


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://bichinhosdejardim.com/page/32/. Acesso em: 4 jun. 2024.

Sobre a estrutura morfossintática das falas da tira, é CORRETO afirmar que:


A

Nas falas das tiras, todos os verbos foram usados nas formas nominais infinitivo, gerúndio e particípio.


B

Na fala do primeiro quadro, verifica-se a ocorrência do fenômeno linguístico denominado elipse, uma vez que há omissão de termo.


C

Na fala do terceiro quadro, o termo “que” foi usado como pronome relativo, para retomar termo anteriormente expresso.


D

Na fala do segundo quadro, se o adjetivo tivesse sido usado antes do substantivo a que se refere, haveria mudança de sentido nessa fala.


E

Na fala do primeiro quadro, a preposição “de” insere um objeto indireto, uma vez que o verbo “aproveitando” foi usado como transitivo indireto.