Observe a imagem:
- Que seja dito a quem me deu à luz que no meu estômago prevalece um vazio!
- Oh, por amor de Deus, Shakespeare! Basta dizer: “mãe, tenho fome!”
O texto multimodal apresenta a imagem do filho dizendo à mãe: “Que seja dito a quem me deu à luz que no meu estômago prevalece um vazio”, ao que a mãe responde: “Oh, por amor de Deus, Shakespeare! Basta dizer: ‘mãe, tenho fome’”. O texto/imagem explora diferentes níveis de linguagem para criar um efeito humorístico e transmitir uma mensagem.
Considerando os níveis de linguagem e o propósito comunicativo do texto/imagem, analise as sentenças a seguir e assinale a CORRETA:
O texto/imagem utiliza a linguagem formal e a linguagem coloquial em momentos distintos para gerar humor, mas não há um propósito comunicativo claro além do entretenimento.
A primeira parte do texto, com linguagem formal, tem o propósito de satirizar o uso excessivo de rebuscamento linguístico em situações cotidianas, enquanto a segunda parte, com linguagem coloquial, busca apresentar uma alternativa mais simples e direta.
A utilização da linguagem formal na primeira parte do texto tem como objetivo principal demonstrar a erudição e o conhecimento linguístico do autor, enquanto a linguagem coloquial da segunda parte serve apenas para contrastar com o registro anterior.
O texto/imagem não apresenta uma mensagem clara, pois a justaposição de diferentes níveis de linguagem cria uma ambiguidade que impede a compreensão do seu propósito comunicativo.