

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
De acordo com Cegalla (1994), analise os casos de concordância verbal referentes aos termos destacados fragmento a seguir:
O Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples consiste na adoção de ações, iniciativas e projetos a serem desenvolvidos em todos os segmentos da Justiça e em todos os graus de jurisdição, com o objetivo de adotar linguagem simples, direta e compreensível a todos Os cidadãos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade. A linguagem simples pressupõe acessibilidade. Os tribunais devem aprimorar formas de inclusão, com uso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição ou outras ferramentas similares, sempre que possível. [Fragmento adaptado].
Disponível em: https://www.cnj jus.br/gestao-da-justica/acessibilidade-e- inclusao/pacto-nacional-do-judiciario-pela-linguagem-simples/ Acesso em: 14 jul. 2024.
Marque a alternativa que justifica CORRETAMENTE os casos de concordância verbal analisados no fragmento acima.
O sujeito sendo simples, com ele concordará o verbo em número e pessoa.
O sujeito, sendo composto e anteposto ao verbo, leva geralmente este para o plural.
Sendo o sujeito composto e posposto ao verbo, este poderá concordar no plural ou com o substantivo mais próximo.
Se o sujeito composto for ele pessoas diversas, o verbo se flexiona no plural e na pessoa que tiver prevalência.