

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
INSTRUÇÃO: Leia atentamente a crônica para responder as questões de 01 a 06.
O Pavão
- Rubem Braga
Eu considerei a glória de um pavão, ostentando o esplendor, de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros, e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas.
Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
BRAGA, Rubem. O Pavão In: Ai de Ti Copacabana. Rio de Janeiro, Sabiá: 1969, 5º edição
Em “Eu considerei que este é o luxo do grande artista” a oração destacada é
Oração subordinada adjetiva.
Oração subordinada substantiva predicativa.
Oração subordinada substantiva objetiva direta.
Oração subordinada substantiva objetiva indireta.