Imagem de fundo

Analise as afirmativas abaixo acerca do Texto 1.I - O...

Texto 1 (questões de 01 a 11)


Literacura


Antipatizo com trocadilhos, mas não pude evitar a pérola que dá título a esta crônica. Conheci a exposição através do professor Silvio Volpato, de Paraobé, e agradeço o comentário de um leitor que fez colocando em xeque o rapapé que não entendo a razão de nós mobilizarmos pelo setor livreiro do Rio Grande do Sul quando há categorias mais importantes a socorrer, como hospitais. Ele tem razão, certamente. Seu nariz sangra à cabeceira, ao lado da cama, há remédios para colesterol, pressão alta e analgésicos que ajudam a passar a noite, sonora também, um livro perto, uma hora vaga será que acordar. Não há saúde mental, espiritual e mesmo física que prescinda da literatura.

Livro combate a arrogância um dos males do século. O leitor tem acesso aos sofrimentos dos personagens, se identifica com suas dores e percalços que a tão festejada meritocracia, um nariz em pé no mundo.

Livro é perfeito contraponto ao narcisismo, que é outra praga moderna. O leitor, capturado pela história de uma escravizada ou pela biografia de um atleta de elite que cairá no ostracismo depois da história mais importante, mais presente, mais lida, por meio dela, ficará focado na leitura em vez de tagarelar sobre si mesmo. Aliás, livro protege contra calos nas cordas vocais. Bendito hábito silencioso.

Vivemos uma pandemia de depressão, que tem atacado jovens sem perspectiva, com o moral em baixa, que a tecnologia os instiga a se comparar com um monte de bocas comunicativas. A vacina será a boa literatura, que os resgata com seus valores perenes e alma em vez dos lábios e os ensina a saborear a solidão, levando-os do sucumbirem a amostragens superficiais de popularidade.

[...]

Livro minimiza a solidão. Enquanto lemos, um povoário habita.

Livro salva até da morte. Sem exagero. Deu no Jornal Nacional: anos atrás, um cidadão escapou de um tiro no peito por carregar um exemplar de capa dura por debaixo do terno. Portanto, doem livros para bibliotecas arrasadas pelas enchentes do sul, comprem livros das editoras gaúchas que ficaram com o estoque submerso e ajudem a manter a cabeça dos gaúchos à tona.


MEDEIROS, Martha. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/martha-medeiros/coluna/2024/06/literacura.ghtml>. Acesso em: 28 ago. 2024. Adaptado.

Analise as afirmativas abaixo acerca do Texto 1.

I - O trocadilho presente no título é Literacura - é explicado em diferentes parágrafos do texto.

II - Ao afirmar que “Enquanto lemos, um povoário nos habita” (5º §), a autora faz menção às pessoas com as quais convivemos em nosso dia a dia e que leem os mesmos textos que nós.

III - Ao longo do texto, a autora utiliza diversas argumentações para comprovar a importância do livro e, consequentemente, da leitura.

IV - As frases “Menos um nariz em pé no mundo” (2º §) e “Bendito hábito silencioso” (3º §) fazem alusão direta à perda da arrogância e ao “tagarelar sobre si mesmo”, respectivamente.

Assinale a opção correta.


A

Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.


B

Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.


C

Apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.


D

Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


E

Apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.