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O texto seguinte servirá de base para responder à questão 2. Beijinho, beijinho, de Luí...

O texto seguinte servirá de base para responder à questão 2.


Beijinho, beijinho, de Luís Fernando Veríssimo

Na festa dos 34 anos da Clarinha, o seu marido, Amaro, fez um discurso muito aplaudido. Declarou que não trocava a sua Clarinha por duas de 17, sabiam por quê? Porque a Clarinha era duas de 17. Tinha a vivacidade, o frescor e, deduzia-se, o fervor sexual somado de duas adolescentes. No carro, depois da festa, o Marinho comentou:

- Bonito, o discurso do Amaro.

- Não dou dois meses para eles se separarem ? disse a Nair.

- O quê?

- Marido, quando começa a elogiar muito a mulher...

Nair deixou no ar todas as implicações da duplicidade masculina.

- Mas eles parecem cada vez mais apaixonados ? protestou Marinho.

- Exatamente. Apaixonados demais. Lembra o que eu disse quando a Janice e o Pedrão começaram a andar de mãos dadas?

- É mesmo...

- Vinte anos de casados e de repente começam a andar de mãos dadas? Como namorados? Ali tinha coisa.

- É mesmo...

- E não deu outra. Divórcio e litigioso.

- Você tem razão.

- E o Mário com a coitada da Marli? De uma hora para outra? Beijinho, beijinho, "mulher formidável" e descobriram que ele estava de caso com a gerente da loja dela.

- Você acha, então, que o Amaro tem outra?

- Ou outras.

Nem duas de 17 estavam fora de cogitação.

- Acho que você tem razão, Nair. Nenhum homem faz uma declaração daquelas assim, sem outros motivos.

- Eu sei que tenho razão.

- Você tem sempre razão, Nair.

- Sempre, não sei.

- Sempre. Você é inteligente, sensata, perspicaz e invariavelmente acerta na mosca. Você é uma mulher formidável, Nair. Durante algum tempo, só se ouviu, dentro do carro, o chiado dos pneus no asfalto. Aí Nair perguntou:

- Quem é ela, Marinho?


VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.


eríssimo opta pelo uso de reticências ao final de algumas falas das personagens. Qual é a função das reticências nestes casos?

A

Sugerir dúvidas e implicações que ficam subentendidas, dando espaço para interpretações.

B

Demonstrar o final de um pensamento conclusivo.

C

Marcar a transição de uma cena para outra.

D

Introduzir uma citação direta do personagem.

E

Indicar uma pausa longa para enfatizar a importância do que foi dito.