Imagem de fundo

Com base no texto "Tio e tia da mangueira", identifique o...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 30.


Tio e tia da mangueira


Durante o Carnaval em Belo Horizonte, é impossível evitar a folia. Com 581 blocos, qualquer tentativa de rotina se dissolvia no samba. O casal protagonista, com uma década de Carnavais juntos, relembra as fantasias e testes de relacionamento que enfrentaram, enquanto conviviam com a massa de foliões solteiros e apaixonados.

Uma tradição era implorar aos moradores, os "tios e tias", para jogarem água com a mangueira, aliviando o Auxiliar de Ensino - 1 calor e dando energia para continuar na festa.

No entanto, este ano, o casal enfrentou uma transformação inesperada. Após momentos introspectivos, lidando com perdas familiares, foram surpreendidos pela multidão em sua própria rua, pedindo água.

Perceberam que agora eram eles os "tios e tias da mangueira", abraçando o papel com risos e nostalgia. Ao molhar a multidão do alto, sentiam-se em um "camarote vip da maturidade", celebrando sua união e o envelhecimento compartilhado.


Fabrício Carpinejar - Texto Adaptado


https://www.otempo.eom.br/opiniao/fabricio-carpinejar/tio-e-tia-da-mangueira-1.3330920

Com base no texto "Tio e tia da mangueira", identifique o tipo textual predominante e analise o uso das características principais desse tipo na construção do texto.


A

O tipo textual predominante é expositivo, com uma estrutura argumentativa sobre as transformações sociais e psicológicas do casal, destacando o envelhecimento e a aceitação das novas funções comunitárias.


B

Trata-se de um texto argumentativo que busca persuadir o leitor a refletir sobre a passagem do tempo e suas implicações emocionais, utilizando diálogos internos para reforçar os pontos centrais.


C

O texto utiliza predominantemente o tipo narrativo, mas intercala elementos descritivos ao detalhar o contexto do Carnaval e o cenário da rua, reforçando a atmosfera envolvente.


D

Embora seja narrativo, o texto adota aspectos injuntivos ao retratar ações específicas, como "implorar aos moradores", sugerindo modos de interação dos foliões com os "tios e tias".