

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O trecho a seguir contextualiza às questões 35 e 36.
Há uma tendência recente no que tange à ciência linguística, envolvendo a criação de gramáticas por linguistas. Contudo, a Linguística, ao se estabelecer como uma disciplina científica no final do século XIX, não pretendia originalmente vincular sua pesquisa com o ensino de línguas (MARCUSCHI, 2016). É importante destacar, no entanto, que o desenvolvimento da gramática não se relaciona inerentemente com o ensino de línguas. Assim, certas gramáticas modernas elaboradas por linguistas foram projetadas especificamente com esse objetivo em mente: servir como recursos pedagógicos para a sala de aula.
(MARCUSCHI, L. A. O papel da linguística no ensino de línguas. Revista Diadorim, v. 18, n. 2. Em: dezembro de 2016)
Assinale a afirmativa que apresenta a análise correta sobre a coerência textual do trecho, considerando a relação entre a linguística, o desenvolvimento da gramática e o ensino de línguas.
A expressão “o desenvolvimento da gramática não se relaciona inerentemente com o ensino de línguas” está alinhada com a ideia central do texto, de que a linguística, em sua origem, não visava o ensino de línguas, mas que as gramáticas modernas foram criadas com esse propósito em mente.
A frase “a Linguística, ao se estabelecer como uma disciplina científica no final do século XIX, não pretendia originalmente vincular sua pesquisa com o ensino de línguas” apresenta uma incoerência, pois sugere que a Linguística nunca teve qualquer relação com o ensino de línguas, o que contradiz a informação de que gramáticas modernas foram projetadas para esse fim.
O trecho “é importante destacar, no entanto, que o desenvolvimento da gramática não se relaciona inerentemente com o ensino de línguas” é incoerente com a conclusão do texto, uma vez que sugere que o desenvolvimento da gramática não tem impacto no ensino de línguas, contradizendo a ideia de que algumas gramáticas foram especificamente desenvolvidas para a educação.
A afirmação “certas gramáticas modernas elaboradas por linguistas foram projetadas especificamente com esse objetivo em mente: servir como recursos pedagógicos para a sala de aula” é incoerente com o restante do texto, pois sugere que a linguística sempre teve um papel pedagógico, o que contradiz a ideia de que a linguística não pretendia inicialmente vincular sua pesquisa ao ensino de línguas.