Imagem de fundo

No trecho "Dentro do pensamento não há tecnologia que...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 15 a 17.


A Zona Franca do Pensamento


O pensamento é o único lugar onde ainda estamos seguros, é onde nossa loucura é permitida e onde todos os nossos atos são inocentes. Que instale-se um novo mundo cibernético, mas que virem sucata esses detectores de mentiras, tão sujeitos a falha. Dentro do pensamento não há tecnologia que consiga nos achar. Martha MedeirosO pensamento é o único lugar onde ainda estamos seguros, é onde nossa loucura é permitida e onde todos os nossos atos são inocentes. Que instale-se um novo mundo cibernético, mas que virem sucata esses detectores de mentiras, tão sujeitos a falha. Dentro do pensamento não há tecnologia que consiga nos achar.


Martha Medeiros - Texto adaptao


https://www.pensador.com/pequenos_textos_reflexivos/2/

No trecho "Dentro do pensamento não há tecnologia que consiga nos achar.", a oração "que consiga nos achar" exerce uma função sintática dentro da estrutura da oração principal. Com base na análise sintática e semântica dessa oração, assinale a alternativa correta.


A

Trata-se de uma oração coordenada assindética, pois estabelece uma relação de sentido com a oração principal sem a presença de conectivo.


B

Trata-se de uma oração subordinada substantiva completiva nominal, pois exerce a função de complemento de um nome presente na oração principal.


C

Trata-se de uma oração subordinada adverbial concessiva, pois apresenta uma ideia de contraste em relação à oração principal.


D

Trata-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, pois especifica o termo "tecnologia", delimitando o seu significado dentro do contexto.