Imagem de fundo

Considere o seguinte período composto:"Não se sabia ao...

Considere o seguinte período composto:


"Não se sabia ao certo quem resolveria o impasse, embora todos esperassem por uma solução imediata."


Com base na análise sintática do período acima, assinale a alternativa correta:


A

A oração “embora todos esperassem por uma solução imediata” é coordenada adversativa, introduzida por uma conjunção concessiva, e exerce função de sujeito da oração principal.


B

A forma verbal “sabia” é transitiva indireta, e “quem resolveria o impasse” funciona como objeto indireto introduzido por preposição exigida pelo verbo.


C

A preposição “por” em “por uma solução imediata” está incorreta, pois o verbo “esperar” não exige complemento preposicionado, tratando-se, portanto, de erro de regência verbal.


D

O termo “se” é índice de indeterminação do sujeito, tornando a oração “não se sabia ao certo” uma estrutura com sujeito indeterminado; e a oração “quem resolveria o impasse” exerce a função de objeto direto da oração principal.