Imagem de fundo

A coesão textual é responsável pela articulação das ideias...

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 4 a 5.


Um estudo que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 16,3 milhões de famílias brasileiras vivem em casas com inadequações como falta de banheiro (3% do total), ausência de abastecimento de água pela rede pública (17%) e de esgotamento sanitário (22%), entre outras. Elas representam quase 40% das famílias inscritas no CadÚnico (2024) e o custo estimado para superação dos problemas é de quase R$274 bilhões. [...]

O trabalho também mostra que 78% das famílias que sofrem com pelo menos um tipo de inadequação habitacional são chefiadas por mulheres. Além disso, as chefiadas por pessoas negras (pretas e pardas) representam 74,64% das que vivem em casas com inadequações, um percentual ainda maior do que elas representam no total das registradas no CadÚnico (68,89%).


(Disponível em: https://www.ecycle.com.br/brasil-tem-mais-de-12-milhao-de-familias-qu e-vivem-em-casas-sem-banheiro-835-delas-sao-chefiadas-por-pessoas -negras-e-70-por-mulheres/. Acesso em: 09 nov. 2025. Adaptado.)

A coesão textual é responsável pela articulação das ideias, de modo que seja possível dar progressão ao texto, seja a partir da referenciação, seja a partir da sequenciação. Tendo isso em consideração e mobilizando seus conhecimentos a respeito do assunto, analise as assertivas a seguir:


I.Em "Elas representam quase 40% das famílias inscritas no CadÚnico (2024)", o pronome pessoal "elas" tem como referente "16,3 milhões de famílias brasileiras", estabelecendo uma relação anafórica.

II.No 2º parágrafo, a expressão "Além disso" exerce duas funções importantes na articulação das ideias. Primeiro, indica uma ideia nova a ser apresentada, viabilizada pela locução adverbial "além de" que, no contexto, confere uma ideia de adição. Já o pronome demonstrativo "isso" retoma o que foi dito anteriormente, para que sirva de referente para nova informação. A expressão toda (além disso) equivale a "ademais".

III.No início do 2º parágrafo, tem-se a expressão "o trabalho". O autor do texto lançou mão da progressão referencial, usando uma forma linguística que, no contexto, é sinônima de "um estudo". Desse modo, manteve a articulação das ideias, retomando algo que já havia sido posto, sem repetir o mesmo termo.


É correto o que se afirma em:


A

II e III, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, apenas.


D

I, II e III.


E

II, apenas.