Imagem de fundo

No âmbito da linguística brasileira, o movimento de crítica...

No âmbito da linguística brasileira, o movimento de crítica à gramática normativa impôs a necessidade de reconfigurar o ensino de Língua Portuguesa. João Wanderley Geraldi, um dos principais pesquisadores que orientou a nova forma de ensino do idioma materno, propôs que o estudo da língua fosse retirado de seu isolamento e articulado com o uso efetivo da linguagem, sob uma prática de ensino de natureza funcional e reflexiva. Essa perspectiva de ensino se materializa na articulação de três práticas pedagógicas que devem compor o ensino de Língua Portuguesa, que são:


A

leitura, análise linguística e literatura, em que a literatura atua como o eixo de produção de sentido e a análise linguística como suporte estético.


B

leitura, produção de textos e análise linguística, em que a análise linguística atua como um recurso de reflexão e intervenção sobre as escolhas do sujeito na leitura e na escrita.


C

produção de textos, gramática e literatura, em que a gramática atua como o eixo de produção de sentido e a produção de textos como suporte estético.


D

gramática, leitura e literatura, em que a gramática orienta para a dimensão social da língua que se materializa nas práticas individuais de texto.