Imagem de fundo

Sobre a leitura, leia as alternativas e marque a opção...

Sobre a leitura, leia as alternativas e marque a opção INCORRETA:


A

A leitura é imprescindível para a ampliação de conhecimentos, desperta o prazer, desenvolve o lúdico e o imaginário, desenvolve a concentração, a paciência e o raciocínio.


B

É o principal fator para que os alunos, de qualquer idade, possam ser capazes de produzir texto de qualidade a fim de obtermos uma melhor compreensão sobre a importância da leitura e, consequentemente, sobre as produções textuais, faz-se necessário compreendermos e analisarmos algumas concepções de leitura.


C

Ler é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto.


D

Ler é, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significação, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que o seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a essa leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista.


E

A grande questão que se coloca é que a escola e os professores/educadores são também responsáveis por incentivar os alunos a se tornarem leitores ativos.