

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Considerando a definição de condições de produção textual, características básicas do contexto interlocutivo acionadas pelo produtor de um texto, analise as asserções a seguir:
I. Ao propor a elaboração de um ofício administrativo destinado a outro órgão público, as condições de produção tendem a ser mais impositivas do que ao propor a elaboração de um texto de divulgação sobre "os serviços oferecidos pela unidade de atendimento ao cidadão".
PORQUE
II. No caso do ofício, o gênero textual, a finalidade comunicativa, o interlocutor institucional e o grau de formalidade são, em grande medida, condicionados pela situação comunicativa e pelas normas de redação oficial, restringindo o leque de escolhas do produtor do texto.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são falsas.
A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.