

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Leia com atenção o texto a seguir, para responder às questões de 06 a 10.
[...]
Por ter plasticidade e ser elástico, o ciberespaço nos permite misturar, articular e incorporar formatos não textuais em textuais, imagéticos em sonoros e vice-versa – tudo em um fluxo de negociações intersemióticas. Sem falar que a hipermídia nos permite derrubar as fronteiras entre as profissões, já que hoje a área tem se tornado de fundamental importância na grade curricular das profissões, seja em um curso de Direito, Biologia ou Comunicação.
Comecei a perceber no dia a dia que a textura híbrida da hipermídia entrelaçou a sociedade pós-moderna em uma hierarquizada replicação rizomática de Deleuze, que foi capaz de prever a desterritorialização da escrita, saindo de um regime maquínico – com o livro e a imprensa como seus maiores expoentes – e torna-se um rizoma orgânico na web. Absorvemos regimes complexos como um caldo tecnocultural que ingerimos sem grandes reflexões. [...]
(Ferrari, Pollyana. In: Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2019, p.79).
Releia o seguinte fragmento extraído do texto:
“Comecei a perceber no dia a dia que a textura híbrida da hipermídia entrelaçou a sociedade pós-moderna em uma hierarquizada replicação rizomática de Deleuze, que foi capaz de prever a desterritorialização da escrita [...]”
Considerando a sintaxe das relações estabelecidas entre as palavras que formam a tessitura do fragmento, pode-se afirmar:
I. O complemento do verbo “perceber” se liga diretamente a ele sem auxílio de uma preposição.
II. O verbo “entrelaçar” foi flexionado no singular, por concordar com o sujeito da oração de que faz parte.
III. O adjetivo “capaz” também poderia vir regido pela preposição “para”, sem mudar o sentido do fragmento.
As afirmativas corretas são:
I, II e III.
I e III apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
II apenas.