Questões de Concurso sobre Verbos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.437 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No texto, os verbos empregados organizam a progressão semântica e orientam a relação entre ações habituais e consequências emocionais discutidas no texto. A escolha dos tempos e modos constrói sentido vinculado à generalização das práticas descritas. Considerando tais usos, assinale a alternativa CORRETA.


A

Os verbos no presente do indicativo exprimem ações de caráter habitual e descritivo, reforçando a ideia de que os comportamentos mencionados representam padrões recorrentes no convívio.


B

Os verbos no presente do indicativo funcionam como projeção hipotética, estabelecendo cenário eventual cuja realização depende de fatores externos não mencionados.


C

Os verbos no presente do indicativo marcam ações pontuais e isoladas, indicando eventos específicos que ocorreram em circunstâncias determinadas pelo contexto.


D

Os verbos no presente do indicativo atuam como registro prescritivo, determinando que as ações emocionais mencionadas sejam cumpridas como imposição obrigatória.

No trecho "Reservar alguns minutos diários para ler pode melhorar a qualidade do sono, estimular a mente e favorecer o equilíbrio emocional.", o verbo "pode" apresenta valor semântico específico. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:


A

O verbo expressa possibilidade, indicando que os efeitos citados são potenciais e podem ocorrer conforme o hábito se consolida.


B

O verbo indica permissão, mostrando que a leitura só produz efeitos positivos quando autorizada pelo leitor.


C

O verbo marca condição, estabelecendo que os benefícios só acontecem se uma circunstância não mencionada no período for cumprida.


D

O verbo expressa obrigação, sugerindo que os benefícios surgem necessariamente sempre que a leitura é realizada.

O calor deve persistir até o fim da semana, com possibilidade de alívio gradual nos dias seguintes, à medida que o padrão atmosférico "comece" a mudar.


O verbo destacado na frase encontra-se conjugado no:


A

Imperativo afirmativo, usado para expressar ordem, pedido ou recomendação dirigida a um interlocutor implícito.


B

Presente do subjuntivo, indica fato eventual ou hipótese relacionada à mudança do padrão atmosférico.


C

Presente do indicativo, utilizado para indicar ação certa e factual em desenvolvimento contínuo no tempo atual.


D

Futuro do subjuntivo, empregado para indicar um evento condicionado à realização de uma ação futura específica.

Avalie as afirmativas com relação à conjugação dos verbos.


I- O verbo reaver, na forma “reaveram”, está corretamente conjugado no pretérito perfeito do indicativo.

II- O verbo requerer é irregular e apresenta alternância vocálica entre as formas “requeiro” e “requeri” no presente do indicativo e no pretérito perfeito, respectivamente.

III- O verbo haver, na forma “houvesse”, é conjugado irregularmente, com a mudança do radical “hav-” para “houv- ” na conjugação no pretérito imperfeito do subjuntivo.

IV- O verbo intervir é regular e não exige a alteração do radical inter em todas as suas formas.


Está correto o que se afirma em


A

I e III


B

II e III


C

I e IV


D

I, III e IV

“Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.”


As formas verbais presentes no trecho acima se enquadram numa estrutura comum no texto “Como ensinar”. Essa estrutura verbal indica:


A

um relato de ações já realizadas pelo autor/locutor do texto.


B

uma situação de finalidade ou objetivo, acompanhada de uma ação futura independente da situação anterior.


C

uma situação de condição ou hipótese, acompanhada de uma ação futura dependente da situação anterior.


D

ações que não têm nenhuma relação entre si, constituindo-se relatos soltos feitos pelo autor/locutor.


E

um relato de ações que o autor/locutor do texto afirma que nunca praticaria.

No trecho: "Durante a Segunda Guerra Mundial, o metrô serviu como abrigo e espaço estratégico...", o verbo destacado encontra-se flexionado em um tempo verbal que expressa um fato concluído no passado. Sob a ótica do aspecto verbal, esse termo é classificado como:


A

Imperfectivo.


B

Perfectivo.


C

Incoativo.


D

Iterativo.

Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista o uso dos verbos nas falas que compõem o texto 02.


I- Todos os verbos usados pertencem à primeira conjugação, pois, no infinitivo, terminam em -ar.

II- Todos os verbos usados são regulares, pois seguem o mesmo paradigma, quando flexionados.

III- Os verbos usados no segundo e terceiro quadro estão flexionados na primeira pessoa do plural.

IV- O verbo usado na fala do quarto quadro se encontra flexionado no tempo presente do indicativo.

V- O verbo usado na fala do quarto quadro se encontra flexionado na terceira pessoa do singular.


Estão CORRETAS as afirmativas


A

I, II, III, IV e V.


B

I, IV e V, apenas.


C

II, III e V, apenas.


D

II, III, IV e V, apenas.


E

III, IV e V, apenas.

Na frase “Se isto acontecesse, a casa seria invadida, os moradores teriam de subir o morro, viver uns dias no morro, como preás.” (2º parágrafo), se o verbo “acontecer” for flexionado no tempo futuro, ele e os demais verbos destacados devem assumir, correta e respectivamente, as formas:


A

acontece; é; tinham.


B

aconteceria; foi; têm.


C

acontecer; será; terão.


D

acontecerá; é; tiveram.


E

acontecia; era; tinham.

Resultados semelhantes aparecem em quadros de demência.


Sintaticamente, é correto afirmar que, nessa frase:


A

O verbo é transitivo direto, tendo como objeto o sintagma "quadros de demência".


B

O sujeito é composto e o verbo é transitivo indireto, exigindo complemento preposicionado.


C

O termo "demência" exerce função de adjunto adnominal de "quadros", que atua como objeto direto do verbo.


D

O sujeito é simples e anteposto ao verbo, que é intransitivo.

A recomendação é que pessoas acima dos sessenta e cinco anos "pratiquem" esse tipo de exercício várias vezes por semana, de preferência diariamente.


O verbo destacado na frase encontra-se conjugado no:


A

Futuro do subjuntivo.


B

Presente do subjuntivo.


C

Presente do indicativo.


D

Imperativo afirmativo.

BECK, Alexandre. Armandinho. Disponível em <https://i.pinimg.com/736x/f5/bf/08/f5bf08846febf68bf00bc23543140f0b.jpg>.

No último quadrinho acima, as formas verbais destacadas em “Você pode levar meu gibi da Mônica! Mas tem que devolver!”, nessa mesma ordem, expressam os sentidos de:


A

permissão e capacidade.


B

obrigação e permissão.


C

permissão e obrigação.


D

obrigação e capacidade.


E

capacidade e permissão.

"O Relatório de Monitoramento Global da Educação mostra que também houve aumento de 45% na pré-escola e de 161% no ensino pós-secundário."


Analise as assertivas abaixo sobre a estrutura sintática do trecho, marcando com V as verdadeiras ou com F as falsas.


( )O verbo 'mostrar' é transitivo direto e tem como complemento a oração subordinada substantiva 'que também houve aumento de 45% na pré-escola e de 161% no ensino pós-secundário'.

( )O termo 'Relatório' exerce função de núcleo do sujeito simples, assim como 'vida' na oração 'Começou então para mim uma vida nova'.

( )O verbo 'haver' atua como impessoal e intransitivo, podendo ser substituído por 'existiu', mantendo a correção gramatical.

( )O vocábulo 'também' atua como advérbio, indicando acréscimo de informação, mas pode atuar com valor de conjunção como em 'Ela chegou na hora determinada pelo pai, também, se não chegasse, ficaria de castigo'.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo.


A

F, F, V, V.


B

V, F, V, F.


C

V, V, F, V.


D

V, F, F, F.

Em “Tal compreensão exige”, o verbo está:


A

Concordando com “Tal”


B

Concordando com “compreensão”


C

No plural


D

Sem sujeito

"...pode começar a se assemelhar a práticas de atenção plena."


O emprego da forma verbal 'pode' indica:


A

Certeza quanto à equivalência entre chuva e meditação.


B

Negação implícita do efeito relaxante.


C

Possibilidade, revelando cautela na afirmação.


D

Imposição de uma regra científica comprovada.

Considerando a oração “O Primavera Gastronomia se destaca pela qualidade no atendimento”, assinale a alternativa correta quanto à sua estrutura verbal.


A

Trata-se de voz passiva sintética, pois o “se” atua como partícula apassivadora


B

O verbo é transitivo direto, permitindo transformação direta para a voz passiva analítica.


C

O “se” funciona como índice de indeterminação do sujeito.


D

O verbo está na voz passiva analítica, indicando que o sujeito sofre ação.


E

Verbo pronominal, sem possibilidade de voz passiva analítica.

As cidades "possuíam" construções de tijolos padronizados, ruas retas e organizadas em ângulos, além de sistemas de esgoto avançados e espaços destinados a banhos.


O verbo destacado na frase encontra-se conjugado no:


A

Pretérito imperfeito do indicativo.


B

Pretérito perfeito do indicativo.


C

Pretérito imperfeito do subjuntivo.


D

Pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

A respeito da classe dos verbos, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Verbos abundantes são aqueles que apresentam duas ou mais formas no particípio, e formas únicas nos demais tempos, modos e formas.


B

Formas rizotônicas são aquelas que apresentam o acento tônico no radical, como “agrido”.


C

Verbos irregulares não o são, necessariamente, em todo o quadro de suas flexões.


D

Verbos essencialmente pronominais são sempre empregados com pronome átono, ao passo que os acidentalmente pronominais podem ocorrer sem tal pronome.

Sobre o emprego do verbo “haver” na oração “Não há aumento geral de IPTU”, é correto afirmar que este verbo equivale a


A

“ter” e, por indicar tempo transcorrido, deve permanecer no singular.


B

“existir” e, por ser impessoal, deve permanecer no singular.


C

“ter” e segue a regra geral, segundo a qual o verbo deve estabelecer concordância com o sujeito.


D

“acontecer” e, por ser impessoal, deve concordar com o sujeito no singular ou no plural.


E

“existir” e, por indicar um evento decorrido, deve concordar com o sujeito no singular ou no plural.

Overbo ouvir está empregado num sentido homólogo ao do desempenho funcional de um auditor em


A

Seria preciso que se ouvissem as partes antes do encerramento da sessão.


B

Ele se dispõe a ouvir sonatas antes de se concentrar em seus cálculos.


C

Minhas primas esperam ardentemente que suas preces sejam ouvidas.


D

Ele sempre deixou claro seu desinteresse em ouvir tais aconselhamentos.


E

A atenção com que ele nos ouve é um mero efeito de sua dissimulação.

Em “Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável”, o verbo demarcado indica:


A

uma ação que aconteceria após um momento passado.


B

uma ação que irá acontecer depois do momento da fala.


C

uma ação passada anterior à outra ação também passada.


D

uma ação concluída no passado, em um momento específico e pontual.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado