

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Cochilos habituais mantêm o cérebro maior por mais tempo. Eles também promovem a saúde geral deste órgão, segundo um estudo realizado em 2023.
De acordo com as regras de acentuação, é correto afirmar que
um vocábulo é acentuado por ser um oxítono terminado em 'o'.
há dois vocábulos proparoxítonos presentes na frase.
'mantêm' e 'também' são vocábulos que possuem acento diferencial conforme o novo acordo ortográfico.
'órgão' recebe acento por ser um vocábulo paroxítono terminado em 'ão'.
'saúde' e 'órgão' recebem acento por serem vocábulos paroxítonos regidos pela mesma regra.
Assinale a opção que mostra duas palavras do texto que recebem acento gráfico pelo mesmo motivo.
difícil / números.
músculos / além.
negócios / ciências.
porém / políticos.
está / é.
A palavra “ecológica”, retirada do texto, é acentuada por:
Ser uma oxítona terminada em “o”.
Ser uma paroxítona terminada em “o”.
Ser uma proparoxítona.
Apresentar hiato.
Apresentar ditongo aberto.
Considerando a norma-padrão da Língua Portuguesa, analise as assertivas a seguir:
I. A palavra “nutritivo” é formada a partir do processo de derivação sufixal.
II. É obrigatório o uso do hífen em palavras justapostas, como “guarda-chuva”.
III. A palavra “saúde” é acentuada conforme a regra das paroxítonas.
Quais estão corretas?
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Sobre a acentuação gráfica, assinale a alternativa que apresenta apenas palavras paroxítonas que possuem a mesma regra de acentuação da palavra dócil.
Toráx / Córtex.
Está / Bebé.
Anéis / Fiéis.
Órgão / Órfã.
Vírus / Fórum.
Empregado no texto CB2A1, o vocábulo “eólica” acentua-se devido à mesma regra de acentuação que determina o emprego do acento na palavra
renovável.
elevará.
pássaros.
carvão.
ruído.
As palavras “lâmpada” e “mágica” foram acentuadas porque são:
Oxítonas.
Paroxítonas.
Proparoxítonas.
Ditongos.
Hiatos.
Analisar as palavras abaixo e assinalar a alternativa em que todas estão acentuadas CORRETAMENTE:
Rêtrato | Lâmpada | Máscara.
Papél | Cômoda | Responsável.
Médico | Silêncio | Invisível.
Fôlha | Câmara | Documentário.
Considerando as regras de acentuação, é correto afirmar que a palavra "possível", presente no último quadrinho da tira, é acentuada por ser uma:
terminada em "el"
paroxítona terminada em "L"
proparoxítona terminada em "L"
oxítona, cuja penúltima sílaba é tônica
Já está entre os cães mais caros do país [...].” Parágrafo 3
A palavra sublinhada foi acentuada porque é um(a)
hiato.
ditongo.
oxítona.
paroxítona.
proparoxítona.
Em relação à acentuação gráfica das palavras, analise as assertivas a seguir:
I. As palavras “órfã” e “álbuns” são acentuadas conforme a regra das paroxítonas.
II. “Constrói” e “guaraná” são palavras acentuadas de acordo com a regra das oxítonas.
III. As palavras “raízes e “espontâneo” são acentuadas pelo mesmo motivo.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Aponte a alternativa que apresenta erro na descrição da classificação da palavra do texto quanto à acentuação gráfica:
‘Cancer (1.12) — paroxítona.
‘Dificil’ (1.16) — proparoxítona.
‘Médicos’ (.05) — proparoxítona.
‘Lingua’ (1.05) — paroxítona.
Considerando as afirmações a seguir, marque V de verdadeiro e F de Falso:
( ) A palavra “Republicana" é formada por um processo de derivação parassintética. Ela deriva do substantivo “público” pela adição do prefixo “Re-” e do sufixo “-ana”.
( ) O acento gráfico na palavra “Polícia” se justifica por ser uma paroxítona com ditongo crescente.
( ) Em “Corpo de Guardas Municipais Permanentes”, a palavra “permanentes” exerce função de um adjetivo.
( ) Na palavra “Dragões” em Dragões Del Rei nas Minas predomina a figura de linguagem denominada “Prosopopeia”.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS, na ordem de cima para baixo:
F, V, V, F.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
Acerca das regras da acentuação gráfica, assinale a alternativa que possui uma justificativa INCORRETA.
RÁPIDA − todas as proparoxítonas são acentuadas.
VOCÊ − oxítona terminada em E.
SÓ − oxítona terminada em Ó.
ÁGUA − paroxítona terminada em ditongo crescente (proparoxítona aparente).
Texto para as questões 2 e 3.
O pavão
Rubem Braga
Eu considerei a glória de um pavão ostentando o esplendor de suas cores; é um luxo imperial. Mas andei lendo livros; e descobri que aquelas cores todas não existem na pena do pavão. Não há pigmentos. O que há são minúsculas bolhas d'água em que a luz se fragmenta, como em um prisma. O pavão é um arco-íris de plumas. Eu considerei que este é o luxo do grande artista, atingir o máximo de matizes com o mínimo de elementos. De água e luz ele faz seu esplendor; seu grande mistério é a simplicidade.
Considerei, por fim, que assim é o amor, oh! minha amada; de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira em mim existem apenas meus olhos recebendo a luz de teu olhar. Ele me cobre de glórias e me faz magnífico.
Em qual das alternativas as palavras, retiradas do texto, são acentuadas pela mesma razão?
há – mínimo – água.
mistério – arco-íris – glórias.
arco-íris – há – d’água.
minúsculas – máximo – magnífico.
Releia o trecho do texto I a seguir.
“De acordo com as notícias, ‘rizz’ representa uma forma abreviada da palavra carisma. Ao que parece, é o modo como uma determinada geração define a inquestionável capacidade de atrair ou seduzir alguém.”
Considerando o trecho do texto I apresentado, complete corretamente as lacunas do texto a seguir.
Em relação ao uso da Língua Portuguesa em sua modalidade padrão, observa-se que a palavra __________ é acentuada por ser __________ terminada em ditongo.
Já a palavra “geração” é uma __________, pois o til (~) não é um acento, mas um sinal gráfico.
E os termos “é” e “alguém” são acentuados por motivos __________.
Assinale a sequência que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto.
inquestionável / oxítona / oxítona não acentuada / iguais.
notícias / paroxítona / oxítona não acentuada / diferentes.
notícias / proparoxítona / paroxítona não acentuada / diferentes.
inquestionável / proparoxítona / paroxítona não acentuada / iguais.
No português, a acentuação das paroxítonas segue uma regra que determina que todas as palavras paroxítonas terminadas em "r", "n", "l" e "x" devem ser acentuadas. Exemplos incluem "tórax", "fácil", "réptil" e "núvem". Essas terminações exigem o acento para garantir a correta pronúncia.
Certo
Errado
As palavras "físico", "saúde" e "até", retiradas do texto, são, respectivamente, proparoxítona, paroxítona e oxítona. Identifique a alternativa abaixo que apresenta palavras acentuadas corretamente pela mesma classificação acima:
Púdico, dúctil ,retrós.
Carácteres, látex, jiló.
Ávido, gratuíto, condôr.
Lêvedo, néctar, açaí.
As palavras paroxítonas não são em geral acentuadas graficamente, como ocorre em: ENJOO, GRAVE, HOMEM, MESA, VELHO, VOO; ABENÇOO, ANGOLANO, BRASILEIRO; DESCOBRIMENTO, GRAFICAMENTE, MOÇAMBICANO.
Certo
Errado