

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
No trecho “Vocês, meus caríssimos companheiros do Feiúra Futebol Clube, examinem”, o conjunto de palavras que aparece entre vírgulas pode ser todo classificado como um:
aposto.
adjunto adverbial.
adjunto adnominal.
pronome pessoal.
vocativo.
"Eu agradeço o elogio aos meus companheiros”. O termo em destaque exerce a função sintática de:
Complemento nominal
Adjunto adnominal
Objeto direto
Objeto indireto
Em “Milhares de turistas brasileiros e estrangeiros visitam o Pantanal” (1º§), os vocábulos destacados exercem, sintaticamente, a função de:
núcleo do sujeito composto.
adjunto adnominal.
complemento nominal.
adjunto adverbial.

Disponível em: < https://brainly.com.br/tarefa/32151751 >. Acesso em: 15 mar. 2023.
Tendo como referência as falas das personagens dos quadrinhos, assinale a alternativa correta.
Em: "E como se consegue essas coisas?", no 3° quadrinho, há uma infração às normas de concordância.
Caso o substantivo "dinheiro", no 3° quadrinho, estivesse no plural, o verbo "ser'' da expressão "é preciso" teria que ser flexionado também.
A fim de adequar o vocábulo "interior", no 2° quadrinho, à modalidade de escrita culta, necessário se faz substituí-lo pela forma pluralizada: "interiores".
O emprego da expressão "Aí sim", no 3° quadrinho, prejudica a compreensão do texto, pois o leitor não consegue fazer a concordância com nenhum outro termo da oração.
Na fala do 2° quadrinho, há um adjetivo anteposto a mais de um substantivo, podendo concordar com o termo mais próximo, uma vez que desempenha a função de adjunto adnominal.
Leia atentamente o período a seguir:
Leonardo referiu o acidente a Coordenadora.
O termo a deve levar um acento gráfico grave, porque Coordenadora está exercendo a função de:
Adjunto adnominal preposicionado.
Objeto direto.
Sujeito.
Objeto indireto.
Adjunto adverbial de finalidade.
Observe os termos sublinhados/destacados no trecho abaixo:
Ronaldo ia ao ataque. Ia com a força de um touro.
Os termos são, respectivamente:
Adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal.
Adjunto adverbial de lugar e adjunto adverbial de modo.
Adjunto adverbial de modo e objeto indireto.
Predicativo do sujeito e adjunto adnominal de modo.
Adjunto adverbial de lugar e complemento nominal.
Na frase “O policial entrou enfurecido”, o termo destacado representa:
Predicado verbo-nominal
Predicado nominal
Predicado verbal
Adjunto adverbial
Adjunto adnominal
“Por essas características e pela incapacidade do poder público em regulá-la, a grilagem tornou-se, também, um dos motores da concentração fundiária no país.”
Considerando o trecho acima, é CORRETO afirmar que:
A palavra “grilagem” é formada por derivação regressiva.
O termo “concentração” exige um complemento nominal.
O verbo “regular” está na sua forma infinitiva.
O verbo “tornar-se” é transitivo direto.
“em regulá-la” exerce a função de adjunto adnominal.
Os termos de neve, da manchete da questão anterior exerce a função de:
complemento nominal
adjunto adnominal
adjunto adverbial
objeto indireto
“Adentre, amigo.” (linha 19)
O termo em destaque exerce a função de
sujeito.
complemento nominal.
adjunto adnominal.
vocativo.
agente da passiva.
Analisando a oração “A Europa estava destruída pela Guerra”, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a classificação correta dos termos sublinhados.
Sujeito – verbo de ligação – predicativo do sujeito.
Núcleo do sujeito – verbo transitivo direto – objeto direto.
Adjunto adnominal do sujeito – verbo intransitivo – núcleo do predicado.
Sujeito – verbo transitivo direto – complemento verbal.
Núcleo do sujeito – verbo de ligação – núcleo do predicado.
Em “A retina é responsável pela captação de luz que irá formar as imagens enviadas para interpretação no cérebro”, o termo oracional está devidamente classificado como:
Complemento nominal.
Agente da passiva.
Adjunto adnominal.
Predicativo do sujeito.
Agente circunstancial.
Essa relação entre solidão e prejuízos ao corpo e à mente está bem documentada em uma série de pesquisas.
(Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/ cd145rv214ko. Adaptado.)
Sintaticamente, é CORRETO afirmar que o(s):
Adjuntos adnominais do sujeito são: essa, solidão, prejuízos, corpo, mente.
Adjunto adverbial presente na oração é de circunstância.
Sujeito é composto cujos núcleos são 'solidão' e 'prejuízos'.
Sujeito da frase é a expressão 'essa relação entre solidão e prejuízos ao corpo e à mente'.
Assinale a alternativa que indica a correta função sintática exercida pela oração sublinhada no período a seguir:
“Em comunicado sobre o levantamento, Carly Kinch, sócia da firma de advocacia, afirmou que o peso do acúmulo de trabalho profissional e de cuidados parentais acaba caindo sobre a mulher, o que ajuda a explicar esse aumento na iniciativa delas”.
Sujeito.
Objeto direto.
Adjunto adnominal.
Adjunto adverbial.
Complemento nominal.
A árvore, 'um angelim-vermelho', faz parte de um conjunto de árvores gigantes encontradas na Floresta Estadual Flota do Paru.
O elemento destacado, sintaticamente, refere-se a um:
Complemento nominal.
Adjunto adnominal.
Sujeito simples.
Aposto nominativo.
Analise o trecho a seguir, retirado do conto "Venha Ver o Pôr do Sol"
Podia ter escolhido um outro lugar, não? - Abrandara a voz. - E que e? isso ai?? Um cemitério?
Ele voltou-se para o velho muro arruinado. Indicou com o olhar o portão de ferro, carcomido pela ferrugem.
- Cemitério abandonado, meu anjo . Vivos e mortos, desertaram todos. Nem os fantasmas sobraram, olha ai? como as criancinhas brincam sem medo - acrescentou apontando as crianças na sua ciranda.
No que diz respeito às funções sintáticas exercidas pelas palavras no trecho acima, pode-se afirmar que "meu anjo" corresponde a um?
Adjunto adnominal.
Aposto.
Adjunto adverbial.
Vocativo.
Com base no texto 1 e na variedade padrão da língua escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Por “o desenvolvimento sustentável virou um oximoro” (linhas 27 e 28) entende-se que há uma relação harmônica e convergente entre as ideias de “desenvolvimento” e “sustentável”.
( ) Por “força onipresente” (linha 03) entende-se uma força que, de tempos em tempos, está presente em todos os lugares.
( ) Em “A estabilidade climática do Holoceno propiciou o desenvolvimento econômico e social, e o ser humano expandiu [...]” (linhas 04 e 05), a vírgula é usada para separar orações coordenadas com sujeito distinto.
( ) Em “o grau do impacto destruidor” (linha 10), “a força impulsionadora da degradação ambiental” (linhas 13 e 14) e “ações que são catalisadoras de uma provável catástrofe ecológica” (linha 14), as palavras sublinhadas estão funcionando como adjetivo.
( ) Em “a domesticação dos animais” (linha 06), “A sexta extinção em massa” (linha 15), “o avanço do progresso humano” (linha 25) e “processo de empobrecimento do meio ambiente” (linhas 25 e 26), as palavras sublinhadas estão funcionando como substantivo.
( ) Em “O Homo sapiens surgiu” (linha 01) e “o surgimento do Homo sapiens” (linhas 22 e 23), a forma verbal “surgiu” se alterou para o nome derivado “surgimento” e o termo Homo sapiens passou de sujeito a adjunto adnominal, respectivamente.
F – F – V – V – V – V
V – F – V – F – V – F
V – V – F – F – V – V
F – V – F – V – F – F
V – F – F – V – F – V
Em “O camelô ME mostrou uma pequena peça” (1°§), o termo em destaque classificase morfossintaticamente como:
pronome indefinido e objeto indireto.
pronome indefinido e adjunto adnominal.
pronome pessoal reto e adjunto adnominal.
pronome pessoal oblíquo e objeto indireto.
pronome pessoal oblíquo e complemento nominal.
Em “Ao componente Língua Portuguesa cabe, então, proporcionar aos estudantes experiências que contribuam para a ampliação dos letramentos, de forma a possibilitar a participação significativa e crítica nas diversas práticas sociais permeadas/constituídas pela oralidade, pela escrita e por outras linguagens”, o trecho destacado é sintaticamente classificado como:
objeto direto
objetivo indireto
adjunto adnominal
complemento nominal
O inventor do avião, Alberto Santos Dumont, é brasileiro.
O termo em destaque é:
Vocativo.
Predicativo.
Adjunto Adnominal.
Aposto.