Imagem de fundo

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o terceiro ...

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e levando em consideração o terceiro parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos, assinale a alternativa correta.

A

O primeiro período do parágrafo ficaria mais claro se a expressão “a longo prazo” fosse colocada após “pesquisas objetivas”, onde estaria mais próximo a seu referente.

B

No último período, o deslocamento do termo “também” para depois dos termos “auxiliariam” ou “envolvidas” manteria a organização sintática e o sentido original do trecho, sem a necessidade de novas alterações.

C

Em “se as regulamentações do marketing são mecanismos eficazes ou ineficazes para desencorajar dietas”, os termos destacados podem ser substituídos, respectivamente, por “tratam-se de” e “desestimular”, sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido.

D

No primeiro período, o uso da vírgula antes da oração “que precisa ser sanada” alteraria a classificação dessa oração, mas, nesse contexto, não representaria prejuízo para o sentido.

E

No último período do parágrafo, a partícula “se” em “contrapondo-se” tem uma função apenas de realce, de modo que pode ser suprimida sem que isso represente prejuízo para a organização do trecho ou para o sentido.