Questões de Concurso sobre Análise sintática

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
10.239 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O texto seguinte servirá de base para responder às questões de 21 a 26.


Vivendo e Aprendendo


Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda.

Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado.

O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirar o cavalo de lá.

O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente, avaliou a situação certificando-se que o animal não se machucara.

Mas, pela dificuldade e alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate.

Tomou então a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo.

E assim foi feito:

Os empregados, comandados pelo capataz, começaram a lançar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo...

Mas, à medida que a terra caia em seu dorso, animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que finalmente conseguiu sair.

Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao seu dono na fazenda.


https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html



Em "Logo os homens perceberam QUE O CAVALO NÃO SE DEIXAVA ENTERRAR ", a oração em destaque é classificada sintaticamente como:


A

Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.


B

Oração Subordinada Coordenativa Explicativa.


C

Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.


D

Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

Na oração “[...] todos os integrantes do grupo mantêm o equilíbrio pessoal [...]”, do Texto 3, o núcleo do sujeito é o termo


A

“todos” e trata-se de um numeral.


B

“pessoal” e trata-se de um advérbio.


C

“equilíbrio” e trata-se de um substantivo.


D

“integrantes” e trata-se de um substantivo.


E

“do grupo” e trata-se de um advérbio.

Sobre o texto 1, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Na passagem “O objetivo da Saúde da Família é garantir o olhar integral dos sujeitos [...]” (linha 1), ocorre um processo de substantivação no trecho grifado.

( ) Na passagem “[...] a ESF possibilita a organização do fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento [...]” (linhas 7-8), a regência verbal aplicada ao vocábulo grifado é verbo transitivo direto e indireto.

( ) Na passagem “[...] Ou seja, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas que a equipe acompanhará” (linhas 19-20), a expressão grifada é partícula expletiva e tem função sintática de predicativo do sujeito.

( ) Na passagem “[...] Ou seja, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas que a equipe acompanhará” (linhas 19-20), a oração subordinada adverbial estabelece com a principal uma relação de sentido proporcional.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é


A

V V V F


B

V F F V


C

V F V F


D

F V F V


E

F F V V

Na frase “Meninos, saiam já do meio da rua! É perigoso!”, o termo destacado tem a função de:


A

Sujeito.


B

Adjunto adnominal.


C

Vocativo.


D

Adjunto adverbial.

Analise a frase abaixo:


“Assim, segundo a SED, com uma taxa de reprovação em 19,5% em 2021, o Ideb do Ensino Médio em SC foi derrubado, apesar de bom desempenho dos estudantes de escolas públicas e privadas – os quais chegaram a ficar em primeiro lugar em alguns quesitos.”


Assinale a alternativa correta em relação ao texto 1 e à frase citada.


A

A frase citada apresenta uma clara contradição visto que alcançar o primeiro lugar em alguns quesitos em 2021 é incoerente com a derrubada do Ideb.


B

O vocábulo “assim”, que inicia a frase, serve para estabelecer uma conexão entre o que será dito em seguida com o que foi dito no primeiro parágrafo do texto 1.


C

A locução “apesar de” serve, na frase citada, para estabelecer uma comparação entre o que foi dito na oração principal e o que vai ser dito na oração subordinada.


D

Considerando outras informações do texto 1, a frase acima permite deduzir que, em 2019, a taxa de reprovação dos estudantes de Ensino Médio foi menor do que a taxa de reprovação verificada em 2021.


E

O pronome relativo “os quais” retoma exclusivamente os estudantes do Ensino Médio das escolas privadas, pois foram apenas alguns desses estudantes que ficaram em primeiro lugar em alguns quesitos do Saeb.

   
Gerar simulado