Questões de Concurso de Aposto - Língua Portuguesa

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Questão de Concurso - 1050587

Concurso UFPB Tecnólogo Formação - Área Gestão Pública 2018

Questão 9

Instituto AOCP (AOCP)

Nível Superior

Assinale a alternativa em que as vírgulas empregadas em destaque estão demarcando um aposto.
  • A. “[...] quando ela disse que estava com saudades da Atlântida, o reino submerso por Deus, em resposta aos desafios e à soberba de seu soberano [...]”.
  • B. “[...] talvez, seja por isso que o mundo minta tanto, hoje em dia.”.
  • C. “Os japoneses, por exemplo, contam que um velhinho, na véspera do ano-novo, não conseguiu vender os chapéus que fabricava [...]”.
  • D. “[...] algumas cabeludas, outras mais inocentes, sempre invenções da mente, fruto da criatividade [...]”.
  • E. “[...] mas poucos sabem que esta é uma tradição recente, de pouco mais de 50 anos, e que veio do candomblé [...]”.

Questão de Concurso - 1145947

Concurso Sargento - Especialidade: Administração 2019

Questão 21

Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS)

Nível Médio

Com relação aos termos destacados, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 


( ) É imprescindível que o governante do país adote duas diretrizes: distribuição de renda e melhoria do ensino público. (Aposto) 


( ) Sua inteligência deixou perplexos seus amigos. (Adjunto Adnominal) 


( ) Audaciosos, os dois culpados denunciaram os envolvidos no crime. (Aposto) 


( ) Ouvidos atentos, aproximei-me da porta. (Adjunto Adverbial)

  • A.

    F – V – V – F

  • B.

    V – F – F – V

  • C.

    V – F – V – V

  • D.

    F – V – F – V

Questão de Concurso - 1138532

Concurso SESACRE Biólogo 2019

Questão 2

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível Superior

De acordo com a tira e com a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A partícula “se” no primeiro quadrinho é um pronome reflexivo.

II. A expressão “o horrível” no primeiro quadrinho tem função sintática de aposto.

III. Os verbos, no terceiro quadrinho, estão conjugados, predominantemente, no presente do indicativo.

IV. A expressão “rapazes”, no terceiro quadrinho, desempenha a função de sujeito do verbo “Ir”, conjugado na primeira pessoa do plural.

  • A. Apenas as afirmativas I e II estão corretas. corretas.
  • B.

    Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

  • C. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.>
  • D.

    Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Questão de Concurso - 1194536

Concurso

Questão 8

Nível


Levando em conta aspectos linguísticos e estruturais do Texto Gran-PCDF2019A, julgue os itens seguintes de 1 a 15 como Certo (C) ou Errado (E).

Entre as ocorrências do termo sintático conhecido como aposto, podem ser citadas no texto: Jair Bolsonaro (L. 5) e João Goulart (L. 20), mas não o trecho “no século XVIII” (L. 45).

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 995010

Concurso CRM Revisor de Texto 2018

Questão 87

Instituto Quadrix

Nível Superior

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 71 a 87.

Os parênteses empregados no quinto parágrafo do texto isolam expressões apositivas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1184903

Concurso Assistente Administrativo 2016

Questão 3

Instituto de Gestão e Desenvolvimtno Social (IMAIS)

Nível Médio

Pechada

O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo

já estava sendo chamado de "Gaúcho". Porque era gaúcho.

Recém-chegado do Rio Grande do Sul, com um sotaque carregado.

-Aí, Gaúcho!

-Fala, Gaúcho!

     Perguntaram para a professora por que o Gaúcho falava diferente. A professora explicou que cada região tinha seu idioma, mas que as diferenças não eram tão grandes assim.

Afinal, todos falavam português. Variava a pronúncia, mas a língua era uma só. E os alunos não achavam formidável que num país do tamanho do Brasil todos falassem a mesma língua, só com pequenas variações?

     -Mas o Gaúcho fala "tu"! -disse o gordo Jorge, que era quem mais implicava com o novato.

      -E fala certo -disse a professora. -Pode-se dizer "tu" e pode-se dizer "você". Os dois estão certos. Os dois são português.

      O gordo Jorge fez cara de quem não se entregara.

     Um dia o Gaúcho chegou tarde na aula e explicou para a professora o que acontecera.

    -O pai atravessou a sinaleira e pechou...

    -O que?

    -O pai. Atravessou a sinaleira e pechou.

     A professora sorriu. Depois achou que não era caso para sorrir. Afinal, o pai do menino atravessara uma sinaleira e pechara. Podia estar, naquele momento, em algum hospital. Gravemente pechado. Com pedaços de sinaleira sendo retirados do seu corpo.

    -O que foi que ele disse, tia?

     -quis saber o gordo Jorge.

     -Que o pai dele atravessou uma sinaleira e pechou.

     - E o que é isso?

      -Gaúcho ... Quer dizer, Rodrigo: explique para a classe o que aconteceu.

      -Nós vinha ...

      - Nós vínhamos.

      -Nós vínhamos de auto, o pai não viu a sinaleira fechada, passou no vermelho e deu uma pechada noutro auto.

     A professora varreu a classe com seu sorriso. Estava claro o que acontecera? Ao mesmo tempo, procurava uma tradução para o relato do gaúcho. Não podia admitir que não o entendera. Não com o gordo Jorge rindo daquele jeito.

    "Sinaleira", obviamente, era sinal, semáforo. "Auto" era automóvel, carro. Mas " pechar" o que era? Bater, claro. Mas de onde viera aquela estranha palavra? Só muitos dias depois a professora descobriu que "pechar" vinha do espanhol e queria dizer bater com o peito, e até lá teve que se esforçar para convencer o gordo Jorge de que era mesmo brasileiro o que falava o novato. Que já ganhara outro apelido: Pechada.

    -Aí, Pechada!

    -Fala, Pechada!

Luis Fernando Veríssimo, Revista Nova Escola.

Assinale a alternativa correta que seja um exemplo de aposto.

  • A.

    " ... No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de "Gaúcho" ... "

  • B.

    " ... Variava a pronúncia, mas a língua era uma só ... "

  • C.

    "... A professora, que já era uma profissional experiente, explicou que cada região linha seu idioma, mas que as diferenças não eram tão grandes assim ... "

  • D.

    " ... Afinal, todos falavam português ... "

Questão de Concurso - 1145683

Concurso Sargento - Especialidade: Administração 2018

Questão 32

Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS)

Nível Médio

Em todas as alternativas há aposto, exceto em uma. Assinale-a.

  • A.

    Aqui está a mercadoria perdida: batata, cebola e alho.

  • B.

    O poeta Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna.

  • C.

    Tiradentes, que fica em Minas Gerais, é a mais simpática das cidades históricas.

  • D.

    Ouro Preto, a antiga Vila Rica do período da mineração, recebe milhares de visitantes todos os anos.

Questão de Concurso - 1145048

Concurso Sargento - Especialidade: Administração 2017

Questão 9

Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS)

Nível Médio

Assinale a alternativa que não contém aposto.

  • A.

    É sabido, pela história, que os índios, povo nativo da Ilha de Vera Cruz, primeiro nome do nosso Brasil, transmitiram muito de sua cultura e costumes aos portugueses.

  • B.

    O Futurismo, movimento lançado pelo poeta italiano Marinetti em 1909, propunha a destruição do passado e a exaltação da vida moderna.

  • C.

    “Eu sou, Senhor, ovelha desgarrada: Cobrai-a e não queirais, Pastor Divino, Perder na vossa ovelha a vossa glória.” (G. de Matos)

  • D.

    “Cada momento que passamos na internet será um minuto a menos no mundo real, onde há um recurso valiosíssimo: gente, como a caixa de supermercado, a bibliotecária e os frequentadores de shopping center.” (Robert Wright)

Questão de Concurso - 1070594

Concurso SEE Professor de Educação Básica 3 - Área Sociologia 2017

Questão 8

Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível Superior

A oração destacada em "Eu acho, Drummond, pensando bem, que o que falta pra certos moços de tendência modernista brasileiros é isso: GOSTAREM DE VERDADE DAVIDA." atribui ao fragmento ideia:

  • A.

    proporcional

  • B.

    restritiva.

  • C.

    predicativa .

  • D.

    concessiva.

  • E.

    apositiva .

Questão de Concurso - 1142016

Concurso UFJF Administrador 2014

Questão 14

Nível Superior

Considerando os fragmentos, aponte a alternativa integralmente CORRETA.


I ) “...o então ministro do Trabalho, Antônio Magri, usou a palavra ‘imexível’...” (Texto I, § 2,NULL)

II ) “Tem sido muito lembrado o complexo de vira-lata de que falou Nélson Rodrigues.” ( Texto I, § 7)

III ) “Não, meu caro Márcio, não emburreceste.” (Texto II, § 2)


  • A.

    Princípios idênticos explicam as vírgulas em (I) e (III). Em (II), o nome próprio não se separa por vírgula, porque exerce a função de sujeito.

  • B.

    Nos três fragmentos, registra-se a ocorrência do pretérito perfeito do indicativo, em verbos da mesma conjugação.

  • C.

    Princípios distintos explicam as vírgulas em (I) e (III). Em (II), caso o sujeito estivesse no plural, não haveria mudança na grafia da forma tem.

  • D.

    Em (I), caberia vírgula entre palavra e imexível (palavra, imexível); em (II), caberia vírgula após lembrado; em (III), é dispensável o emprego da segunda vírgula.

  • E.

    Em (I), as vírgulas separam aposto; em (III), separam vocativo; em (II), não é cabível vírgula antes do nome Nélson Rodrigues, porque o termo funciona como sujeito.