Questões de Concurso de Conectivos - Língua Portuguesa

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Questão 1115854

Centro Universitário Fundação Santo André - SP (FSA/SP) 2019

Cargo: Auxiliar de Administração / Questão 2

Banca: Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

Nível: Médio

As conjunções são conectores usados para construir a coerência e manter a coesão nas produções textuais. Nesse sentido, analise os termos destacados no texto 2 e assinale a alternativa correta quanto aos sentidos expressos respectivamente.

  • A. Concessão e Conformidade.
  • B. Adição e Consequência.
  • C. Causa e Explicação.
  • D. Tempo e Adversidade.

Questão 1105027

Universidade Federal de Alagoas - AL (UFAL/AL) 2016

Cargo: Assistente em Administração / Questão 1

Banca: COPEVE/ UFAL

Nível: Médio

Quantos conectivos conjuncionais existem no texto da gravura?

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
  • E. 5

Questão 1049019

Polícia Civil do Espírito Santo - ES (PC/ES/ES) 2019

Cargo: Perito Oficial Criminal - Área 8 / Questão 6

Banca: Instituto AOCP (AOCP)

Nível: Superior

Assinale a alternativa cujo conectivo apresentado relaciona corretamente as seguintes frases, preservando-lhes o sentido: “Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa.”
  • A. Porque.
  • B. Embora.
  • C. Também.
  • D. Contudo.
  • E. Portanto.

Questão 1051090

Polícia Civil do Espírito Santo - ES (PC/ES/ES) 2019

Cargo: Investigador / Questão 6

Banca: Instituto AOCP (AOCP)

Nível: Superior

Assinale a alternativa cujo conectivo apresentado relaciona corretamente as seguintes frases, preservando-lhes o sentido: “Não deixe luzes acesas durante o dia. Isso significa que não há ninguém em casa.”
  • A. Porque.
  • B. Embora.
  • C. Também.
  • D. Contudo.
  • E. Portanto.

Questão 1123214

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - MG (IFMG/MG) 2019 (4ª edição)

Cargo: Assistente em Administração / Questão 7

Banca: FUNDEP Gestão de Concursos

Nível: Médio

Assinale a alternativa em que o conector em destaque não equivale ao conector indicado nos parênteses e não pode ser substituído por esse termo, por gerar alteração de sentido no período.

  • A.

    “Consta que o sic goza de boa saúde nos discursos em que tem emprego mais técnico, como o acadêmico e o jurídico, mas acredito que, na linguagem jornalística, seu tempo áureo tenha passado [...]” (PORQUANTO)

  • B.

    “Um bom sic ainda tem seu lugar, inclusive como elemento de zombaria, mas deve ser empregado com parcimônia.” (CONTUDO)

  • C.

    “Mas não ainda, não já: tudo era nebuloso, não fosse aquele um tempo em que já não se ensinava latim na escola [...]” (ENTRETANTO)

  • D.

    “[...] mas ainda se abusava de citações e outros cacoetes latinos nos textos de jornal.” (TODAVIA)

Questão 1051864

Cargo: / Questão 24

Banca:

Nível:

Sobre uma nova espécie de droga, as smart drugs, a chamada para um texto de jornal diz o seguinte:

“Drogas apelidadas de smart drugs por supostamente aumentarem a inteligência ganham cada vez mais adeptos, apesar de pesquisas desmentirem seus efeitos”.

A substituição de um conectivo que está corretamente realizada é:

  • A. “por supostamente aumentarem” / já que supostamente aumentassem;
  • B. “por supostamente aumentarem” / visto que supostamente aumentavam;
  • C. “apesar de pesquisas desmentirem” / embora pesquisas desmentissem;
  • D. “apesar de pesquisas desmentirem” / ainda que pesquisas desmintam;
  • E. “apesar de pesquisas desmentirem” / mesmo que pesquisas desmentem.

Questão 1126026

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2019

Cargo: Recenseador / Questão 7

Banca: Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (IBADE)

Nível: Fundamental

No sexto parágrafo do texto, encontram-se as frases: “FOI OUSADO PARTICIPAR DESSE PROJETO.” e “NÃO TINHA EXPERIÊNCIA COM LETRAMENTO PARA ADULTOS.”. Assinale a alternativa que poderia ligar as duas frases em sequência lógica, sem alterar o sentido do trecho.

  • A. no entanto
  • B. a fim de que
  • C. porque
  • D. conforme
  • E. contudo

Questão 1110144

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) 2019

Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Letras com ênfase em Português e Inglês / Questão 27

Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Nível: Superior

Leia o texto e assinale a alternativa correta.

O processo de elaboração de hipótese é de natureza criativa. Por essa razão é frequentemente associado a certa qualidade de “gênio”. De fato, a elaboração de certas hipóteses pode exigir que gênios como Galileu ou Newton as proclamem. Todavia, em boa parte dos casos a qualidade mais requerida do pesquisador é a experiência na área. (GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2010)

  • A.

    “Todavia” é conectivo de oposição, pois introduz a ideia de que a qualidade de gênio é contrária à de experiência em determinada área do conhecimento.

  • B.

    “Por essa razão” indica causa, e apresenta a criatividade como precedente da genialidade.

  • C.

    “Todavia” traz ideia de concessão, uma vez que se espera que o pesquisador seja um gênio criativo, embora não tenha experiência na área.

  • D.

    “Por essa razão” indica conclusão, pois é certo que somente pode ser considerado gênio o indivíduo criativo.

  • E.

    “Todavia” significa alternativa, já que para elaborar a hipótese o pesquisador deve ter a qualidade de gênio criativo ou ter experiência na área.

Questão 1110293

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO) 2019

Cargo: Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Letras com ênfase em Português e Libras / Questão 42

Banca: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Nível: Superior

Texto 3 para as questões 41 e 42

Educação em casa x Educação na escola

Há poucos dias, o STF decidiu, com repercussão geral, vale dizer, para todos os processos com o mesmo objeto, a questão trazida à Justiça por uma família de Canela que pretendia que sua filha fosse educada em casa, sem comparecer à escola de espécie alguma. [...]

Nem precisava o pronunciamento do Judiciário porque incorre em crime por abandono intelectual quem não prover a instrução primária de seus filhos, na forma do art. 246 do Código Penal: Prover de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades educacionais. Mesmo assim, estima-se que só no Rio Grande do Sul 11% das famílias optam por educar seus filhos em casa.

São Paulo chega a 18%. Equivale dizer, optaram por não educar. No ensino convencional, segundo as normas vigentes, as crianças já não aprendem o mínimo indispensável, mesmo com professores treinados, capacitados, especializados para cada área; imagine-se no ambiente familiar sem nenhum treino para isso e direcionando o conhecimento segundo as concepções dos pais, inclusive religiosas; apenas na condição de pais, que já é relevante, mas insuficiente. Nenhum núcleo familiar será capaz de propiciar à criança ou adolescente o convívio com diversidade cultural e sociabilidade como é próprio dos ambientes escolares e comunitários.

Impedir isso, significa "enjaular" a criança e tirá-la do meio social, onde aprenderá regras de convívio, de solidariedade, de defesa e de compreensão do coletivo. Afinal, filhos não são "propriedades" dos pais e educar não pode ser meio de isolar, de fazêlos uma ilha. Não esqueçamos de que filhos também são sujeitos de direitos e estes devem ser respeitados.

[...]

Imagine essa permissão entre nós, em que tudo se frauda, como o ensino à distância, por exemplo. Em quanto pioraria a educação em nosso país, sem contar os demais prejuízos, inclusive de ordem psicológica, que acarretaria nas nossas crianças de hoje e adultos de amanhã. Não, definitivamente não. O convencional é ruim, e é, mas ainda é o mínimo que podemos proporcionar às nossas crianças. Vamos melhorar a educação nas escolas para que não tenhamos de pensar em substituí-la, e educar os pais de como devem buscar os meios adequados para educar seus filhos. [...]

Disponível em: https://diariosm.com.br/colunistas/. Acesso em: 19 abr. 2019.

Os trechos a seguir foram retirados do texto e adaptados, utilizando-se novos conectivos (que estão sublinhados). Considere o contexto em que os mesmos estão inseridos, na sua forma original e, respeitando as regras de coesão textual, assinale a alternativa correta.

I. Há poucos dias, o STF decidiu, com repercussão geral, ou seja, para todos os processos... (1° parágrafo)

II. Bem por isso, estima-se que só no Rio Grande do Sul 11% das famílias optam por educar seus filhos em casa. (2° parágrafo)

III. No ensino convencional, apesar das normas vigentes, as crianças já não aprendem o mínimo indispensável [...] (3° parágrafo)

IV. ainda que com professores treinados, capacitados, especializados para cada área; (3° parágrafo)

V - Impedir isso, significa "enjaular" a criança e tirar-lhe do meio social [...] (4° parágrafo)

  • A.

    Há apenas um item em que a conexão ficaria inadequada ao sentido original.

  • B.

    Em todos os itens as conexões ficariam inadequadas ao sentido original.

  • C.

    Em três itens as conexões ficariam inadequadas.

  • D.

    Nos itens I e V as conexões permanecem adequadas.

  • E.

    O item IV é o único em que a conexão permanece adequada.

Questão 1104316

Cargo: / Questão 8

Banca:

Nível:

No texto 2, o conectivo “então” (l. 9) indica, no período em que ocorre, uma noção de:

  • A.

    conclusão, podendo ser substituído por “logo”, “por isso”, “portanto”, sem alteração dos sentidos do texto.

  • B.

    modo, podendo ser substituído por “Dessa maneira”, sem alteração dos sentidos do texto.

  • C.

    tempo, podendo ser substituído por “esse momento”, sem alteração dos sentidos do texto.

  • D.

    causa, podendo ser substituído por “como”, sem alteração dos sentidos do texto.

  • E.

    adição, podendo ser substituído por “assim como”, sem alteração dos sentidos do texto.