

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em "[...] um voto consciente agora pode influenciar futuramente na vida de seus filhos e netos.”, o termo em destaque
remete ao aposentado Irineu Montanaro, que nunca deixou de votar por acreditar na importância do voto consciente.
remete a “todos os candidatos” , que, além de serem candidatos, são também eleitores.
remete a “pessoas da terceira idade” que têm filhos e netos.
remete ao sujeito “Eles” , o qual se refere aos eleitores com mais de 70 anos mencionados no texto.
é um pronome demonstrativo, pois tem a função de fazer referências a objetos apresentados no texto, ou seja, funciona como elemento coesivo.
Constitui evidente equívoco de leitura supor que o pronome em destaque se refere à passagem do texto indicada em:
cada uma dELAS (§ 3) / as várias formas de conhecimento
QUE só sabe pensar (§ 1) / um sujeito inflexível, bitolado
entre SI (§ 2) /
SEU dogmatismo (§ 1)/a astrologia
Nas questões 15 a 17, assinale a opção que corresponde a erro gramatical.
Há(1) no mundo 438 reatores de energia atômica, distribuídos em 31 países. Os EUA possuem 104 delas(2), a França 59, o Japão 53, a Alemanha 19, a Rússia 29. O Brasil está em 21º lugar, com(3) duas usinas atômicas. Os problemas desse tipo de energia são(4) o risco de um acidente e o problema relacionado ao armazenamento dos dejetos(5) radioativos. Muitos países estão desativando suas unidades nucleares, como a Suécia, a Áustria, a Itália e a Alemanha.1
2
3
4
5
... consideram que talvez o principal deles tenha sido a construção do porto de Suape. (início do texto)
O pronome grifado na frase acima substitui corretamente no texto a expressão
de tantos ataques.
dos especialistas.
dos navios.
dos tubarões.
desses fatores.
O pronome possessivo é empregado, em geral, como elemento de coesão textual, retomando forma que o precede ou remetendo a outra que o sucede na linha do texto. Os possessivos abaixo sublinhados estão corretamente indicados aos respectivos referentes, EXCETO:
"seu enfado"(linhas3-4)/Senhor;
"seu serviço"(linha13)/águas;
"seus detritose sua miséria"(linha23)/favelas;
"seus antigos moradores"(linha48)/morro;
"apartadosde seus bens"(linha52-53)/Deus.
O pronome "sua" (l.7) é elemento coesivo que se refere a "informado" (l.6).
O vocábulo "sua" (L.28) tem como referente "documentos" (L.28).
A expressão "a esses necessitados" (L.22) refere-se a "trabalhador idoso, invalidado ou incapacitado" (L.20-21) e seu emprego pode ser considerado um recurso para evitar a repetição vocabular no texto.
No contexto em que se encontra, "seu" (L.12) significa do frentista.
O emprego de “seu” na última linha do primeiro parágrafo dá a entender que o cartão de crédito mencionado é o do hacker.
Certo
Errado
O pronome "sua" (l.1) refere-se de forma antecipada a "Poder Legislativo" (l.5).
Certo
Errado