

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A ocorrência de crase na expressão “às vezes”, no verso “Às vezes você me pergunta”:
É obrigatória, por se tratar de uma locução adverbial de que participa palavra feminina regida por preposição a.
É facultativa, visto que também existe a expressão “as vezes” sem crase.
É obrigatória, por se tratar de indicação de hora.
É obrigatória, por se tratar de locução conjuntiva com núcleo feminino regido por preposição a.
“(...) deveria ser o impedimento de ir à escola no dia seguinte.” Nesse trecho houve o emprego do acento indicador de crase (acento grave). Das alternativas a seguir, aquela em que o emprego desse acento negligencia a norma culta da língua, é:
Fiz referência à pauta da reunião da semana passada.
À medida que o sol ia se pondo, o frio surgia com certa serenidade.
Diga-me à respeito do que ficou decidido na última reunião.
A questão à qual sou favorável é a mudança dos horários de intervalos.
Em qual das frases abaixo o acento indicativo de crase é obrigatório?
Voltei a casa muito tarde.
Ele gosta de andar a cavalo.
Chegou a tempo para a reunião.
Referiu-se a aluna mais dedicada da turma.
Nas sentenças a seguir, o acento indicativo de crase deveria ocorrer obrigatoriamente apenas em:
Pediu a ela que não fizesse birra.
Enviou a esposa uma carta há duas semanas.
A declaração foi encaminhada a todos.
Os resultados desse trabalho só vão aparecer a longo prazo.
Não esqueça de pegar as chaves sobre a mesa.
Nas alternativas que seguem, as ocorrências de “A” e “AS” tiveram propositalmente o sinal de crase suprimido. Assinale a alternativa em que essas ocorrências deveriam ser obrigatoriamente craseadas:
Devagar, dia A dia, a evolução era observada.
Foi com satisfação que ele entregou A carta de demissão.
O gerente disse A frase com menos emoção naquela hora.
Não foi com tranquilidade que o chefe pagou A funcionária.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas de acordo com a norma-padrão:
“Os relatórios serão entregues ___ diretoria, na quarta ___ tarde, ___ medida que as equipes finalizarem, e os candidatos terão acesso ___ plataforma ___ distância.”
à, à, à, à, à.
a, à, à, à, a.
à, a, a, à, à.
à, à, a, a, à.
No fragmento "O mundo assiste, entre atônito e aflito, à sucessão de medidas de pressão comercial que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem desencadeando", o emprego do acento grave indicativo de crase em "à sucessão" é obrigatório. Assinale a alternativa correta em que a ocorrência da crase é facultativa de acordo com a normapadrão.
Os ataques atingem a muitas empresas brasileiras, à proporção que a investigação avança.
As relações de Brasil e Estados Unidos são bicentenárias à semelhança da história da Embraer.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vem desencadeando medidas à mesma hora em que a China ganha mercado.
As empresas brasileiras precisam ficar atentas às suas estratégias comerciais.
Com base nas regras de uso da crase, analise a ocorrência do acento grave no trecho "Ele dançava e cantava para si mesmo, alheio à minha presença" e assinale a alternativa correta.
O uso da crase está correto, pois a preposição "a", exigida pelo adjetivo "alheio", combina-se com o artigo feminino "a" do substantivo "presença".
O uso da crase está incorreto, pois o termo "presença" é um substantivo abstrato e não admite o uso do artigo feminino antes dele.
O uso da crase está incorreto, pois "alheio" não exige preposição e, portanto, não haveria necessidade da fusão da preposição com o artigo feminino.
A crase poderia ser opcional, pois a preposição "a" pode ser usada, mas o artigo feminino "a" não é obrigatório antes de substantivos abstratos.
Assinale, a seguir, a alternativa em que o acento indicativo de crase foi empregado pelo mesmo motivo que em “E às vezes, na vida adulta, você sonhava em recuperar aquele sentimento ingênuo, sem fobias e sem receio.”.
Às vezes Flávia pensa em se mudar para Mariana.
Todas às vezes que Túlio foi à Mariana foram inesquecíveis.
Joice visita o centro histórico todas às vezes que vai à Mariana.
Foram raras às vezes que Mateus não passou as férias em Mariana.
Assinalar a alternativa em que está INCORRETO o uso da crase.
Era um sentimento muito semelhante à amor.
As tarefas às quais nos dedicamos são essenciais.
Vamos à loja para comprar outros enfeites.
Assisti à peça que me recomendaste.
Considerando a necessidade ou não do uso da crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas nas linhas 01, 06, 07 e 14.
à – à – à – a
a – a – a – a
à – à – à – à
à – a – à – à
a – à – a – à
"De natureza colaborativa, a Rede GOV.BR é composta por estados, municípios e o Distrito Federal, mediante assinatura de Termo de Adesão pelos governadores do estado ou pelos prefeitos nos municípios.
A iniciativa está vinculada à Estratégia de Governo Digital da Administração Pública Federal. Ao aderirem, os entes assumem compromissos com diretrizes federais voltadas à digitalização dos serviços públicos e à simplificação do atendimento ao cidadão."
(https://www.gov.br/governodigital/pt-br/noticias/rede-gov-br-acelera-a-transformacao-digital-no-setor-publico-brasi leiro)
O uso da crase nos termos destacados 'à Estratégia', 'à digitalização', 'à simplificação' ocorre, respectivamente, devido a:
O uso da crase em 'à digitalização' é facultativa, podendo ser substituída por 'a digitalização' sem prejuízo, ao passo que nos outros dois casos é obrigatória.
Regência dos termos 'vinculada' e 'voltadas', que exigem complementos preposicionados, sendo que 'voltadas' se refere a dois complementos distintos.
Não há necessidade de crase em nenhuma das expressões do trecho, pois todos os substantivos poderiam ser empregados sem artigo; portanto, a forma correta é que todas as expressões apareçam sem crase.
A crase em 'à simplificação' ocorre devido a regência do termo 'digitalização' que exige complemento preposicionado.
Leia as frases abaixo.
I. O alerta se refere às regiões do Sul.
II. O alerta se refere à algumas regiões.
III. O alerta se refere à quem mora no Sul.
Agora, assinale a alternativa em que o uso da crase está correto.
Apenas a frase I está correta.
Apenas a frase II está correta.
Apenas a frase III está correta.
As frases I e II estão corretas.
Todas as frases estão corretas.
Em “Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas...” o uso do acento indicativo de crase se dá pela mesma regra que:
Iremos àquela reunião marcada no mês passado.
Alice veste-se à Madonna.
Não voltarei mais à memória daquele tempo tão doído.
Maria foi levada às pressas para o hospital.
Assinale o número de ocorrências destacadas nas frases abaixo em que o emprego ou não do acento grave se apresenta correto.
- Ontem nós comemos filé à parmegiana.
- Ele saiu à francesa do escritório às duas horas da tarde.
- Fiz referência a tudo quanto era desconto.
- Fazia reverência a qualquer pessoa que chegasse ao recinto.
Uma
Duas
Três
Quatro
Cinco
Analise atentamente as frases abaixo, todas relacionadas a energia renovável, considerando o uso do acento indicativo de crase. Em qual delas o emprego da crase está INCORRETO?
A conferência debateu soluções sustentáveis, dando destaque especial à integração de diferentes fontes renováveis na matriz energética.
Durante a última década, diversas empresas chegaram à investir de forma estratégica em parques eólicos, aproveitando incentivos governamentais e avanços tecnológicos.
É necessário atenção constante à manutenção das instalações eólicas e solares, prevenindo perdas de eficiência e danos ambientais.
Os incentivos fiscais foram aplicados à implementação de usinas de biomassa em pequenas propriedades rurais, promovendo energia sustentável e renda local.
No trecho: "Imagino que, daqui a milhares de anos, quando a Terra for um deserto, exploradores de outras galáxias estudarão nossa história", o uso da forma "a" está correto, pois:
trata-se da fusão entre preposição e artigo definido, com valor locativo e indicativo de tempo futuro.
apresenta um erro ortográfico, pois deveria ser substituído por "há", já que o contexto se refere a uma ideia de tempo passado.
refere-se à preposição que introduz uma expressão de tempo futuro, seguindo as normas da língua portuguesa.
indica o artigo definido feminino singular que especifica o substantivo "milhares", relacionado ao tempo.
Assinale a alternativa cuja lacuna pode ser preenchida corretamente com “a” ou “à”, de acordo com as regras relativas à ocorrência ou não de crase.
Estou muito propenso ___ ir para o litoral, depois do que você me apresentou.
Meu amigo não se mostrou com aversão ___ questões de primeira importância.
Você quer ir comigo ___ Itália no próximo verão europeu?
Com muito esforço e dedicação, haveremos de chegar bem ___ casa dos trinta.
Tudo o que você me apresentou diz respeito ___ minha família.
No trecho "Sonhou que buscava a lua e que, ao alcançá-la, ambas se olhavam como quem se reconhece.", o vocábulo "lua" aparece precedido do artigo definido feminino "a". Apesar disso, não há uso do acento indicativo de crase antes desse termo. Com base nas regras de regência e crase da norma-padrão, assinale a alternativa que justifica corretamente a ausência do acento grave.
Não há crase porque a regência do verbo "buscar" é transitiva direta, e não há preposição exigida que se fundisse ao artigo definido "a".
A ausência da crase está incorreta, pois o verbo "buscar" exige preposição "a", e o substantivo feminino "lua" exige artigo, o que implicaria obrigatoriedade do uso da crase.
O uso do acento grave seria facultativo, uma vez que o substantivo "lua" é um nome próprio de astro e, nesse caso, aceita ou dispensa crase.
A ausência da crase se justifica porque o verbo "buscar" é transitivo indireto e exige preposição "de", incompatível com o artigo definido "a".
No trecho: “O chamamento visa especialmente à consciência dos professores”, ocorre o uso correto da crase. Com base nas regras de uso da crase, assinale a alternativa que justifica corretamente sua ocorrência.
Fusão da preposição “de” com o artigo definido “a”.
Fusão da preposição “para” com o artigo definido “a”.
Fusão da preposição “a” exigida pelo verbo com o artigo definido “a”.
Fusão da preposição “em” com o artigo definido “a”.