

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A colocação pronominal está corretamente empregada, de acordo com a norma culta da língua, em:
Jamais perdoarei-te por tudo o que me fez.
Conversava com os velhos amigos, recordando-se do passado.
Espero que alguém ajude-me nesse momento difícil da minha vida.
Aceitei parcialmente o projeto arquitetônico que apresentaram-me.
O congresso, que realizar-se-á na próxima semana, promete ser um sucesso.
Assinale a alternativa que apresenta correção na colocação pronominal:
Às vezes pego-me refletindo a respeito dos caminhos aos quais a ambição humana vai nos levar.
Embora se invista em pesquisas a respeito de fontes renováveis de energia, o petróleo ainda é amplamente explorado.
Me surpreende que ainda façamos uso de fontes não renováveis de energia, quando há tantas outras disponíveis.
Nunca disseram-lhe quais as outras alternativas para um consumo consciente das fontes não renováveis.
Muitas pesquisas já foram empreendidas na área da energia renováveis. Algumas foram-lhes apresentadas na última reunião.
Observe a colocação dos pronomes nas frases abaixo.
1. Quem me chamou?
2. Enfim, abraço-te.
3. Ninguém conheceu-a.
4. Em tratando-se de parentesco, éramos todos uma só família.
Segundo a norma-padrão, a colocação pronominal está correta apenas nas frases:
1 e 2.
1 e 3.
2 e 3.
2 e 4.
3 e 4.
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – No verso “é preciso não assassiná-los,”, há um desvio da norma culta. Segundo a norma padrão, nas orações em que haja adverbio sem que exista pausa, o pronome deve vir antes do verbo, ou seja, o adequado seria a ênclise: “é preciso não os assassinar”.
II – No verso “É preciso casar João,”, há um desvio da norma culta da língua, pois deveria haver uma vírgula separando o vocativo “João”.
III – No último verso, a expressão FIM DO MUNDO, que finaliza o poema, é destacada pelo uso de maiúsculas. O recurso enfatiza a opinião do eu-lírico de que o mundo da forma como se apresenta, frenético, insaciável, não se sustenta, não é viável.
É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
I e II.
Todas.
Apenas III.
I e III.
Em relação à colocação pronominal, assinalar a alternativa CORRETA:
Nunca vi-o nesses trajes.
A chame para visitar nossos pais.
Não peça-me perdão novamente.
Disseram-me que ele viajou para Gramado.
Assinale o uso gramaticalmente correto da colocação pronominal.
Devo-lhe esclarecer o que aconteceu.
Mesmo sentindo-se bem, hoje não vou dirigir.
Se eu conquistar o prêmio, me mudo ainda nessa semana.
Negou o convite se fazendo de magoado.
Localizaram três corpos que encontravam-se desaparecidos desde a última semana de outubro.
Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada para trecho destacado do texto CG1A1-II mantém a correção gramatical e as ideias nele veiculadas.
“que não podemos esperar resolvê-lo” (segundo período): que não podemos o esperar resolver
“foi se tornando indireta” (quinto período): foi tornando-se indireta
“foram as necessidades sociais que motivaram a mensuração” (sexto período): as necessidades sociais é que motivou a mensuração
“impressão esta que foi reforçada” (primeiro período): impressão na qual esta foi reforçada
“se explorarmos suas dimensões física e social (segundo período): se caso exploramos sua dimensão física e a social
De acordo com a norma culta, assinale a opção que apresenta justificativa correta para a estrutura analisada.
Ao se substituir “haver” por “existir” em “Há muitas pessoas de visão perfeita...”, o verbo “existir” deverá ser usado na 3ª pessoa do singular.
Em “Eu fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse...”, a colocação do pronome “me” é facultativa, possibilitando o uso de próclise ou de ênclise.
Em “Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas”, o pronome “a” pode ser substituído pela forma correspondente de 3ª pessoa “lhe”.
No trecho “A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica...”, o uso do acento grave é obrigatório, já que ocorre a fusão de uma preposição com um artigo.
Assinale a frase em que houve emprego correto do pronome LHE.
“Se você de fato leva a sério a preparação de seu filho para o futuro, não lhe ensine a subtrair – ensine a deduzir”.
“Os que são incapazes de recordar o passado são condenados a repetir-lhe”.
“Se você conta os anos, o tempo parecer-lhe-á breve”.
“Lembre-se – quando você achar que tudo está perdido, o futuro ainda lhe aguardará”.
“A história é um cavalo que galopa atravessando a janela, e você deve decidir se saltará para montar-lhe ou não”.
Assinale a alternativa que analisa corretamente o trecho “eu o dominarei” do Texto 2.
Emprega-se próclise inadequadamente, pois o tempo verbal exige o emprego de ênclise.
Emprega-se próclise de maneira adequada, mas poderia ter sido empregada a mesóclise, por causa do tempo verbal.
Emprega-se ênclise de maneira adequada, pois não se justifica a movimentação do pronome oblíquo tônico anteposto ao verbo principal.
Emprega-se mesóclise adequadamente, justificada pelo pronome oblíquo átono que representa o sujeito da oração.
Emprega-se o pronome oblíquo tônico inadequadamente como ênclise, pois ele não apresenta função sintática na oração.
CINEMA PARA TODOS
Na obra “A Invenção de Hugo Cabret”, é narrada a relação entre um dos pais do cinema, Georges Mélies, e um menino órfão, Hugo Cabret. A ficção, inspirada na realidade do começo do século XX, tem como um de seus pontos centrais o lazer proporcionado pelo cinema, que encanta o garoto. No contexto brasileiro atual, o acesso a essa forma de arte não é democratizado, o que prejudica a disponibilidade de formas de lazer à população. Esse problema advém da centralização das salas exibidoras em zonas metropolitanas e do alto custo das sessões para as classes de menor renda.
Primeiramente, o direito ao lazer está assegurado na Constituição de 1988, mas o cinema, como meio de garantir isso, não tem penetração em todo território brasileiro. O crescimento urbano no século XX atraiu as salas de cinema para as grandes cidades, centralizando progressivamente a exibição de filmes. Como indicativo desse processo, há menos salas hoje do que em 1975, de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine).
Ademais, o problema existe também em locais onde há salas de cinema, uma vez que o custo das sessões é inacessível às classes de renda baixa. Isso se deve ao fato de o mercado ser dominado por poucas empresas exibidoras. Conforme teorizou inicialmente o pensador inglês Adam Smith, o preço decorre da concorrência: a competitividade força a redução dos preços, enquanto os oligopólios favorecem seu aumento. Nesse sentido, a baixa concorrência dificulta o amplo acesso ao cinema no Brasil.
Portanto, a democratização do cinema depende da disseminação e do jogo de mercado. Para levar os filmes a zonas periféricas, as prefeituras dessas regiões devem promover a interiorização dos cinemas, por meio de investimentos no lazer e incentivos fiscais. Além disso, visando reduzir o custo das sessões, cabe ao Ministério da Fazenda ampliar a concorrência entre as empresas exibidoras, o que pode ser feito pela regulamentação e fiscalização das relações entre elas, atraindo novas empresas para o Brasil. Isso impediria a formação de oligopólios, consequentemente aumentando a concorrência.
(...)
Autor: GABRIEL MERLI. Adaptado
Quanto à colocação pronominal em: "Isso se deve ao fato de o mercado ser dominado por poucas empresas exibidoras" pode-se afirmar que:
o pronome está na posição proclítica, pois o verbo “SER” está no infinitivo pessoal.
o pronome está na posição enclítica, pois há palavra negativa que atrai o pronome átono.
o pronome está na posição proclítica, pois há palavra que atrai o pronome átono.
a ênclise é facultativa, pois neste período temos dois pronomes: um demonstrativo e um oblíquo.
a próclise é facultativa, pois antes do pronome oblíquo átono tem-se um pronome demonstrativo.
De acordo com a norma, o pronome grifado poderia ser empregado em ênclise em
Frodon destaca que a crítica tem que se parecer com “um convite” para que se explore algo novo (linhas 16 e 17).
Frodon destaca que a crítica tem que se parecer com “um convite” para que se explore algo novo (linhas 16 e 17).
O que tem importância, para Frodon, é não deixar que um filme se transforme em um produto (linhas 18 e 19).
Muitos são bonitos, agradáveis, mas são objetos acabados, que não cumprem a promessa de se tornarem uma obra de arte, enquanto outros sim, se diferenciam como obra de arte (linhas 30 a 33).
“Um filme existe para que se fale dele, o cinema leva as pessoas a falarem, antes falávamos entre nós, agora podemos falar com todo o mundo”, resume (linhas 52 a 54).
Analise o termo destacado a seguir:
“[...], mas se sentiu compelido a se candidatar quando ficou sabendo da oportunidade.” (linhas 23 a 25).
Sobre a colocação pronominal do termo destacado acima, é correto afirmar que há um caso claro de:
Próclise facultativa.
Próclise obrigatória.
Ênclise obrigatória.
Mesóclise obrigatória.
A correção gramatical do quinto parágrafo seria mantida caso, no trecho “se tornou” (linha 14), a forma pronominal “se” fosse deslocada para logo após a forma verbal — escrevendo‐se tornou‐se.
Certo
Errado
No verso “Eu me recuso faço hora vou na valsa"(v.5), é também correta, de acordo com a norma padrão brasileira, a colocação enclítica do pronome “me”. Assinale a opção em que também ocorre essa dupla possibilidade - próclise e ênclise - na colocação do pronome destacado.
Ninguém nos convidou para o evento.
José me emprestou este telefone.
Ontem o vino trânsito a caminho do trabalho.
Certamente lhes mostrei todos os quartos do hote
Prefiro que me entregue o material amanhã.
Em relação à colocação pronominal, assinalar a alternativa CORRETA:
O chame para ir ao cinema amanhã.
Não me procure depois do Natal.
Isso perturba-me demais.
Te acusaram de calúnia.
No primeiro período do texto, caso o pronome “se”, na expressão “se preocupar”, fosse deslocado para depois do verbo, escrevendo-se preocupar-se, a correção gramatical do texto seria mantida.
Certo
Errado
Sobre a colocação do pronome “se”, em relação ao verbo “originou”, no período “Segundo Thomas Hobbes, a sociedade se originou de um contrato social...”, analise as assertivas abaixo:
I. Ocorreu a próclise por escolha do falante.
II. Ocorreu a ênclise, devido ao verbo no passado.
III. Ocorreu a mesóclise por estar entre o sujeito e o verbo.
IV. Poderia ter ocorrido a ênclise, já que se encontra em situação de uso opcional.
É correto o que se apresenta
no item I, apenas.
no item III, apenas.
nos itens I e IV, apenas.
nos itens II e III, apenas.
Sobre Colocação Pronominal, observe os trechos abaixo:
I. “...mas se olhe também com os olhos delas.”
II. “Não desanime perante o fracasso, supere-se transformando-o em aprendizado.”
III. “Não se aproveite de quem se esforça tanto...”
Em relação a esses trechos, assinale a alternativa CORRETA.
No item I, estaria também correta a construção: mas olhe-se também com os olhos delas.
No item II, o pronome “se” poderia também estar anteposto ao verbo.
No item III, a próclise do primeiro pronome “se” justifica pela presença de palavra negativa.
Ainda no item III, estaria correta a seguinte construção: de quem esforça-se muito.
No item III, o primeiro “se” poderia estar posposto ao verbo, e isso não seria considerado incorreção gramatical.
Na oração “ao longo da qual os homens da cidade se iniciavam na arte de persuadir” (segundo período do segundo parágrafo), a posição proclítica do pronome “se” justifica-se pela flexão de tempo na forma verbal “iniciavam”, que determina o uso obrigatório da próclise.
Certo
Errado