

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE os espaços do primeiro parágrafo do texto, na ordem em que aparecem.
exessões; por que; sede.
esseções; por quê; cede.
excessões; porquê; sede.
exceções; porque; sede.
eceções; por que; cede.
No texto aparecem as palavras “amizades” e “deserto”, a primeira palavra é grafada com a letra z e a segunda com a letra s, mas ambas com o mesmo som de z. Assinale a alternativa que apresenta um par de palavras em que também aparecem as letras z e s com som de z, e que estejam ortograficamente corretas.
limpeza – princesa.
meza – friesa.
turqueza – aseite.
sobremeza – basar.
duqueza – asedo.
Marque a alternativa que preenche as lacunas a seguir conforme a correta ortografia da língua portuguesa:
“Pesquisadores anunciaram a descoberta de uma nova espécie de peixe _____________ na Antártica. O ____________ tem cerca de 66 milhões de anos e mede apenas 6 centímetros. Apesar do tamanho, sua _____________ é gigantesca: trata-se do vertebrado mais bem ______________ já encontrado no continente gelado.”.
(Adaptado de MOREIRA, Gabriela. Pesquisadores da Uerj e do Museu Nacional descobrem nova espécie de peixe pré-histórico na Antártica. Jornal Hoje. 11 ago. 2025.)
pré-histórico, fóssil, importância, preservado
pré histórico, fóssil, importancia, preservado
pré-histórico, fossil, importância, prezervado
pré-historico, fócil, importância, preservado
pré-histórico, fóssil, importância, prezervado
(PMLM/URCA 2025) Com o balanço de sua trajetória e uma série de curiosidades das canções. Usa a mesma grafia da palavra em destaque:
camurça; miçanga; retenção; torção.
sumiço; caçula; permição; cansaço.
agreção; exceção; interceção; consenço.
açude; fracaço; transgreção; miçanga.
alça; beiço; adereço;interceção.
'O senhor pode ter a gentileza de me dar fogo."
O vocábulo 'pode', na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, distingue-se da forma pretérita 'pôde', que manteve o acento diferencial.
Todavia, conforme as disposições do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, alguns vocábulos tiveram sua grafia alterada. Com base nisso, identifique em qual alternativa há um vocábulo grafado de forma INCORRETA.
Durante o treinamento, o soldado saltou do avião e abriu o paraquedas com precisão para garantir um pouso seguro.
Muitas pessoas creem que a honestidade é a melhor política.
Ela começou a trabalhar cedo para juntar seu pé de meia e garantir uma aposentadoria tranquila.
A jornada daquele herói se tornou uma verdadeira epopeia, cheia de desafios, batalhas e conquistas memoráveis.
Leia atentamente as frases abaixo, analise a ortografia de cada uma e identifique em qual alternativa há uma palavra grafada de forma INCORRETA.
A exposição excessiva da terra à ação de produtos químicos pode alterar o solo e comprometer a produção agrícola das próximas décadas.
A sencibilização da população para a redução do consumo de plástico é fundamental para preservar os oceanos e as espécies marinhas.
É importante exigir políticas públicas que protejam áreas verdes e incentivem o plantio de árvores para enriquecer a biodiversidade.
Devemos assumir a responsabilidade de preservar os recursos naturais para que o futuro das próximas gerações seja seguro e equilibrado.
As questões da prova de Língua Portuguesa referem-se ao TEXTO a seguir:
Política e politicalha
A política afina o espírito humano, educa os povos no conhecimento de si mesmos, desenvolve nos indivíduos a atividade, a coragem, a nobreza, a previsão, a energia, cria, apura, eleva o merecimento.
Não é esse jogo da intriga, da inveja e da incapacidade, a que entre nós se deu a alcunha de politicagem. Esta palavra não traduz ainda todo o desprezo do objeto significado. Não há dúvida que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes.
Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.
Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutuamente.
A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.
(BARBOSA, R., Obras completas de Rui Barbosa).
A ortografia e a acentuação são aspectos cruciais para garantir a clareza e a precisão na comunicação escrita.
Assinale o grupo de palavras em que todas estão grafadas corretamente, de acordo com as regras de ortografia e acentuação.
microondas – autoescola – antiaéreo
micro-ondas – auto-escola – anti-aéreo
microondas – autoescola- antiaereo
microondas – auto-escola – anti-aereo
micro-ondas – autoescola – antiaéreo
A palavra “chave” é escrita com CH. Qual das palavras abaixo também se escreve com CH?
_arope.
_alé.
_erife.
_ingamento.
_adrez.
Em cresceram emprega-se o dígrafo sc, que também é usado corretamente na palavra:
di_iplinar
e_edente
di_eminar
e_epcional
Analise as frases abaixo e classifique em verdadeiro (V) aquelas em que todas as palavras foram grafadas corretamente ou em falso (F) as que contêm erros ortográficos.
( ) Roger teve um excelente pós-operatório.
( ) Esse foi o velejador que realizou uma circum-navegação pelas Américas.
( ) Meus filhos não entraram nesse curso porque perdemos o prazo de pré-matrícula.
( ) Peço que acolham o recém-chegado.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
V – F – F – F
V – V – F – V
V – V – V – F
F – V – F – F
F – F – F – F
Assinale a alternativa que não apresenta nenhum erro ortográfico.
O retorno de Neymar fes bem para o Santos.
Ele é um jogador que traz torcedores ao Estádio.
Ele é um jogador famozo.
Isso se xama efeito Neymar.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas pontilhadas, correta e respectivamente, com as letras faltantes nas palavras dos trechos a seguir:
• “você não sai no prejuí...o”.
• “ganhei algumas de...epções”.
• “gosto de fazer um balan...o”.
z – c – ç
z – c – ss
z – ss – ç
s – ss – ss
s – c – ss
REDUZIR é grafado com -z, assim como
beleza.
caza.
meza.
crize.
Assinale a alternativa que não apresenta nenhum erro ortográfico.
O preço do ovo subiu, mas vamos ter esperança de que vai abaixar.
O preço do ovo subiu, mas vamos ter esperança de que vai abaichar.
O preço do ovo subiu, mais vamos ter esperança de que vai abaixar.
O preço do ovo subiu, mas vamos ter esperanssa de que vai abaixar.
PREÇO é grafado com -ç, assim como
voçê.
graçinha.
peço (do verbo pedir).
foçinho.
Leia com atenção as afirmativas abaixo:
I.Carlos se esqueceu de colocar o bicabornato de sódio na receita.
II.Pedrinho foi vacinado ontem contra a poliomielite.
III.Este era um grande empecilho para José aceitar o trabalho.
IV.A única excessão será para aqueles que puderem justificar sua ausência.
V.Os trabalhadores devem reinvidicar os seus direitos.
Em quais das afirmativas lidas há o emprego de termo com a ortografia incorreta nos termos da Norma Culta da Língua Portuguesa?
II, III e V.
I, IV e V.
I, III e IV.
II e IV.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 11, 12 e 17.
desseminação – escasses – infecção
disceminação – escasez – infecsão
disceminação – escassez – infecção
disseminação – escassez – infecção
disseminação – escacez – infexão
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente, de acordo com a ortografia oficial da língua portuguesa.
Eu brinco, estudo e fasso a lição de casa.
O menino escreve, ler e pensa com atenção.
Nós vai, pega o caderno e lemos a história.
Carla corre, fala bem e escreve rápido.
Maria feis, leu um livro e chora de emoção.
A alternativa em que todas as palavras estão escritas corretamente é:
Paralização - exceção - previlégio
Beneficente - de repente - paralisação
Exceção - previlégio - consciência
Derrepente - beneficiente - profissional
Assinalar a alternativa em que todas as palavras estão grafadas INCORRETAMENTE.
Paralisar | pesquisar | ironizar
Luxação | obsessão | alteza.
Chineza | chimpazé | mecher.
Cuscuz | encharcar | incenso.