

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre os componentes estruturais do segundo e do terceiro períodos do (2º§), analise as assertivas:
I.No segmento: "Acredito que a maioria das pessoas se automedica por sugestão de amigos, leitura, fascinação" − temos sujeito elíptico de primeira pessoa do singular do presente do modo indicativo; conjunção subordinativa integrante; três termos (amigos, leitura, fascinação) que exercem função sintática de complemento nominal de "sugestão".
II.A palavra "fascinação" é oxítona sem acento gráfico que justifique a tonicidade, porque TIL é marca suprassegmental de nasalização da vogal.
III.A locução verbal "tentar manter" está seguida de objeto direto representado por "juventude".
IV.O trecho: "Qualquer que seja a causa, os resultados podem ser danosos" − inicia com pronome indefinido que faz plural interno; termina com adjetivo com função sintática de predicativo do sujeito "os resultados".
Marque a opção correta.
I, II e III apenas.
II e IV apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV apenas.
III e IV apenas.
Marque a alternativa em que ocorre sinal diacrítico indicando nasalização da vogal.
também.
pároco.
situação.
denúncias.
O sistema fonológico do português é composto por dezenove fonemas consonantais e sete fonemas vocálicos. Mas o sistema sonoro é mais amplo, contando com 31 consoantes e 15 vogais, além das vogais nasais e ditongos, segundo a classificação feita por Cristófaro Silva. O sistema fonológico relaciona-se à fonologia, enquanto o sistema sonoro relaciona-se à fonética. (...)
(Fonologia - Toda Matéria (todamateria.com.br)
Nesse contexto fonológico, marque a alternativa com palavras oxítonas escritas com ditongo nasal.
Não, também.
Aquisição, rejeição.
Porém, através.
Tão, iniciação.
Vão, alfabetização.
Considerando as definições abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma análise integralmente CORRETA.
“Denomina-se regularidades biunívocas (relação um para um) ou diretas aquelas em que apenas um grafema representa determinado fonema e vice-versa, isto é, nos casos em que há representação com base em uma correspondência termo a termo.” (CASCAVEL, 2020, p. 367).
“Relações cruzadas: uma unidade sonora tem mais de uma representação gráfica possível. A unidade gráfica (letras) representa mais de uma unidade sonora (som/fonema).” (CASCAVEL, 2020, p. 367).
Todas as consoantes das palavras ‘sapato’ e ‘batata’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [l] exemplifica uma unidade com relações cruzadas, como exemplificam os diferentes fonemas representados por essa letra nas palavras ‘sal’ e ‘lata’.
Todas as consoantes das palavras ‘bafo’ e ‘dedo’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [x] e o par [ch] podem representar um mesmo fonema, como em ‘xícara’ e ‘chave’, o que exemplifica uma relação cruzada.
Todas as consoantes das palavras ‘pipoca’ e ‘pato’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [m] exemplifica uma unidade com relações cruzadas, pois, além do fonema /m/, pode representar a nasalização de vogal, como em ‘bomba’.
Apenas a primeira consoante das palavras ‘poça’ e ‘sapato’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [x] pode representar mais de um fonema, como em ‘táxi’, ‘xícara’ e ‘máximo’, o que exemplifica uma relação cruzada.
Todas as consoantes das palavras ‘fato’ e ‘sino’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [r] pode representar mais de um fonema, como em ‘rato’ e ‘carro’, o que exemplifica uma relação cruzada.
Marque a alternativa com palavras escritas com encontro vocálico nasal.
Maioria, vivo, indivíduo.
Condições, população, conscientização.
Com, pois, capaz.
Vida, mais, reúna.
Observe atentamente o emprego de hífen: banana-nanica, banana-prata, banana-ouro, banana-maçã e banana-da-terra. Assinale a alternativa que apresenta o emprego do hífen.
devido à nasalização das vogais “a, o”, quando houver necessidade.
a fim de se obter o fonema /s/ antes das vogais “a, o, u”.
por causa da supressão de um fonema numa palavra, a fim de se evitarem sons desagradáveis.
em virtude do uso de palavras compostas, formadas por “substantivo + substantivo”, nas quais o segundo substantivo indique forma, finalidade ou tipo.
Assinale a alternativa em que todas as palavras têm, em sua sílaba tônica, uma vogal nasal:
Anã – aluvião – órfão – ímã;
Moço – medo – mesmo – métrica;
Conselho – mandato – contínuo – benquisto;
Saltitante – sorrindo – alguns – recôncavo;
Encontraram – acreditam – espalhem – discursarem.
Ao analisar as seguintes palavras retiradas do texto, constata-se que um dígrafo que representa vogal nasal é encontrado em:
Lagosta.
Preciso.
Responsáveis.
Cultural.
Treinador.
Assinale a alternativa que apresente somente encontros vocálicos nasais:
Quanto, mãe, dispõe.
Magoa, gloria, vácuo.
Leite, auto, boi.
Céu, ouro, rei.
Serie, conceito, receio.