

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
"Faltam profissionais de apoio, formação específica para professores e adaptações curriculares", mostrando que garantir a vaga por lei não é suficiente para assegurar uma inclusão efetiva.
Sintaticamente, é correto afirmar que, no termo destacado:
A enumeração apresentada configura um conjunto de adjuntos adverbiais de modo ligados ao verbo principal.
Os termos "de apoio", "específica para professores" e "curriculares" exercem função de complementos nominais exigidos pelos núcleos do sujeito.
O termo destacado introduz predicativo do sujeito, atribuindo características a um sujeito elíptico recuperável pelo contexto.
O segmento destacado contém objeto direto do verbo "faltar", pois os sintagmas nominais completam o sentido verbal.
O sujeito é composto com núcleos "profissionais", "formação" e "adaptações", e o predicado é verbal.
Considerando o fragmento retirado do texto “A agenda de telefones é só uma gota no oceano de bites”, assinale a correta classificação do sujeito.
Composto.
Indeterminado.
Simples.
Oculto.
Inexistente.
Analise as orações abaixo e assinale a alternativa que apresenta a classificação CORRETA do sujeito de cada uma delas:
I. Eles adoecem (l. 14).
II. Somos seres domesticados (l. 53-54)
I. Sujeito simples; II. Sujeito oculto.
I. Sujeito simples; II. Sujeito simples.
I. Sujeito composto; II. Sujeito oculto.
I. Sujeito composto; II. Sujeito simples.
Considerando o fragmento adaptado “Eles decidiram fechar três dias por semana”, assinale a alternativa que apresenta a correta classificação do sujeito.
Composto.
Simples.
Indeterminado.
Inexistente.
Oculto.
A respeito da sentença “Tão cedo não te quero ver”, que ocorre no texto, pode-se afirmar que:
Trata-se de uma oração impessoal, sem sujeito.
É uma sentença de sujeito oculto.
É uma sentença de sujeito composto.
É uma sentença sem complemento verbal.
Não apresenta sujeito e nem complemento verbal.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Acerca da análise sintática da frase Ainda não conferi a minha nota (l.21), considere as assertivas que seguem:
I Os termos a minha nota configuram o objeto direto.
II. O sujeito do verbo conferi é oculto, uma vez que só pode ser identificado pela terminação verbal.
III. O predicado é classificado como verbo-nominal, uma vez que conferi é um verbo de ligação.
Está(ão) CORRETA(S):
As assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas I e II.
Apenas as assertivas II e III.
Apenas a assertiva II.
Considerando o fragmento adaptado do texto “Os produtos congelados costumam ser mais baratos”, o sujeito da oração é classificado como:
Simples.
Composto.
Oculto.
Indeterminado.
Inexistente.
Considerando-se o texto, assinalar a alternativa que indica a função sintática do termo sublinhado em “Os educadores notam-no sobretudo depois do confinamento”:
Sujeito oculto.
Parte integrante do verbo.
Objeto direto.
Objeto indireto.
Leia e analise os trechos a seguir:
I.Estes são os primeiros dados que mostram que a formação do microbioma afeta o risco de infecção.
II."Acho que é realmente fenomenal.
III.É incrível poder mostrar isso.
IV.Estou animado", disse Nigel Field.
Quanto ao processo de formação dos períodos acima, identifique a alternativa CORRETA.
O período II apresenta predicativo do sujeito; o III apresenta uma oração sem sujeito e a IV apresenta um sujeito oculto com um predicativo do sujeito.
Os períodos I, II e IV são compostos, formados por verbos de ligação e transitivos diretos. O período IV apresenta um predicativo do sujeito e um objeto direto.
Todos os verbos do período I são transitivos diretos, com os objetos diretos explícitos; em II e III, os verbos são de ligação com seus respectivos predicativos do sujeito explícitos.
O período I é formado por três verbos , sendo o primeiro um verbo de ligação com predicativo do sujeito e os dois seguintes verbos transitivos diretos. O período IV apresenta um verbo que, embora seja classificado como transitivo, aparece no contexto como intransitivo, não exigindo complemento verbal.
Sobre o sujeito da oração “O também psicólogo Marcos Ribeiro e a médica veterinária Fabieni Okiyama ressaltam o impacto da integração dos pets com seus tutores”, é correto afirmar que:
O sujeito é simples, com núcleo formado por dois elementos.
O sujeito é composto, com núcleos em “Marcos Ribeiro” e “Fabieni Okiyama”.
O sujeito é oculto, identificado pelo contexto da frase.
O sujeito é indeterminado, pois não há agente claro na oração.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Quanto à classificação do sujeito da oração sublinhada, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) “Bem sei, de outra parte, que de modo algum é comum [...]”. (Sujeito desinencial)
( ) “Quanto a mim, nem simpatizo com a repugnância acima aludida [...]”. (Sujeito oculto)
( ) “Muitas vezes pensei quão interessantemente podia ser escrita uma revista [...]”. (Sujeito elíptico)
E - C - E.
C - C - C.
E - E - C.
C - C - E.
Assinale a oração com sujeito oculto.
“Ela pode significar um salto rumo a um estado superior da hominização...”
“(...) os atuais africanos não perderam esse sentido materno da Terra...”
“(...) as civilizações começam a olhar para o seu passado...”
“Hoje estamos no coração de uma fenomenal crise planetária...”
“O terceiro eixo são os rituais.”
Na oração: “O mundo vai acabar, e certamente saberemos qual era o seu verdadeiro sentido.”, o sujeito do verbo “vai acabar” é:
Oculto, referindo-se a “nós”.
Indeterminado.
Simples, sendo “O mundo”.
Composto, formado por “O mundo” e “sentido”.
Inexistente, pois o verbo é impessoal.
Qual é a classificação do sujeito do verbo grifado no período abaixo?
“Samambaias e licófitas são duas linhagens de plantas que não produzem flores, frutos ou sementes.”
Disponível em: https://chc.org.br/artigo/terra-das-samambaias-gigantes/. Acesso em: 24 jan. 2025.
Simples.
Composto.
Oculto.
Indeterminado.
Leia atentamente a seguinte sentença:
"Faz tempo que se procuram soluções para o problema, mas poucas pessoas se dispõem a colaborar voluntariamente."
Assinale a alternativa que indica corretamente os tipos de sujeito da primeira e da segunda orações, respectivamente:
Sujeito indeterminado; sujeito composto.
Sujeito determinado; sujeito desinencial.
Sujeito inexistente; sujeito simples.
Sujeito oculto; sujeito indeterminado.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Para responder às questões 08 a 10, considere o fragmento do texto “O levantamento gerou expectativa” (l. 18).
Assinale a correta classificação do sujeito.
Simples.
Composto.
Indeterminado.
Oculto.
Oração sem sujeito.
No fragmento retirado do texto “O crescimento das iscas de ódio coincidiu com o aumento do pagamento por conteúdo”, o sujeito é classificado como:
Simples.
Composto.
Indeterminado.
Oculto.
Observe o trecho: "Somos empáticos. Não usamos o celular durante o treino na academia."Os sujeitos das duas orações são:
simples
indeterminado
oculto
inexistente
Em “Quando alguém fala em ‘normalizar’ alguma coisa em 2024” (1º§), o vocábulo destacado deve ser classificado, sintaticamente, como sujeito:
desinencial.
simples.
indeterminado.
composto.
inexistente.
No último parágrafo, a partir do segundo período, todos os verbos flexionados na terceira pessoa do plural, considerando-se o contexto, têm a seguinte classificação sintática para seus sujeitos:
Composto.
Indeterminado.
Desinencial.
Inexistente.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.