Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical,...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da prescrição gramatical, no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta referente a trechos do segundo parágrafo.

A

O período “a maior parte delas estavam atadas” não pode ser reescrito da seguinte maneira: “a maior parte delas estava atada”. Essa reescritura, além de conter erro de concordância, implica alteração do sentido original proposto pelo autor.

B

O período “não faltava à nossa dona o talento de as tornar definitivas” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “não faltava a nossa dona o talento de torná-las definitivas”.

C

No trecho: “O marido é que pecava por turbulento, excessivo, derramado, dando bem a ver que o cumulavam de favores, que recebia finezas inesperadas”, as três ocorrências da palavra cumprem a mesma função sintática.

D

No trecho: “faltava à nossa dona o talento de as tornar definitivas. O marido é que pecava por turbulento, excessivo, derramado”, os termos destacados, embora exerçam funções sintáticas distintas, expressam o mesmo nexo lógico-semântico.

E

O trecho “Sofia, para emendá-lo, vexava-o com censuras e conselhos, rindo” pode ser reescrito da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Sofia vexava-o com censuras e conselhos, rindo para emendá-lo”.