

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Os mais sofisticados possuíam diversos outros usos 'e incluíam gavetas e um assento na base'.
A expressão destacada trata-se de uma oração:
Assindética principal.
Subordinada substantiva subjetiva.
Coordenada sindética aditiva.
Subordinada reduzida de particípio.
A oração iniciada por ‘conforme’ (l.04) relacionada sintaticamente com a anterior, possui a nomenclatura de:
oração coordenada assindética.
oração subordinada substantiva subjetiva.
oração subordinada adverbial conformativa.
oração principal.
oração sem sujeito.
Ainda considerando o período composto, é CORRETO afirmar, quanto às orações que o compõem, que:

A oração (1) se classifica exclusivamente como uma oração coordenada assindética.
A oração (3) se classifica como oração subordinada substantiva predicativa.
A oração (3) se classifica como oração subordinada adjetiva restritiva.
A oração (2) se classifica como oração coordenada sindética alternativa.
A oração (2) se classifica como uma oração coordenada assindética.
No período composto “Foi buscar uma vassoura, caçou o rato pela sala, conseguiu encurralá-lo e liquidou-o sem maiores problemas”encontramos quatros orações coordenadas. As referidas orações podem ser classificadas, respectivamente, em:
oração coordenada assindética; oração coordenada assindética; oração coordenada assindética; oração coordenada sindética aditiva.
oração coordenada assindética; oração coordenada assindética; oração coordenada assindética; oração coordenada sindética adversativa.
oração coordenada assindética; oração coordenada sindética; oração coordenada assindética; oração coordenada sindética aditiva.
oração coordenada assindética; oração coordenada assindética; oração coordenada sindética; oração coordenada sindética aditiva.
Na primeira estrofe: “De repente do riso fez-se o pranto / Silencioso e branco como a bruma / E das bocas unidas fez-se a espuma / E das mãos espalmadas fez-se o espanto”, a oração destacada pode ser classificada como:
Oração coordenada sindética aditiva.
Oração subordinada substantiva.
Oração coordenada assindética.
Oração subordinada adjetiva restritiva.
Os recifes de coral cobrem apenas 0,2% do leito do oceano, 'mas fornecem habitat para mais de um quarto das espécies marinhas do planeta'.
A expressão destacada trata-se de uma oração:
Subordinada substantiva completiva nominal.
Coordenada sindética adversativa.
Coordenada assindética.
Oração principal.
Subordinada adjetiva explicativa.
No verso “ou a mente pode esconder”, temos uma oração:
Coordenada assindética.
Coordenada sindética explicativa.
Coordenada sindética alternativa.
Coordenada sindética conclusiva.
Na estrofe do texto “As estrelas dirão — Ai! nada somos, Pois ela se morreu silente e fria... E pondo os olhos nela como pomos, Hão de chorar a irmã que lhes sorria”. O verso grifado é uma oração:
Coordenada assindética.
Coordenada sindética explicativa.
Coordenada sindética aditiva.
Coordenada sindética conclusiva.
No período “Porque o vejo. Mas não penso nele”, a oração grifada é:
Coordenada assindética.
Coordenada sindética explicativa.
Coordenada sindética adversativa.
Coordenada sindética conclusiva.
Selecione a alternativa que representa as classificações sintáticas das orações de acordo com os códigos.
1 – 2 – 3 – 4 – 5
4 – 5 – 3 – 2 – 1
5 – 4 – 3 – 1 – 2
3 – 5 – 1 – 2 – 4
2 – 1 – 5 – 4 – 3
A parte sublinhada do período “O adolescente se apaixona pela primeira vez e geralmente se ilude no amor”, retirado do texto, corresponde a uma oração:
Coordenada sindética.
Coordenada assindética.
Subordinada substantiva.
Subordinada adjetiva.
Subordinada adverbial.
Analise: “Ele mencionou a ideia para os seus amigos e recebeu em resposta uma multidão de interessados.” E assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das orações.
Oração Coordenada Sindética Aditiva.
Oração Coordenada Sindética Conclusiva.
Oração Coordenada Sindética Adversativa.
Oração Coordenada Assindética.
No início dos anos 1300, uma linhagem da bactéria explodiu na Europa, 'causando a chamada Peste Negra'.
A expressão destacada trata-se de uma oração:
Subordinada reduzida.
Coordenada assindética.
Adjetiva restritiva.
Coordenada sindética.
Subordinada desenvolvida.
No trecho “Regularizada na década de 1960, por meio da Lei nº 4886/1965, ou Lei de Representação Comercial, a profissão de representante comercial hoje conta com instrumentos legais que regulam as atividades e trazem equilíbrio às relações entre empresas e representantes.”, o pronome “que” introduz uma oração
coordenada assindética.
coordenada sindética explicativa.
subordinada substantiva completiva nominal.
subordinada adverbial causal.
subordinada adjetiva restritiva.
O enunciado formulado a partir das informações da tira – Atualmente nós constatamos a humanização dos robôs e a robotização dos humanos. – está organizado em período
simples, com sujeito composto.
composto, com orações assindéticas.
simples, com predicado nominal.
composto, com orações subordinadas.
simples, com sujeito simples.
Em relação ao período e sua construção, assinalar a alternativa que apresenta a classificação CORRETA da oração coordenada sublinhada abaixo:
Márcio enviou a mensagem e ela já respondeu.
Assindética.
Sindética aditiva.
Sindética alternativa.
Sindética explicativa.
Considerando o texto 1, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) No trecho “[...] que, remunerado pelo Estado, exerce o papel [...]” (linhas 41-42), as vírgulas são usadas para isolar uma oração subordinada.
( ) O período “A Defensoria patrocina ações, garante a ampla defesa e o contraditório, contempla seus assistidos com o exercício dos direitos constitucionais” apresenta uma relação de parataxe.
( ) No período: “Segundo o Conselho Nacional de Justiça, o defensor dativo é o advogado que, remunerado pelo Estado, exerce o papel de defensor público [...]” linhas (41-42), o conectivo “segundo” representa uma condição para a ocorrência do fato seguinte.
( ) No período: “Atuar junto aos estabelecimentos policiais e penitenciários, assegurando à pessoa pobre, sob quaisquer circunstâncias [...]” (linhas 24-25), a expressão grifada é uma locução prepositiva e pode ser substituída sem prejuízo de sentido por ao lado de, mantendo a mesma coerência.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
V V F F
V F V F
V F F V
F V F V
F V V F
No período “O desmatamento e a expansão da agricultura alteraram o habitat desses animais e tornou-os um alvo de caça dos seres humanos, o que reduziu a sua população.”, a oração grifada é:
Coordenada assindética.
Coordenada sindética explicativa.
Coordenada sindética aditiva.
Coordenada sindética conclusiva.
Coordenada sindética alternativa.
Analise a sintaxe do seguinte período criado a partir de "Paraense de 18 anos cria tijolo de caroço de açaí":
A estudante refletiu sobre formas de ajudar a população local, no entanto, não dispunha de muitos recursos financeiros.
A respeito da correta classificação do período, assinale a alternativa correta:
Trata-se de uma oração coordenada assindética.
Trata-se de uma oração coordenada sindética conclusiva.
Trata-se de uma oração coordenada sindética adversativa.
Trata-se de uma oração subordinada substantiva subjetiva.
Trata-se de uma oração coordenada sindética alternativa.
No período do texto “Devo dizer que estou desolado com tudo isso, e lhe dou inteira razão.” A oração grifada é:
Coordenada sindética explicativa.
Coordenada sindética conclusiva.
Coordenada assindética.
Coordenada sindética aditiva.