

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em "se a mudança existe em mim, então é normal que os caminhos que eu sigo mudem comigo", temos um período composto por quatro orações. No que diz respeito à oração "que os caminhos...mudem comigo", é CORRETO afirmar que:
trata-se de uma oração subordinada substantiva completiva nominal.
trata-se de uma oração subordinada substantiva subjetiva.
trata-se de uma oração subordinada substantiva apositiva.
trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.
trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
“Ela informa que fatores genéticos e vivências precoces, como traumas na infância, favorecem o desenvolvimento do distúrbio.” (3º§) A oração sublinhada é classificada como oração subordinada substantiva
subjetiva.
objetiva direta.
objetiva indireta.
completiva nominal.
Isso acendeu o alerta vermelho no governo, 'que' tem prometido, a cada eleição, reduzir a imigração — legal e irregular — para o país.
O termo destacado na frase trata-se de:
Pronome relativo com função de sujeito.
Pronome relativo com função de adjunto adverbial.
Conjunção integrante com função de oração subordinada substantiva objetiva direta.
Conjunção integrante com função de oração subordinada adverbial reduzida de particípio.
Assinale a alternativa em que o termo em destaque exerce a mesma função sintática que o trecho sublinhado em “A influência mundial, a partir da experiência norte-americana, mostra que, desde o final do século 19 até o início do século 20, a Administração Pública era compreendida, a partir da tradição científica, como um espaço de execução, pelo Executivo, das políticas públicas definidas pela esfera política (HENRY, 1975).” (linhas de 1 a 6)
“Nesse momento, o foco era preparar os servidores públicos para atuar com profissionalismo na Administração Pública” (linhas de 6 a 8)
“Neste caso, a burocracia deveria atuar de forma apolítica ou imparcial baseada na profissionalização.” (linhas de 10 a 12)
“No Brasil, a criação de espaços de participação da sociedade civil na esfera pública ocorre por meio de audiências públicas e conselhos públicos, entre outros.” (linhas de 36 a 38)
“E, os servidores públicos eram preparados para executar as seguintes atividades-meio: orçamento, gestão de pessoas e organização.” (linha de 13 a 16)
“E, os servidores públicos eram preparados para executar as seguintes atividades-meio: orçamento, gestão de pessoas e organização.” (linhas de 13 a 16)
Releia este trecho do (12§), observando os fragmentos sublinhados.
"Estranho ofício é este de escrever. De toda crônica que publiquei na vida, houve sempre um leitor para achar que era a melhor e outro a pior que já escrevi. Crônica? Nunca a célebre definição de Mário de Andrade (sobre o conto) veio tão a propósito: crônica é tudo aquilo que chamamos de crônica. Rubem Braga, de quem se diz que jamais praticou outro gênero, o maior cronista brasileiro, é autor de alguns dos melhores contos de nossa literatura, sempre tidos e lidos como crônicas."
Sobre o trecho, foram feitas algumas afirmativas. Analise-as.
I. A oração “que era a melhor” é subordinada substantiva objetiva direta.
II. A expressão “o maior cronista brasileiro” exerce a função de um aposto.
III. O termo “sobre o conto” está entre parênteses, pois indica uma opinião.
IV. O trecho “a célebre definição de Mário de Andrade” contém uma ironia,
Estão corretas as afirmativas:
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
Ainda a respeito do enunciado “Quem acredita que a inteligência artificial (IA) pode remodelar a mente humana e criar mentes sintéticas teme que o ser humano esteja brincando de ser Deus.”, o trecho em destaque classifica-se como
Oração Coordenada Sindética.
Oração Subordinada Substantiva Subjetiva.
Oração Subordinada Adjetiva.
Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
No trecho “Segundo o porta-voz de Sunak, é necessário que os políticos ‘se concentrem nas questões mais preocupantes, baixar a inflação, diminuir o custo de vida, reduzir as filas’ hospitalares [...]” (7º parágrafo), a oração em destaque é um exemplo de subordinada:
substantiva objetiva direta
substantiva subjetiva
adjetiva explicativa
adjetiva restritiva
A primeira conjunção que (l.26) inicia uma oração:
Coordenada assindética.
Subordinada adverbial conformativa.
Coordenada sindética conclusiva.
Subordinada substantiva objetiva direta.
A respeito da oração subordinada destacada no 6° parágrafo do texto
.
O antropólogo Claude Lévi-Strauss revelou às Nações Unidas, por meio de um discurso proferido em 1959, que “a diversidade deve ser salva”, sugerindo que não se pode mais enxergar o indígena com os olhos dos conquistadores.
o conectivo QUE introduz uma oração subordinada adjetiva explicativa.
o conectivo QUE introduz uma oração subordinada substantiva apositiva.
o conectivo QUE introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
o conectivo QUE introduz uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.
Leia com atenção o período a seguir:
Tenho certeza de que ele é capaz de vencer todos os desafios.
Qual a classificação correta da oração subordinada acima?
Substantiva objetiva direta.
Substantiva completiva nominal.
Substantiva apositiva.
Substantiva predicativa.
No trecho “Não há ninguém na praia, que resplende ao sol.”, a oração destacada classifica-se como:
Adjetiva explicativa.
Adjetiva restritiva.
Substantiva objetiva direta.
Substantiva objetiva indireta.
Adverbial causal.
Como se classifica sintaticamente a oração grifada no trecho abaixo, tendo em vista sua relação com a oração indicada entre os colchetes?
“E dá-me vontade de dizer-lhe: — A senhora, D. Camila, [amou tanto a mocidade e a beleza], que atrasou o seu relógio, a fim de ver se podia fixar esses dois minutos de cristal.”
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Uma senhora. In: Histórias sem data. Disponível em: http://machado.mec.gov.br/obra-completalista/itemlist/category/24-conto.
Oração coordenada assindética
Oração coordenada sindética conclusiva
Oração subordinada substantiva objetiva direta
Oração subordinada adjetiva explicativa
Oração subordinada adverbial consecutiva
Em “Entende-se que o reconhecimento gera engajamento e atuação em benefício do desenvolvimento do setor no Brasil” (5º parágrafo), a oração destacada pode ser classificada como:
principal
subordinada substantiva subjetiva
subordinada substantiva objetiva direta
subordinada substantiva objetiva indireta
Em “[...] é tentado a supor que o português é aqui desusado” (1º parágrafo), a oração destacada classifica-se como:
principal
subordinada adjetiva restritiva
subordinada adverbial concessiva
subordinada substantiva objetiva direta
Leia as passagens retiradas do Texto II:
I- “‘Por mais que a gente tivesse biblioteca, não contávamos ainda com o PNLD [Programa Nacional do Livro Didático] Literário, que garantiria obras a todos os alunos. Isso era um entrave’, diz”.
II- “Com isso, Michelli propôs uma discussão que partiu de uma reportagem sobre artistas plásticos que fizeram diversas pinturas nas casas de uma comunidade no méxico, ação que colaborou para melhorar a segurança das pessoas.”
Assinale a alternativa que apresenta a correta identificação das orações anteriormente destacadas, respectivamente.
Oração subordinada substantiva subjetiva e oração subordinada adjetiva explicativa.
Oração subordinada adjetiva restritiva e oração subordinada adjetiva explicativa.
Oração subordinada adjetiva explicativa e oração subordinada adjetiva restritiva.
Oração subordinada substantiva objetiva direta e oração subordinada adverbial consecutiva.
O verso “É preciso estar atento e forte, não temos tempo de temer a morte” corresponde a uma oração
subordinada adverbial temporal.
coordenada assindética.
subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo.
subordinada substantiva subjetiva objetiva direta.
"Lembro-me de que ela só comprava sapatos caros".
A oração sublinhada é:
Subordinada substantiva objetiva direta.
Subordinada substantiva objetiva indireta.
Subordinada substantiva predicativa.
Subordinada substantiva subjetiva.
A oração ‘Não esqueça que, além das oito horas de trabalho, cada dia tem oito horas para se divertir’ (linhas 16 e 17) é classificada como subordinada substantiva objetiva indireta.
Certo
Errado
A oração sublinhada no período abaixo classifica-se como: “Conceição Evaristo me ensinou que os sonhos são águas que correm fora do rio do tempo”.
Coordenada sindética adversativa.
Subordinada substantiva objetiva indireta.
Subordinada substantiva objetiva direta.
Subordinada substantiva predicativa.
Subordinada adverbial causal.
Leia a oração a seguir:
“Grande parte dos arqueólogos admite que o amendoim é um alimento básico para algumas culturas”.
Assinale a alternativa correta quanto ao fragmento classificado como oração subordinada substantiva objetiva direta
“Grande parte dos arqueólogos admite”.
“que o amendoim é um alimento básico para algumas culturas”.
“Grande parte dos arqueólogos admite que”.
“o amendoim é um alimento básico para algumas culturas”.