

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A vírgula destacada em “Alguns anos atrás, coisa de duas décadas, a gente tinha grandes atores que participavam da comunicação política:” foi empregada para:
Separar orações coordenadas assindéticas.
Isolar adjunto adverbial de tempo invertido.
Separar oração principal da subordinada.
Separar oração coordenada assindética da sindética.
Isolar termos explicativos.
Olhe e leia o desenho na camiseta abaixo:

COROE DO FOGO ENCANTADO. ------
On-line: https://cordeldofogoencantado.combr/ Acesso: 11 abr. 2018.)------
Cada palavra ou expressão verbal do desenho corresponde a um número de 1 a 7. Qual sequência numérica geraria uma combinação não prevista pela sintaxe da língua portuguesa?
1-2-3-4-5-6-7.
1-3-2-4-5-6-7.
2-3-1-4-7-6-5.
1-2-3-6-7-4-5.
1-3-2-6-7-4-5.
“Dentro de casa, onde tudo deveria começar, onde se deveria fazer todo dia o aprendizado do belo (...)”.
Assinale a alternativa que justifica corretamente as vírgulas nessa frase :
Separar orações coordenadas assindéticas.
Separar vocativo.
Separar adjunto adverbial deslocado e oração adverbial.
Separar oração explicativa.
Leia o trecho a seguir, retirado de uma notícia real.
No Twitter, Nunes classificou a operação como uma "experiência marcante, porém, transformadora". Antes da publicação na noite de terça-feira, a última postagem dele havia sido em 29 de fevereiro. No primeiro post após a operação, ele cita o provérbio "Quem com porcos andam farelos comem" (sic).
Disponível em: <http://www.jornalfloripa.com.br/noticia.php?id=3017353>. Acesso em: 12/03/2016.
A expressão (sic) é usada para indicar que a citação está reproduzida exatamente como foi feita originalmente, por errada ou estranha que seja. Nesse trecho, (sic) foi empregada porque há um erro de:
pontuação no trecho, pois uma vírgula deveria ter sido usada depois de andam.
sintaxe no texto, pois a forma verbal comem não apresenta sujeito explícito.
concordância no trecho citado, pois as formas andam e comem deveriam estar no singular.
colocação no texto, pois o objeto direto de comem aparece anteposto ao ser verbo.
acentuação gráfica no trecho, pois a palavra farelos deveria ter sido acentuada.
Assinale a alternativa em que há inversão da ordem sintática regular da frase em português.
“Tem um sobrando aí atrás.”
“Quem é que entrou por último?”
“Salte o último a entrar.”
“Um vai ter que sair.”
“Ainda tem um sobrando.”
Um texto jornalístico traz como manchete-resumo o seguinte texto: “Nos países pobres, nada menos que 26 companhias de telefonia foram colocadas à venda ao longo dos três últimos anos.”
Sobre esse segmento, a afirmação correta é:
a expressão “nada menos” mostra indignação;
a vírgula após o adjunto “nada menos” é obrigatória;
o numeral 26 deveria ter sido grafado “vinte e seis”;
a expressão “ao longo de” mostra que o processo ainda continua;
o texto se encontra em ordem inversa.
Em relação à expressão "grandes líderes" no fragmento (linhas 3 a 5)
"Se no passado os rastros dos grandes líderes deixavam-se ver nas trilhas abertas para libertar seus países da opressão e da miséria, hoje seus passos são pouco visíveis", é correto afirmar que
a ordem de seus termos não altera o sentido da expressão
a palavra "grande", por ser um adjetivo, não poderia ocupar outra posição.
a regência nominal do termo "rastros" exige a anteposição do adjetivo.
a mudança na ordem dos seus termos afetaria o sentido da expressão.
a expressão apresenta uma impropriedade de colocação em relação à norma culta.
Ao deslocarmos a expressão Na alta temporada, usada em 'Na alta temporada, os pacotes podem custar o dobro." (linhas 11/12), a frase que apresenta desvio sintático-semântico é:
Os pacotes, na alta temporada, podem custar o dobro.
Os pacotes podem, na alta temporada, custar o dobro.
Os pacotes podem custar o dobro na alta temporada.
Os pacotes podem custar o, na alta temporada dobro.
Os pacotes podem custar, na alta temporada, o dobro.
Ao deslocarmos o fragmento para abocanhar seu voto, usado em "Reclamei da enormidade que o governo gastou em propaganda ufanista durante o período olímpico, para abocanhar seu voto."(5º parágrafo), a frase que apresenta desvio sintáticosemântico é:
Reclamei da enormidade que o governo gastou, para abocanhar seu voto, em propaganda ufanista durante o período olímpico.
Reclamei da enormidade que o governo gastou em propaganda ufanista, para abocanhar seu voto, durante o período olímpico.
Reclamei da enormidade que, para abocanhar seu voto, o governo gastou em propaganda ufanista durante o período olímpico.
Para abocanhar seu voto, reclamei da enormidade, que o governo gastou em propaganda ufanista durante o período olímpico.
Reclamei para abocanhar seu voto, da enormidade que o governo gastou em propaganda ufanista durante o período olímpico.

Em relação ao texto da questão anterior, é incorreto afirmar que
a palavra "felicidade"(l.7) está sendo utilizada no sentido de sucesso.
o uso da preposição "da" antes de "felicidade"( l.7) deve-se à regência do verbo "depender"( l.9).
"em que"(l.8) corresponde por na qual.
a forma verbal "vão"(l.9) está no plural para concordar com o sujeito composto: "profundidade, força e complexidade dos resultados".
a palavra "imprevisível",(l.8) pela inversão sintática, funciona como substantivo.