

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A ordem canônica da língua portuguesa organiza-se, preferencialmente, na sequência sujeito–verbo–complementos, favorecendo clareza e previsibilidade sintática. Contudo, textos literários, jornalísticos e argumentativos recorrem frequentemente à inversão dessa ordem como recurso expressivo, seja para conferir ênfase, seja para adequar o ritmo do enunciado ou destacar determinado termo. Tal inversão não compromete a correção gramatical, mas altera o foco informacional da frase.
Assinale a alternativa em que a ordem indireta foi empregada sem prejuízo sintático ou semântico, com finalidade expressiva adequada.
Realizaram os alunos a prova difícil.
Difícil foi a prova realizada alunos.
Os alunos realizaram a prova difícil.
A prova difícil alunos realizaram.
Assinale a frase que apresenta estrutura em ordem sintática inversa.
Estava cansada de esperar.
O osso a patroa ia jogar fora.
Estava feliz, apesar do cansaço.
Sentiu uma mágoa imensa.
E haveria de se tornar um homem.
Assinale a opção em que se percebe uma frase em ordem inversa.
Fui aos alforjes, tirei um colete velho.
Se não bastavam duas moedas.
Examinei-lhe a roupa.
Tirei-a, vi-a reluzir à luz do sol.
Entrou a falar ao jumento de um modo significativo.
Um dos itens de programa de Língua Portuguesa aborda a ordem direta e a inversa das frases de nossa língua.
A seguinte a frase do TEXTO 3 exemplifica a ordem inversa:
Sergipe é o menor dos estados brasileiros.
O estado de Sergipe fica na região Nordeste entre os estados da Bahia e de Alagoas.
A partir daí começou a desenvolver sua economia muito baseada na produção agrícola.
O nome do estado é uma homenagem a um dos rios.
O Rio Sergipe, que recebeu esse nome dos índios que habitavam a região,
Conhecimentos sobre aspectos morfossintáticos e/ou ortográficos da língua portuguesa são fundamentais para uma boa compreensão da estrutura do idioma.
Sobre eles, é possível afirmar que, na tirinha,
a utilização de hífen na palavra “bem-estar”, no terceiro quadrinho, justifica-se porque o prefixo “bem” sempre é utilizado com hífen, exceto em compostos nos quais “bem” aglutina-se com o segundo elemento.
no período “deviam dar casa, trabalho, proteção e bem-estar aos pobres”, no terceiro quadrinho, há a presença de um sujeito desinencial.
o uso da ênclise em “escondê-los”, no quarto quadrinho, justifica-se porque a oração está em ordem inversa, iniciando pelo objeto direto.
no período “Quando eu vejo um pobre fico com o coração apertado”, no segundo quadrinho, há uma oração subordinada substantiva subjetiva.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Sobre a estruturação do pensamento “Nasce um otário acada minuto.”, de Barnum, analisar os itens abaixo:
I. Temos um predicado verbo-nominal.
II. Temos um verbo intransitivo.
III. Temos um sujeito simples: “um otário”.
IV. Temos uma oração em ordem inversa.
Estão CORRETOS:
Somente os itens I e II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens I, III e IV.
Somente os itens II, III e IV.
Na oração "Aos pais pediu um skate a menina", a ordem inversa coloca o sujeito no final da oração, enfatizando o destinatário da ação e criando uma estrutura sintática menos comum, mas gramaticalmente correta.
Certo
Errado
Do ponto de vista da sintaxe, sobre o período: “Aqui em casa pousou uma esperança”, pode-se afirmar que:
I. Está escrito em ordem inversa/indireta.
II. O verbo é intransitivo.
III. uma esperança tem a função de objeto direto.
Apenas a proposição I está correta.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas as proposições II e III estão corretas.
Estão corretas as proposições I, II e III.
A oração “No site do CRMV‑MT são disponibilizados vários documentos” (linhas 1 e 2) está escrita na ordem inversa do discurso, uma vez que o sujeito aparece depois do predicado.
Certo
Errado
Considerando aspectos morfossintáticos, vemos que predomina, no Texto 1, a ordem direta dos enunciados, com sujeito antecedendo o predicado. Entretanto, quando o autor deseja realçar o predicado, a ordem se inverte. Por exemplo, está na ordem invertida, com sujeito posposto, o trecho:
“No caso das comunidades de imigrantes e das comunidades remanescentes, seu futuro é incerto.”
“E o conjunto de países de língua oficial portuguesa não encontrou ainda os rumos para ações coletivas e compartilhadas”.
“O país tem tido, ao longo de século e meio, grandes dificuldades para reconhecer sua “cara linguística”.
“Com esse contingente de falantes, está entre as dez línguas mais faladas no mundo.”
“Nos países africanos e no Timor Leste, estará sempre presente, como foco de relativa tensão, o estatuto das demais línguas nacionais”.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A ordem direta da oração, em português, é construída seguindo a estrutura SUJEITO, VERBO, COMPLEMENTO VERBAL e, caso haja, ADJUNTO ADVERBIAL.
Assinale a alternativa que transpõe a sexta estrofe do texto para a ordem direta, respeitando o sentido original e as regras de pontuação.
Eu vou tocando os dias como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou pela longa estrada, eu sou estrada.
Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias, eu vou pela longa estrada, estrada eu sou.
Os dias eu vou tocando como a boiada é levada pelo velho boiadeiro pela longa estrada, eu vou, estrada, eu sou.
Eu sou estrada e vou pela longa estrada; como um velho boiadeiro. Eu vou levando a vida e tocando a boiada.
Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias – pela longa estrada – eu vou; estrada eu sou.
A vírgula utilizada após “Marilize Ana Stolarski” (linha 2) deveria ser suprimida, uma vez que não se pode separar o sujeito do verbo por vírgula, em ordem direta ou inversa.
Certo
Errado
Na sintaxe da Língua Portuguesa, os termos da oração normalmente encontram-se na ordem direta, ou seja, Sujeito + Verbo + Complementos (SVC), o que não impede que outras sequências sejam utilizadas, dependendo do efeito pretendido pelo emissor da mensagem. Um exemplo em que a sequência dos termos dispõem-se de maneira diversa da ordem direta está na opção:
“A pesquisa comprovou que o contágio acompanha aqui a curva de frequência analagmática.”
“Darrel Huff abriu o caminho da fantasia com seu How to Lie with Statistics.”
“Subiu de um centésimo a cotação do ouro.”
“Esse anjo de Albert voa pensativo do 1 ao 2, do 2 ao 3, do 3 ao 4.”
“Em boca fechada não entra mosca.” (ditado popular)
Sobre a estruturação desse pensamento, assinalar a alternativa CORRETA:
A oração está na ordem direta e o sujeito é “mosca”.
A oração está na ordem direta e o sujeito é “boca fechada”.
A oração está na ordem inversa e o sujeito é “mosca”.
A oração está na ordem inversa e o sujeito é “boca fechada”.
Questão 60 Leia atentamente o enunciado a seguir:
O diagrama recebeu a aprovação da Diretoria Executiva. Após ser persistentemente debatido.
Sobre esse enunciado, analise as afirmativas a seguir.
I. Traz um problema de fragmentação frasal, o que pode dificultar a sua compreensão.
II. Traz um problema de inversão da ordem direta, que deve manter a seguinte estrutura: sujeito, verbo e complemento.
III. Pode ser reescrito, sem prejuízo de sentido, da seguinte maneira: “Após ser persistentemente debatido, o diagrama recebeu a aprovação da Diretoria Executiva”.
IV. Para eliminar o problema de fragmentação frasal, é necessário tão somente eliminar o ponto final entre as orações.
Está correto o que se afirma apenas em
I e IV.
II e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A tradição gramatical aborda de forma pouco aprofundada a inversão da ordem SV (sujeito – verbo) para a VS (verbo – sujeito). Trabalhemos, portanto, com o subtítulo do texto, que nos informa: Indústria de concursos e de consultórios gramatiqueiros faz mal à língua. Promovidas algumas alterações na ordem e na estrutura desse enunciado, escolha a alternativa que esteja redigida de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Podem fazer mal à língua a indústria de concursos e de consultórios gramatiqueiros.
Pode fazer mal à língua os consultórios gramatiqueiros e a indústria de concursos.
Faz mal à língua as indústrias dos concursos e dos consultórios gramatiqueiros.
Fazem mal à língua a indústria de concursos e de consultórios gramatiqueiros.
Faz mal à língua a indústria de concursos e os consultórios gramatiqueiros.
Analise o excerto a seguir: “O Japão baniu a escravidão oficialmente em 1590, [...]” (5º§). Assinale a alternativa em que a reestruturação do enunciado na ordem indireta provoca alteração sintático-semântica.
Oficialmente, o Japão baniu a escravidão em 1590 [...]
A escravidão, o Japão baniu, em 1590, oficialmente [...]
O Japão, em 1590, a escravidão baniu oficialmente [...]
Oficialmente, em 1590, a escravidão baniu o Japão [...]
A vírgula foi usada com a mesma função: indicar a inversão das orações subordinadas adverbiais, EXCETO em:
Capturada pela imensidão do momento, outra vez olhei para cima e vi meu pai.
Na primeira delas, estou em seus ombros, no meio de uma multidão que cantava, pulava e festejava.
Se fechar os olhos, posso sentir a temperatura e a textura de sua mão na minha.
Subindo a rampa, lembro de ver, lá bem longe e já no topo, uma abertura para o céu.
Há inversão da estrutura da oração, nos versos, EXCETO em:
A flor que desabrocha ao romper d'alva.
Do tamarindo a flor abriu-se, há pouco.
Do tamarindo a flor jaz entreaberta.
Correm perfumes no correr da brisa.
Meus olhos outros olhos nunca viram.
Assinale a opção que apresenta a frase que dispõe os termos em ordem direta.
Um poema nasce quando uma ansiedade encontra uma técnica.
Se queres escrever, escolhe um argumento de acordo com a tua capacidade.
É a cultura alguma coisa que se possa salvar?
Pessoas que fracassaram na literatura e na arte são os críticos.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.