

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considere o excerto a seguir para responder às questões 2 e 3:
“Conduzir trabalhos científicos focados em cachorros é uma forma importante de aprimorar as discussões sobre a saúde e o bem-estar desses animais. No entanto, vale ressaltar que esses resultados são válidos no contexto do Reino Unido, como constatam os autores da pesquisa, em nota.”
As palavras “desses” e “no” são classificadas gramaticalmente como contrações. Isso porque cada uma delas envolve duas palavras contraídas em uma só forma. No primeiro caso, uma palavra de uma classe gramatical “X” é contraída com um pronome demonstrativo. No segundo caso, outra palavra da mesma classe gramatical “X” é contraída com um artigo definido. Essa classe gramatical denominada “X” é:
conjunção.
pronome.
preposição.
substantivo.
pronome.
O pronome ESSE, em relação ao espaço, é usado para se referir a objetos que estão perto de quem fala. Por exemplo: ESSA sala está quase cheia (a pessoa que fala se encontra no local).
Certo
Errado
Releia o trecho abaixo e observe o termo destacado.
“Você precisa ter mecanismos mais ágeis para incorporar tecnologias. Se hoje um registro de produtos demora sete ou dez anos para acontecer, isso significa que a gente está abrindo mão de novas tecnologias, que geram menos impactos e estariam disponíveis caso esse processo fosse mais rápido.”
Com relação ao emprego dos pronomes em situações de coesão e clareza, avalie as assertivas abaixo.
I. Os pronomes anafóricos referem-se a algo que já foi mencionado no texto.
II. Os pronomes catafóricos antecipam a menção de algo que será apresentado.
III. O pronome relativo “que” assume função anafórica quando introduz uma oração subordinada que se refere a algo mencionado.
IV. Os termos “aquele” e “este”, diferentemente dos pronomes anafóricos e catafóricos, não têm a função de estabelecer relações de referência.
É correto o que se afirma em
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Os pronomes são uma classe gramatical que tem capacidade de expressar noções de lugar, tempo, modo, dúvida, negação, intensidade e afirmação. São exemplos de pronomes em língua portuguesa: “antigamente”, “hoje” e “muito”.
Certo
Errado
Algumas palavras da língua portuguesa podem pertencer a diferentes classes gramaticais, dependendo do contexto em que são empregadas. É o que ocorre com a forma "a", que pode apresentar-se como artigo, pronome ou preposição. No texto em análise, temos o trecho "Mas quando foi que a política começou a ficar tão dividida, a ponto de a que vivemos hoje ser considerada uma guerra ideológica?" em que encontramos esta forma três vezes. Sabendo disso, assinale a alternativa que identifica a classe gramatical das três ocorrências do "a" grifadas no trecho fornecido, respectivamente.
Preposição, preposição, preposição.
Preposição, preposição, pronome.
Preposição, pronome, pronome.
Pronome, preposição, preposição.
Pronome, preposição, pronome.
No trecho “O senhor pensa que só porque o deixaram morar neste país pode logo ir fazendo o que quer?”, a palavra “neste” é classificada como um:
Verbo.
Advérbio.
Adjetivo.
Pronome.
Os trechos a seguir foram retirados do texto. Assinale aquele que possui a associação INCORRETA quanto à classificação do emprego das classes de palavras.
“[...] era um motivo que eu respeitava, [...]” (2º§) – artigo.
“Nas entrelinhas do que escreveu, estava lá: me dê um tempo.” (2º§) – pronome.
“[...] aquela gota de esperança que ela deixou pingar sobre mim, me machucou ainda mais hoje.” (10º§) – verbo.
“[...] felicidade plena, aguardando, não desesperadamente, mas sim que inevitavelmente ela apareça; [...]” (13º§) – preposição.
Considere os termos sequencialmente elencados: “[...] colos, cafunés, filhos, mimos, conselhos e broncas.” (1º§). É correto afirmar que todos eles, à exceção da conjunção “e”, têm em comum o fato de serem:
Dissílabos.
Pronomes.
Paroxítonos.
Substantivos.
A palavra “próximos” (l. 27) é classificada como:
Pronome.
Adjetivo.
Advérbio.
Conjunção.
Preposição.
Assinale a alternativa que apresenta a relação adequada entre o termo destacado no fragmento e a classe de palavras correspondente:
“O erro está na placa que indica os serviços de reforma e ampliação no bloco administrativo do local” (1º§) – adjetivo.
“Uma placa afixada na entrada da Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento” (1º§) – pronome.
“AAIFA é administrada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública” (1º§) – verbo.
“a obra é executada com recursos federais” (1º§) – interjeição.
“Placa com erro ortográfico em obra pública chama atenção de internauta” (título) – numeral.
Analise o trecho: “— Crás! Crás! Quem disse que não tenho voz? Crás! Crás! Crás! “ Marque a alternativa que apresenta a classe gramatical do vocábulo “Crás”, nesse contexto:
conjunção.
interjeição.
preposição.
pronome.
A Morfologia é a parte da gramática que estuda as palavras, desde a sua estrutura e formação até as suas formas de flexão, organizando-se, assim, em categorias, conhecidas como classes de palavras. Logo, a partir dessa definição, analise a correlação termo destacado/ função morfológica entre parênteses para assinalar a alternativa correta.
“[...] elaboração de uma nova política linguística para si [...]”. [linhas 7 e 8] (substantivo)
“Uma observação cuidadosa e honesta dos fatos nos mostra que [...]”. [linha 22] (pronome)
“É o que tem ocorrido ultimamente com certa discussão em torno da língua.” [linha 6] (pronome)
“[...] superando os efeitos deletérios de uma situação ainda muito mal resolvida entre nós. [linha 8] (adjetivo)
“[...] foi uma questão minúscula que, a partir de uma grosseira simplificação dos fatos, acabou por tomar corpo [...]”. [linhas 19 e 20] (conjunção)
Nas sentenças “Ela quis segui-las” e “Acionou suas antenas”, os termos em destaque podem ser classificados, respectivamente, como
pronome pessoal do caso reto; pronome pessoal do caso reto; e pronome demonstrativo.
pronome oblíquo tônico; pronome oblíquo átono; e pronome possessivo.
pronome oblíquo tônico; pronome oblíquo átono; e pronome demonstrativo.
pronome pessoal do caso reto; pronome oblíquo átono; e pronome adjetivo.
pronome pessoal do caso reto; pronome oblíquo tônico; e pronome possessivo.
Na frase "Meu eu sempre está em busca de algo", o termo "eu" é um exemplo de substantivação, transformando-se de um pronome pessoal do caso reto em um substantivo.
Certo
Errado
Assinale a alternativa em que o pronome destacado foi corretamente empregado.
Nós nos olhávamos com curiosidade.
Eu se cansei de esperar.
Este casaco é para eu?
Não há segredos entre eu e você.
Guilherme pediu para mim buscar o carro.
Em relação à morfologia, quando nos referimos aos pronomes, afirmamos que eles podem ser classificados em: pessoal, reto, oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido, interrogativo e relativo.
Certo
Errado
No trecho “Doses muito altas do remédio podem ser maléficas para o corpo”, as palavras sublinhadas são, respectivamente:
Adjetivo – preposição.
Advérbio – preposição.
Adjetivo – artigo.
Substantivo – pronome.
Preposição – adjetivo.
Considerando o fragmento “Não se enjoava de si, dispunha de mais de uma maneira de se declarar”, assinale a alternativa que apresenta a classe gramatical que NÃO se encontra no trecho.
Advérbio.
Numeral.
Conjunção.
Pronome.
Verbo.
Em primeiro lugar, é nossa curiosidade humana básica. Queremos saber do que somos feitos. (L.12-13)
No período acima, há
um pronome.
dois pronomes.
três pronomes.
quatro pronomes.
cinco pronomes.
Com base no texto “O que é administração financeira e por que as crianças devem aprender”, analise as afirmativas a seguir:
I. Em: “Essa modalidade de administração é interessante e muito vantajosa, pois possibilita que todo investimento com o capital seja feito de forma bem racional e otimizada [...]”, há apenas dois pronomes.
II. Em: “A criança que aprende administração financeira irá crescer bem mais consciente, consequentemente, na fase adulta, esse indivíduo vai consumir de forma mais responsável.”, o trecho destacado possui função adjetiva.
Marque a alternativa correta:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
As duas alternativas são falsas.