

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre representantes das escolas literárias, relacione a coluna I com a coluna II e marque a alternativa correta.
COLUNA I.
A- Gregório de Matos Guerra.
B- Tomás Antônio Gonzaga.
C- Gonçalves Dias.
D- Machado de Assis.
E- Cruz e Sousa.
COLUNA II.
1- Arcadismo.
2- Realismo.
3- Simbolismo.
4- Romantismo.
5- Barroco.
A (5) – B (1) – C (4) – D (2) – E (3).
A (3) – B (1) – C (4) – D (2) – E (5).
A (4) – B (1) – C (5) – D (2) – E (3).
A (1) – B (3) – C (5) – D (2) – E (4).
Está correta a redação do seguinte comentário a respeito do escritor Machado de Assis:
Não falta, na sucessão de episódios que perpassam as Memórias póstumas de Brás Cubas, desejos vivazes e complexas contradições.
Os valores da vida moderna, onde estavam em voga à época em que escrevia Machado de Assis, são retratados com escárnio por seus personagens principais.
Os romances machadianos costumam retratar uma questão recorrente no imaginário brasileiro: a oscilação entre a ambição de grandeza máxima e a impotência de um país periférico.
O brasileiro conforme visto por Machado de Assis, alia uma simpática familiaridade para com os outros à uma falta de interesses verdadeiramente coletivos.
No romance Memórias póstumas de Brás Cubas, os aspectos cômicos tratam-se de reiterações deliberadas de aspectos autoritários da parte do personagem principal.
Acerca das características dos períodos da literatura brasileira, assinale a alternativa incorreta:
A primeira escola literária a registrar um movimento genuinamente brasileiro foi o Romantismo.
O Realismo brasileiro começa em 1881, com a publicação de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de José de Alencar.
Temas sociais, urbanos e cotidianos são trazidos pelos escritores do período conhecido como Realismo.
O Naturalismo tem como uma de suas obras mais conhecidas “O Mulato”.
A principal expressão do romance de 30 encontra-se no regionalismo nordestino representado por escritores. Esse gênero narrativo também teve bastante relevância em outro movimento literário. Considerando-se o contexto apresentado, assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o movimento literário, a obra e seu autor.
Realismo – Esaú e Jacó – Machado de Assis
Romantismo – O Guarani – José de Alencar
Romantismo – A Moreninha – Joaquim Manuel de Macedo
Naturalismo – O Cortiço – Aluísio Azevedo
Romantismo – Inocência – Visconde de Taunay
“Culto da razão; repúdio dos adornos barrocos, considerados inúteis (inutiliza truncat); a representação de uma vida simples, em harmonia com a natureza (locus amoenus); a fuga dos centros urbanos (fugere urbem) para a bucólica paisagem campestre; a adoção de pseudônimos pastoris para garantir a verossimilhança do “fingimento poético”; o objetivo de gozar o momento presente (carpe diem); a valorização de uma vida transcorrida sem grandes sobressaltos, paixões, ou desejos ardentes (aurea mediocritas); a crença no estoicismo, escola filosófica grega que pregava que o ser humano deveria buscar a serenidade e a calma, mesmo diante das dores, da morte e da tristeza; o uso de referências da mitologia clássica; a escrita de versos curtos, que também pudessem ser cantados, com linguagem simples”.
Estas são características do:
Romantismo.
Arcadismo.
Realismo.
Simbolismo.
O Realismo, no Brasil, dá enfoque ao______, ao seu cotidiano e à______. Assim, por meio de uma linguagem simples e_______, as obras são ricas na descrição de detalhes - características que visam aproximar o leitor o mais possível da_______.
Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas, sobre as características do Realismo, no Brasil.
homem, crítica social, objetiva, realidade
meio social, liberdade de expressão, subjetiva, realidade
homem, vida burguesa, subjetiva, utopia
Nenhuma das alternativas.
“Sem dúvida, a conversão de união estável em casamento lidera os atendimentos. Somente no mês de julho, até o dia 13, foram regularizadas a situação civil de 74 casais. Em junho, o número de atendimentos para esse tipo de serviço chegou a 356. Em maio foram 421 e em abril foram contabilizadas 369 conversões em casamento. O segundo serviço mais procurado é o divórcio. Os dados mostram que depois do número de casais que buscam a Justiça itinerante para formar uma família, a separação também atinge a população.”
(Disponível em: https://www.tjms.jus.br/noticia/59697. Acesso em: 19/07/2021.)
Ainda que a literatura não seja uma cópia fiel da realidade, é possível notar presença de verossimilhança em textos literários. Pode-se afirmar que a sociedade e suas relações humanas conturbadas – situação exemplificada no fragmento anterior – foram retratadas com grande ênfase e aproximação da realidade sem o “jogo de aparências”, tendo em vista as características do Realismo, em:
“Grande sertão: Veredas” de Guimarães Rosa, romance que traz reflexões acerca das experiências amorosas vividas por Riobaldo e Diadorim.
“Dom Casmurro” de Machado de Assis, narrativa que apresenta um ciúme patológico seguido de uma situação conjugal não resolvida.
“Senhora” de José de Alencar, cujo narrador defunto tenta refazer a história de sua vida recordando seus constantes desencontros amorosos.
“Iracema” de José de Alencar em que há retratação das relações de união amorosa contrária aos parâmetros da época entre uma indígena e um português.
De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto IV.
Realismo, marcado por um objetivismo e um apego à forma e pela reflexão sobre a realidade social (neste caso, a indígena).
Romantismo (primeira fase), caracterizado pelo compromisso nacionalista e pela busca por uma identidade linguística que distanciasse a realidade brasileira da portuguesa.
Romantismo (segunda fase), em que se verificam excessos sentimentalistas, como um saudosismo exacerbado, e uma estética rígida.
Arcadismo, evidenciado pela simplicidade do poema, em que o autor recorre a elementos da natureza, configurando o que se chama de bucolismo.
Simbolismo, com predominância de uma vagueza na linguagem, em que as questões psicológicas das personagens ganham prioridade.
O poeta Francisco Antônio de Carvalho Júnior, um dos destaques da poesia brasileira da fase realista, é o autor desse poema cujo título expressa uma atmosfera de
noite ou escuridão.
claridade ou luz clara.
obscuridade ou negrume.
crepúsculo ou alvorecer.
Das proposições abaixo, quais apresentam características do Realismo brasileiro:
I- Objetividade
II- Subjetividade
III- Idealização feminina
IV- Mal do século
V- Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social
VI- Abordagem psicológica das personagens como composição da realidade que veem.
São características do Realismo brasileiro as proposições:
I ,II , III
I, V e VI
I, III, V e VI
II, III, IV e V
I, IV e VI
Sobre o Realismo é INCORRETO afirmar que:
O Realismo é a escola literária que analisa a realidade. Tem origem, na França e, no Brasil, surge depois do Romantismo e antes do Simbolismo, compreendendo os anos 1881 a 1893 - o mesmo período em que o Naturalismo e o Parnasianismo também ocorreram. Marcado pelo objetivismo, pela veracidade e pela denúncia social, o Realismo brasileiro tem início com a obra de Machado de Assis “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, publicada em 1881.
O Realismo no Brasil dá enfoque ao homem, ao seu cotidiano e à crítica social. Assim, por meio de uma linguagem simples e objetiva, as obras são ricas na descrição de detalhes - características que visam aproximar o leitor o mais possível da realidade.
No Realismo, a linguagem é simples; os personagens são patológicos, é influenciado pelo objetivismo e pelo determinismo.
Nenhuma das alternativas.
Considerando o texto, analise as proposições abaixo, levando em conta as características da obra do autor e o período em que foi escrito.
I- Em pleno vigor da estética Realista, Joaquim Maria Machado de Assis utilizou, dentre outros temas, e por mais de uma vez, o da loucura, valendo-se da ironia, da análise tragicômica e psicológica das personagens.
II- Machado de Assis criticou vários valores burgueses por meio de ironias e metalinguagens. Precedendo não só o próprio realismo, instaurou o realismo psicológico, claramente visto em seus romances por fazer diálogos diretos com o leitor e também por conta de pensamentos pontuais que surgem ao longo da narrativa.
III- Na obra de Machado de Assis, os personagens envolvidos na trama apresentam complexidade psicológica, são personagens esféricos e o narrador dialoga com o leitor, permitindo a este fazer reflexões sobre a obra.
IV- Na maioria dos textos machadianos, o narrador torna-se o centro do eixo narrativo e, portanto, a linearidade do enredo dissolve-se.
É ou são verdadeira(s).
Apenas uma proposição.
Apenas duas proposições.
Apenas três proposições.
Todas as proposições são verdadeiras.
Todas as proposições são falsas.
Sobre a estética realista, assinale a alternativa INCORRETA.
O escritor preocupa-se com personagens que retratem pessoas de sua época.
O espaço é focalizado, sendo, em sua maioria, retratado por espaços urbanos.
Por focalizar os conflitos do homem de sua época, o tempo mais utilizado é o presente histórico.
A linguagem realista se vale do detalhismo para captar melhor a realidade.
Os personagens são idealizados.
Sobre o romance Quincas Borba, de Machado de Assis, assinale a alternativa incorreta.
O narrador dá título ao romance em função de Quincas Borba cão, e não do homem, porque o cão é a única personagem do romance dotada de alguma dignidade. É movido por afeição sincera e nunca por interesse.
A ligação entre o defunto homônimo do cachorro e Rubião, protagonista da obra, é que Quincas Borba homem, legou a herança, que fez de Rubião um homem rico.
O casal Palha-Sofia acerca-se de Rubião por profunda amizade, vão ajudá-lo, desinteressadamente, a se estabelecer no Rio de Janeiro. Não querem e não pensam em tirar proveito de sua fortuna.
Sofia sabe que Rubião tem forte interesse por ela e aproveita-se disso, para mantê-lo sob controle, enquanto seu marido se encarrega de negócios escusos, que terminarão por levar o milionário à falência.
Em se tratando de período literário, leia as características e assinale a alternativa correta.
A produção literária era constituída essencialmente de informação e formação, principais características. Essa manifestação literária está associada ao período de exploração do território. Ela se divide, basicamente, em duas estruturas: Literatura – As cartas e documentos são exemplos de literatura de informação. Nesse modelo textual, há um predomínio da descrição, os autores precisavam detalhar as dificuldades da navegação, os aspectos climáticos, as espécies de animais e plantas, a paisagem, os hábitos da população que já vivia aqui. O objetivo da literatura de informação era o de descrever o território que seria colonizado por Portugal.
O autor mais importante dessa escola literária é Pero Vaz de Caminha. A “Carta de Pero Vaz de Caminha,” é um dos documentos mais importantes da História do Brasil, o primeiro; nela, o escrivão narra em primeira pessoa todos os detalhes do “Novo Mundo” e do encontro com os povos nativos. Outros escritores foram importantes para o desenvolvimento da literatura informativa, exemplos de Pero de Magalhães Gândavo, Pero Lopes de Souza e Ambrósio Fernandes Brandão.
Literatura de formação, Literatura jesuítica: constituída, basicamente, de literatura religiosa e pedagógica. Características que tinham como objetivo a catequização dos indígenas. Na Literatura de Catequese, os padres escreviam poemas, sermões e peças teatrais para mostrar aos nativos qual seria a forma correta de se vestir e se comportar (de acordo com os padrões europeus) e principalmente, abandonar as práticas religiosas que eles consideravam pagãs.
A produção é representada pelos escritos dos padres da Companhia de Jesus. O Padre José de Anchieta foi o principal escritor da Literatura jesuítica. Além disso, Anchieta conseguiu uma aproximação com os índios do grupo tupi, e produziu uma gramática da língua falada por esse povo, a “Arte da Gramática da Língua mais usada na Costa do Brasil”. Outros autores também foram importantes para esse movimento literário, como Padre Fernão Cardim e Padre Manoel da Nóbrega.
Arcadismo.
Realismo.
Quinhentismo.
Romantismo.
Em se tratando de período literário, leia as características e assinale a alternativa correspondente.
Nacionalismo, historicismo, exaltação dos valores e os heróis nacionais, ambientando seu passado histórico, principalmente o período medieval. Valorização das fontes populares – o folclore. Escapismo, confessionalismo, pessimismo, crítica social, liberdade de criação e de expressão, individualismo, egocentrismo: (o indivíduo é encarado como o centro do mundo). Sentimentalismo exacerbado, idealização do amor e da mulher, tom depressivo (típico de diversos autores, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho, ou ainda pela própria arte.
Realismo.
Romantismo.
Arcadismo.
Simbolismo.
Em se tratando de período literário, leia os comentários e assinale a alternativa correta.
A liberdade é a característica principal do movimento em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa.
No Continente Europeu, foi um conjunto de tendências artísticas que excediam a liberdade criadora e o rompimento com o passado. Não foi diferente no Brasil, onde a busca pelo novo e pela identidade local permearam esse movimento. Resultado de muitas correntes artísticas, na Europa e no Brasil, resultou da quebra de paradigmas e dos valores tradicionais. Na literatura brasileira, as principais características são: fragmentação, síntese, busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia, relato do cotidiano, revisão crítica do passado histórico e cultural, versos livres.
Arcadismo.
Realismo.
Parnasianismo.
Modernismo.
Em relação às características das escolas literárias no Brasil, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
-
(1) Arcadismo.
(2) Realismo.
(3) Simbolismo.
-
(--) Objetividade; predomínio da temática urbana.
(--) Ligação com o Iluminismo; imitação dos clássicos.
(--) Culto do mistério; religiosidade mística.
1 - 2 - 3.
3 - 2 - 1.
2 - 3 - 1.
2 - 1 - 3.
Considere as seguintes assertivas:
I. O _____________ propõe um retorno à ordem natural, como na literatura clássica, na medida em que a natureza adquire um sentido de simplicidade, harmonia e verdade. Cultua-se o “homem natural”, isto é, o homem que “imita” a natureza em sua ordenação, em sua serenidade, em seu equilíbrio, e condena-se toda ousadia, extravagância, exacerbação emocional. O bucolismo se torna imperativo social, e um neoclássico francês chega a definir poesia como cópia da natureza. Esta aproximação com o natural se dá por intermédio de uma literatura de caráter pastoril.
II. O ______________ caracteriza-se pela objetividade e impessoalidade; pelo racionalismo – reflexo do racionalismo ideológico e científico da época, o que significa a possibilidade de uma investigação objetiva dos indivíduos, como tais, e como agentes de grupos da sociedade, resultando em análise psicológica e tipificação social. Ainda, tem como características a verossimilhança (um dos princípios centrais do movimento); a contemporaneidade (o universo urbano, com sua abundância de possibilidades, com suas infinitas chances e, ao mesmo tempo, com seus infinitos horrores, que envolve os artistas, fazendo-os descobrir as contradições da modernidade). O pessimismo e a perfeição formal também caracterizam o movimento.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas nas assertivas I e II.
Realismo – Modernismo
Arcadismo – Realismo
Modernismo – Parnasianismo
Parnasianismo – Simbolismo
Simbolismo – Modernismo
Em O Cortiço, de Aluísio Azevedo, a abordagem estética pela retórica da ciência imprime ao narrador uma voz objetiva, destituída de juízos de valor, como no trecho a seguir, em que descreve uma das personagens do romance: “A filha tinha quinze anos, a pele de um moreno quente, beiços sensuais, bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a pedir homem”.