Questões de Concurso sobre Regras gerais

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
336 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Já ______ dez horas e a coleta dos exames ainda não ______________.

A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é


A
deu / foi feita

B
deram / foi feita

C
deu / foram feitas

D
deram / foram feitos

E
deram / foram feitas

Considerando-se a concordância verbal, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:


A

houveram - anunciaram


B

houveram - anunciou


C

houve - anunciou


D

houve - anunciaram

Considerando-se a concordância verbal, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:


A

permitam - preservam - custam


B

permita - preserva - custam


C

permita - preservam - custam


D

permitam - preserva - custa


E

permita - preservam - custa

Na frase “Existem pessoas que se perguntam pela árdua questão do sentido da vida”, o verbo “existem” está no plural pois:


A

Concorda com o núcleo do sujeito “pessoas”, que também está no plural.


B

Não deveria estar, sendo a frase classificada como incorreta de acordo com a norma.


C

concorda com “se perguntam”, outro verbo no singular.


D

se trata de um uso aceito pela maioria, embora esteja errado gramaticalmente.

Identifique e assinale o texto em que ocorreu um desvio de concordância segundo a norma culta da língua portuguesa:


A

“Vestiu os artefatos, beijou o filho com ternura e saiu pro último trabalho sobre a Terra” - Edival Lourenço.


B

“Uma gaiola saiu à procura de um pássaro” - Franz Kafka.


C

“Vende-se sapatinhos de bebê nunca usados” - Ernest Hemingway.


D

“se Eu não acreditar em Mim, quem vai acreditar?” - Marcelino Freire.


E

“Alzheimer: conhecer novas pessoas todos os dias” - Phil Skversky.

Analise as informações sobre alguns conteúdos da Gramática Normativa:


I. Na frase: “Não sabemos o porque de tanta violência na cidade”, a palavra destacada está escrita corretamente;

II. A palavra têm, 3ª pessoa do plural, a forma verbal pôde, na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo e o verbo pôr são exemplos de palavras que não perderam o acento diferencial após a reforma ortográfica;

III. Em um texto há o predomínio da função conativa quando o objetivo é persuadir o leitor. Tal função está centralizada no receptor;

IV. Na frase “Batiam oito horas quando ele acordou”, a concordância verbal está correta.


Assinale a opção correta:


A

Somente I e III são verdadeiras;


B

Somente III e IV são verdadeiras;


C

Todas são verdadeiras;


D

Somente II, III e IV são verdadeiras.

A frase com a concordância correta, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, é:


A

Restam-nos muito pouco tempo para viver, não é mesmo?


B

Casos e histórias é que animavam a conversa, pausada.


C

Música, canto, arte, tudo isso são essenciais à vida.


D

Nesses tempos urgem a revitalização da região de Inhotim.


E

Assim como ocorreram com outras artes, cortaram gastos com música.

Quanto ao verbo destacado em “Só que a lei brasileira não permite que um monte de Johans faça a mesma coisa” é correto afirmar que:


A
Está associado e concorda com “lei”.

B
Está associado e concorda com “Johans”.

C
Está associado e concorda com “monte”.

D
Está associado e concorda “mesma”.

E
Está associado e concorda “coisa”.

Assinale a alternativa que apresenta uma frase em que a flexão para o singular dos elementos sublinhados não redundará na flexão de verbos presentes na frase.


A

"ser usada para corrigir mutações patogênicas hereditárias".


B

"doenças causadas por mutações persistentes em determinadas famílias poderão ser eliminadas".


C

"Milionários californianos têm feito reuniões".


D

E que doenças psicológicas terríveis podem advir de não morrer.

Em relação à concordância verbal, que é a variabilidade do verbo para conformar-se ao número e à pessoa do sujeito, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Só eu e Fernanda _______ à festa, já tarde.

Do que tu e ele _______?

Não nos falamos _______ cinco dias.


A

fomos - falavam - faz


B

fomos - falava - fazem


C

foi - falava - faz


D

foi - falavam - fazem

Marque a alternativa que preenche corretamente o período abaixo:


Já ______ anos, _________ nesta cidade poucos estrangeiros. Atualmente ___________ muitos imigrantes.


A

Faz – haviam – existe.


B

Faz – havia – existem.


C

Fazem – havia – existem.


D

Fazem – haviam – existem.

Ano: 2019
Prova: Objetiva Concursos - Prefeitura - Professor - Área: Educação Infantil - 2019

Considerando-se a concordância, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:


A

povoavam - diminuíram


B

povoava - diminuíram


C

povoavam - diminuíra


D

povoava - diminuíra

Texto 1


No Brasil existem variedades linguísticas em decorrência de cada classe social e das regiões, e essa diversidade muitas vezes é sinônimo de preconceito na sociedade. Tal preconceito deve ser enfrentado na escola como parte do objeto educacional; para isso o ensino de Língua Portuguesa deve se livrar do mito “do que é certo”, visão segundo a qual a língua escrita é espelho da língua falada, o que leva a considerar a necessidade de consertar a fala do aluno para que ele escreva bem. Esse tipo de conduta, além de desvalorizar a forma de falar de cada estudante, denota desconhecimento de que a escrita de uma língua não corresponde inteiramente a nenhum dos seus dialetos ou variedades, por mais que eles tenham prestígio num determinado momento histórico. A questão não é falar certo ou errado, mas saber como utilizar a linguagem dentro de sala de aula e fora dela, em diferentes contextos de interação. Cabe à instituição educacional ensinar o aluno a ser competente no uso da língua oral e escrita, nas diversas situações comunicativas.


DE BETTIO, Maíra Althoff. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/parametros-curriculares-nacionais-da-lingua-portuguesa/>. Acesso em: 11 set. 2019. [Fragmento adaptado].


“Esse tipo de conduta, além de desvalorizar a forma de falar de cada estudante, denota desconhecimento de que a escrita de uma língua não corresponde inteiramente a nenhum dos seus dialetos ou variedades, por mais que eles tenham prestígio num determinado momento histórico.”


Sobre a frase, é correto o que se afirma em:


A

O pronome pessoal do caso reto “eles” retoma o termo “dialetos”, mas não retoma “variedades”.


B

A expressão “por mais que” exerce a função de adjunto adverbial do verbo “tenham”.


C

A oração “por mais que eles tenham prestígio num determinado momento histórico” exerce a função de adjunto adnominal de “dialetos ou variedades”.


D

O termo “a forma de falar de cada estudante” exerce a função de objeto indireto do verbo “desvalorizar”.


E

O verbo “denota” está no presente do indicativo e concorda com o sujeito simples “este tipo de conduta”.

Assinale a alternativa em que o enunciado atende à norma-padrão de concordância verbal.


A

De acordo com os pesquisadores, haviam indícios da existência do vírus mayaro em território fluminense.


B

Criaram-se condições para a adaptação do mayaro no ambiente urbano, conforme pesquisa dos cientistas da UFRJ.


C

O vírus da febre amarela e o vírus mayaro, pelo menos até agora, existia apenas em áreas silvestres amazônicas.


D

Com o passar do tempo, tanto o Aedes aegypti quanto o pernilongo Culex poderá transmitir o vírus mayaro.


E

Já faziam quatro anos que os cientistas alertavam sobre a possibilidade da existência do vírus em território fluminense.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.


A

Temia-se que a distância entre os países ricos e os países pobres aumentassem.


B

A verdade é que passou a existir fortunas enormes devido à informática.


C

Com smartphones e tablets, foi posto nas mãos de bilhões a conectividade.


D

Milhares de Davis estão aprendendo o que lhes devem ser necessário.


E

Convém reduzir as distâncias criadas pelo poder e pela riqueza de poucos.

Falhou a concordância em:


A

Chove abobrinhas nas conversas darks.


B

Um bilhão de pessoas achou absurda crônica.


C

Alugam-se jamantas para suicidas.


D

Precisa-se de bons motoristas para esse veículo.

Assinale a alternativa que reproduz uma mensagem compatível com o texto e está de acordo com as regras de concordância prescritas pela norma-padrão.


A

Realizou-se 630 atendimentos via e-mail.


B

Foram realizados via telefone um total de 561 atendimentos


C

135 são o número de atendimentos realizados presencialmente


D

Menas pessoas foram atendidas via SICCAU


E

A menor parte dos atendimentos foram realizados presencialmente.

No que se refere à concordância verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Fazem doze anos que não a vejo.

II – Precisam-se de bons trabalhadores.

III – Alugam-se casas na praia.


A

Apenas o item I é verdadeiro.


B

Apenas o item II é verdadeiro.


C

Apenas o item III é verdadeiro.


D

Apensa os itens I e II são verdadeiros.


E

Nenhum dos itens é verdadeiro.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal padrão.


A

Em 2013, participando do projeto, existia duas equipes especializadas em robôs humanoides.


B

“O New York Times”, depois de entrevistar os pesquisadores, noticiaram os avanços do projeto.


C

Para os integrantes do programa, impõe-se o desafio de construir robôs a baixo custo.


D

O aprendizado das máquinas, segundo especialistas, serão a solução para a robótica voltada para a manufatura.


E

O braço robótico, que manipulavam as bananas de plástico, gastou horas em tentativas, acertos e erros.

Considerando-se a concordância, assinalar a alternativa que preenche as lacunas do texto CORRETAMENTE:


A

apresenta - ofereça


B

apresentam - ofereçam


C

apresentam - ofereça


D

apresenta - ofereçam

   
Gerar simulado