

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A respeito do acento utilizado no termo “início”, presente na frase “Como no início dos anos 1900 ainda não existia o avião”, assinale a alternativa CORRETA.
O acento está correto, pois se não houvesse acento nessa palavra, ela seria outra, a saber, uma das formas do verbo iniciar (inicio) e não estaria adequada no contexto.
O acento está correto, pois a palavra pode assumir dois sentidos no contexto em que está inserida, a saber, a forma do verbo iniciar (inicio) e o substantivo “início”.
O acento é facultativo, pois a palavra pode assumir outra forma sem prejuízo do sentido no contexto, a saber, a forma do verbo iniciar (inicio) e o substantivo “início”.
O acento está incorreto, pois no contexto a palavra deveria ser outra, a saber, a forma da primeira pessoa do singular do verbo iniciar “inicio”.
O acento está correto, pois se não houvesse acento nessa palavra, ela nem sequer existiria, mesmo em outro contexto.
Quanto à ocorrência do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase.
As providências que a sociedade deve tomar em relação____________ saúde da Geração Z são decorrentes do sedentarismo devido____________ consequências do excesso de conectividade, que acarreta____________ alta incidência de casos de depressão.
à ... às ... a
à ... as ... à
a ... às ... a
a ... às ... à
à ... às ... à
O sinal indicativo de crase está empregado corretamente na alternativa:
O autor se propõe à lembrar aos leitores alguns fatos da biografia de Olavo Bilac.
No período que vai de 1897 à 1908, Bilac escreveu para a “Gazeta de Notícias”.
Os fãs se dirigiam à Colombo, tradicional confeitaria do Rio de Janeiro, para ver o poeta.
No texto, compara-se Olavo Bilac à youtubers, influences e humoristas.
Os modernistas atribuíram à Bilac a fama de poeta jocoso.
A respeito do acento indicativo de crase assinale a alternativa INCORRETA.
Os lojistas estavam à espera de novas encomendas.
Entregou o prêmio àquele aluno que fez por merecer.
Não me dirijo à pessoas estranhas.
Nenhuma das alternativas.
No fragmento “e cada um tem o seu, à sua imagem e semelhança” (4º §) o acento indicativo da crase foi empregado corretamente, embora o emprego do acento, nesse contexto, seja facultativo. Da mesma forma, é contexto de emprego facultativo do acento indicativo da crase o seguinte:
Dar asas às suas investidas no mundo infantil era comum àquela jovem.
Ir até à prática de imitar crianças brincando seria totalmente ridículo.
O adulto imitando criança assemelha-se às idosas tentando ser meninas.
A educadora referia-se à prática de imitar crianças.
O problema trouxe à tona a lembrança de situações embaraçosas.
“O esforço de incorporação gradativa dos ACE, por parte do Ministério da Saúde, às equipes de Saúde da Família visa à participação no planejamento e programação das ações.”
(https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/19050/2/ve_ EVASNGELISTA_Janete_Gon%C3%A7alves_etal_201 7.pdf)
Assinale a alternativa que se aplica quanto ao uso da crase na sentença a seguir:
Em “incorporação às equipes”, a crase se dá porque incorporar é um verbo intransitivo.
Em “visa à participação”, a crase se dá porque visar é um verbo intransitivo.
É facultativo o uso de crase tanto em “incorporação às equipes” quanto em “visa à participação”.
É obrigatório o uso da crase em “incorporação às equipes”.
Não deveria haver acento indicador de crase em qual das frases abaixo?
Fui à terra onde meu pai nasceu.
Vou à Brasília no próximo mês.
O astronauta regressou à Terra trinta dias após sua partida.
Fui àquele serviço para resolver esse problema.
“‘Elas estão relacionadas à pobreza, não têm muito interesse para o mercado porque não dão um retorno lucrativo’, [...]” (linhas 7 a 9).
Assinale a alternativa que justifica corretamente a regra pela qual a crase foi empregada:
Há contração entre preposição exigida por regência nominal de “relacionadas” e artigo definido feminino exigido por “pobreza”.
Há contração entre preposição exigida por regência verbal de “relacionadas” e artigo definido feminino exigido por “pobreza”.
É obrigatório o uso de crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à pobreza”.
É obrigatório o uso de crase em algumas locuções conjuntivas como, por exemplo, “à pobreza”.

A correção gramatical do texto CG2A1-I seria preservada se fosse inserido sinal indicativo de crase em
“a demanda” (R.28).
“as políticas públicas” (R.15).
“a uma dieta” (R.21).
“a Terra” (R.29).
“a produção local” (R.35).
Assinale a alternativa correta quanto à ocorrência da crase.
Refiro-me à alunas faltosas.
Estamos à espera de uma vaga.
Começou à falar sem parar.
Fui à essa cidade visitar um parente.
Transmita o recado à sua Excelência, por favor.