

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Está correto o emprego do acento indicativo da crase no período: “Distribuí meus pertences de viagem entre irmãos: a este o sabonete, àquele a pasta, àquela outra a escova de dentes azul” (8º §), pois em ambos os casos a preposição “a” está em crase com a vogal inicial dos demonstrativos “aquele” e “aquela”. Entre os itens abaixo, aquele em que o acento indicativo da crase também foi empregado corretamente, por se tratar de situação de crase obrigatória, é:
Uma à uma, as crianças fugiram de suas casas sorrateiramente.
A visão da família ajudou o menino à decidir ficar, em vez de fugir.
Os meninos davam grande importância à união entre os amigos nas horas difíceis.
Os pais ofereceram acolhida e carinho à esse filho fujão.
O grupo de meninos se dirigiu à cidades próximas, pois tinha pouco dinheiro.
Na linha 10, o emprego do acento indicativo de crase em “às diretrizes” justifica - se pela regência da forma verbal “obedeceram” e pela presença do artigo definido que determina o termo “diretrizes”.
Assinalar a alternativa em que o acento indicativo de crase foi usado INCORRETAMENTE:
Dei o presente àquele homem que estava na porta.
Precisa beber gota à gota.
Estarei em casa das 18 às 21 horas.
Estou à espera de João.
Quanto à regência, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
O jornalista aspira ___ vaga que saiu ontem.
Ela assistiu ___ cena aterrorizada.
à - a
à - à
a - a
a - à
Assinale a alternativa em que se emprega o sinal indicativo da crase em conformidade com a norma-padrão.
Os marinheiros, depois de devorarem os ratos, começaram à comer pedaços de couro que cobriam os barcos.
A embarcação havia partido daquele porto rumo à outras terras, com uma tripulação composta de 243 marinheiros.
Quando desembarcaram, os viajantes queriam ir à igreja mais próxima para agradecer aos céus por terem retornado à terra.
A tripulação chegava à 243 marinheiros na embarcação que partira daquele porto, acompanhada de outras quatro naus.
Quanto ao uso ou não da crase, assinalar a alternativa CORRETA:
Fui à Copacabana no último verão.
Às vezes penso em sair do país.
Tenho um carro à óleo.
Ela começou à comer antes de mim.
Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado corretamente.
“Música boa” é um conceito que se refere àquela música que emociona alguém.
Alguns fãs sonham em encontrar seus ídolos músicos cara à cara.
É preciso reconhecer que todos têm direito à todo tipo de música.
A música tem o poder de dar, à mim e à você, uma visão diferente da vida.
Não se sabe à quem devemos atribuir o título de “primeiro criador de um instrumento musical”.
Leia as assertivas a seguir:
I. A reabilitação funcional e profissional promove a saúde do trabalhador por meio de ações de prevenção das doenças ocupacionais.
II. O escritor García Márquez chegou às 11 da manhã ao apartamento de Moya, no centro da Cidade do México.
III. A folha de contato rabiscada voltará à vir a público neste 9 de maio em um evento da casa de leilões Morton.
Assinale a alternativa correta quanto ao uso da crase:
Apenas as assertiva I está correta.
Apenas a assertiva II está correta.
Apenas as assertivas I e II estão corretas.
Apenas as assertivas II e III estão corretas.
A crase é uma palavra de origem grega e significa, em sua etimologia, mistura, fusão, e nos estudos de Língua Portuguesa, é o nome dado à contração de duas vogais idênticas. Acerca do uso correto da crase, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
Este problema refere-se à você.
Voltarei à Paris e a Suíça.
Sapatos à Luiz XV.
Vire a direita.
Em relação ao uso ou não da crase, analisar os itens abaixo:
I. Deu brindes àqueles que participaram da campanha de arrecadação de agasalhos.
II. Agradeceu à todos os presentes em seu casamento.
Os itens I e II estão corretos.
Os itens I e II estão incorretos.
Somente o item I está correto.
Somente o item II está correto.