

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto CG2A1-II, julgue os itens a seguir.
I Os termos “medo” e “insegurança”, no primeiro período do primeiro parágrafo, são sinônimos.
II Quanto à tipologia textual, o texto é predominantemente argumentativo.
III No que se refere aos elementos de comunicação, é correto afirmar que o foco do texto está no referencial, sendo seu objetivo principal informar.
Assinale a opção correta.
Apenas o item II está certo.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Nenhum item está certo.
Por sua natureza híbrida, que combina fatos e opiniões, bem como por referir-se à obra de Anísio Teixeira, o texto pode ser classificado como uma resenha crítica.
Certo
Errado
Sobre o conteúdo “Tipologia Textual”, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Pode-se afirmar que existem quatro tipos textuais: narrativo, descritivo, dissertativo e explicativo.
II. Os textos dissertativos podem ser classificados em: dissertativos expositivos e dissertativos argumentativos.
III. Os textos explicativos podem ser classificados em: explicativos injuntivos e explicativos prescritivos.
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
O texto, que se caracteriza como dissertativo-informativo, trata da afasia, que consiste em uma alteração na função comunicativa, sendo uma das possíveis consequências de um acidente vascular cerebral.
Certo
Errado
Dinamarca século XIX. Filippa e Martine são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois ainda trabalhando na casa ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos a princípio temerosos acabam rendendo-se ao banquete de Babette.
Fonte: Adaptado de https://www.adorocinema.com/filmes/filme-89485/. Acesso em 20 jul 2022.
Com base na sinopse do filme A Festa de Babette (1989) apresentada na questão anterior, marque a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE a tipologia textual utilizada.
Expositiva.
Prescritiva.
Descritiva.
Injuntiva.
Quanto à tipologia, pode-se afirmar que esse texto:
Tem descrição.
É predominantemente argumentativo.
Tem descrição somente no parágrafo I.
Tem argumentação somente no parágrafo II.
Tem injunção no último parágrafo.
O texto pode ser corretamente considerado como dissertativo.
Certo
Errado
Com base na construção textual, assinale a alternativa correta.
A postagem de vídeos na Internet se deu graças à criação do Youtube, conforme a narrativa textual, porque, antes, havia exclusivamente textos verbais nos blogs.
A sequência expositiva predomina no texto, o qual apresenta uma linguagem clara e precisa, sem que o locutor faça um juízo de valor sobre o tema em foco.
A sequência descritiva do texto aborda o fato de as pessoas serem cada vez mais verbais, o que estimula a produção de vídeos em que os booktubers se comunicam.
O emprego de citações no interior do texto denota, por parte das autoras, incerteza e insegurança quanto à sequência injuntiva, à temática tratada e às fontes.
O texto de Cristóvam Buarque é um artigo de opinião. Com base no gênero apresentado, o texto "Os fora-fila", em termos de tipologia, é predominantemente:
descritivo.
argumentativo.
expositivo.
narrativo.
“Tipos textuais são modos de organizar o texto. Basicamente são cinco: narrativo, descritivo, expositivo, argumentativo e injuntivo.” (SARMENTO, 2013, p. 35).
O texto “Existe privacidade na internet?” é, fundamentalmente, argumentativo. Quanto a esse tipo textual e às informações presentes no texto, indique se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que afirma a seguir.
( ) Expõe muitas informações, por meio de conceitos, sobre o tema polêmico da privacidade na internet.
( ) Defende uma ideia com argumentos válidos para convencer o leitor de que a privacidade na internet é praticamente impossível.
( ) Opina para fundamentar a ideia principal, demonstrando a consistência de que qualquer pessoa pode ter suas informações invadidas.
( ) É instrucional e indica o procedimento para a realização de uma ação, ou seja, as pessoas precisam cuidar da sua privacidade na internet.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
F, V, V, F.
V, F, F, V.
V, V, F, F.
F, F, V, V.