

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Observe o seguinte texto:
“Para fazer um bom cozido, eu aconselho, em primeiro lugar, a escolher carnes de excelente qualidade e, como segundo passo, comprar legumes em um pequeno vendedor, já que certamente eles serão mais frescos que os do supermercado. O tempo de cozimento é o pulo do gato: é preciso deixar perto de cinco horas em fogo brando. Os seus convidados irão felicitá-lo”.
Tal estruturação textual faz com que esse texto seja um exemplo clássico do texto
injuntivo, por centralizar sua estruturação em ordens ou conselhos.
descritivo, por mostrar características e qualidades das realidades nomeadas.
narrativo, por indicar as diversas etapas evolutivas na preparação de um prato.
expositivo, por focalizar as preocupações básicas na preparação de um prato, sem interferência do enunciador.
argumentativo, por defender uma tese apoiada em sua própria experiência.
Considere as informações:
-
• ... é marcado por sua esfera de atuação que promove modos específicos de combinar, indissoluvelmente, conteúdo temático, propósito comunicativo, estilo e composição.
-
(Koch e Elias, Ler e compreender, 2011)
-
• Schneuwly & Dolz desenvolvem a ideia de que ele é o meio de articulação entre as práticas sociais e os objetos escolares, particularmente no que diz respeito ao ensino da produção e compreensão de textos, escritos ou orais.
-
(Koch e Elias, Ler e escrever, 2011. Adaptado)
-
As informações apresentadas dizem respeito ao conceito de
discurso.
gênero.
tipo textual.
enunciador.
enunciado.
Sequência textual é um conjunto de unidades linguístico-textuais de que se constituem os gêneros textuais, reconhecendo assim a predominância de sua tipologia. No TEXTO I, é possível identificar as seguintes sequências:
expositiva / argumentativa
narrativa / descritiva
narrativa / dialogal
expositiva / dialogal
A organização textual revela a dominância da sequência
argumentativa, caracterizada pela contestação de uma afirmação preexistente, que é confrontada com uma nova afirmação a ser sustentada por fatos, visando à conclusão.
argumentativa, caracterizada pela existência de uma situação inicial, seguida de situações complicadoras que, após serem resolvidas, geram uma situação final.
narrativa, caracterizada pela contestação de uma afirmação preexistente, que é confrontada com uma nova afirmação a ser sustentada por fatos, visando à conclusão.
narrativa, caracterizada pela existência de uma situação inicial, seguida de situações complicadoras que, após serem resolvidas, geram uma situação final.
O texto dissertativo-argumentativo tem sua estrutura dividida em três etapas: ..........., .........., ........., com particularidades. Assinale a afirmativa correspondente:
Ideias introdutivas, meio explicativo e conclusivo.
Ideias introdutivas, explicativas e argumentos.
Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução, argumentação e conclusão.
Analisando as principais características do texto lido, é correto afirmar que seu tipo predominante é:
Publicitário.
Injuntivo.
Informativo.
Instrucional.
Descritivo.
A região, áspera, ressequida, constituída de terra argilosa que se fendia sob a ação do calor, parecia totalmente deserta. Aqui e ali se viam vestígios de cavernas, ossos embranquecidos de homens e animais, semicorroídos e confundidos na mesma poeira.
Após meia hora de caminhada, Dick e Joe embrenharam-se numa floresta de árvores gomosas, sempre à espreita e com o dedo no gatilho da carabina. Não sabiam com que iriam defrontar-se. Sem ser grande atirador, Joe manejava habilmente arma de fogo.
– Como faz bem andar um pouco, senhor Kennedy, apesar deste terreno não ser dos mais cômodos, observou ele, tropeçando nos fragmentos de quartzo espalhados pelo caminho. Dick fez sinal ao companheiro para calar-se e parar. Não contavam com cães para aquela caçada e, por maior que fosse a agilidade de Joe, não podia ter faro de cão. No leito de uma torrente, onde ainda se achavam estagnados alguns charcos, saciavam a sede vários antílopes. Os graciosos animais, pressentindo o perigo, mostraramse inquietos. Depois de cada trago, endireitavam a cabeça com vivacidade, sorvendo com as narinas dilatadas o ar que denunciava a presença dos caçadores.
Kennedy contornou alguns arbustos, enquanto Joe permanecia imóvel. Pouco depois estacava, apontava a espingarda e atirava. Os bichos desapareceram num abrir e fechar de olhos. Apenas um antílope macho, atingido na espádua, tombara fulminado. – Dick precipitou-se em direção à sua presa. Era um magnífico animal de cor azulada-escura, com o ventre e a parte interna das patas alvos como a neve.
Assalto Inesperado, em: Cinco Semanas em um Balão – Júlio Verne.
Considerando a leitura do texto, podemos classificalo como:
Injuntivo.
Narrativo.
Dissertativo.
Argumentativo.
O texto 5, em termos de predominância quase absoluta, deve ser classificado como:
descritivo;
narrativo;
dissertativo-expositivo;
dissertativo-argumentativo;
injuntivo.
O texto é narrativo e possui um caráter memorialístico. Desse modo, é correto afirmar que:
alguém recorda, em primeira pessoa, a sua infância.
alguém relembra, em terceira pessoa, apenas a vida de um conhecido.
uma criança, em primeira pessoa, relembra experiências muito recentes.
um idoso resgata apenas o ponto de vista de vista de uma mãe.
uma criança, a partir da memória dos sonhos, projeta o seu futuro.
Pela sua estruturação, o texto 3 deve ser classificado como:
dissertativo-informativo;
expositivo-didático;
descritivo-argumentativo;
narrativo-dissertativo;
narrativo-descritivo.