

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em "aprende a ser judeu" (L.6), a presença de preposição é exigida pela regência da forma verbal do infinitivo "ser".
Nas linhas 5 e 11, as ocorrências da preposição “para” introduzem orações com valor de finalidade nos respectivos períodos sintáticos.
"...é conhecido como Zinho na Cidade de Deus,..."; o item abaixo em que se reescreve esse segmento do texto de forma ERRADA, por alterar o seu sentido, é:
na Cidade de Deus é conhecido como Zinho;
é conhecido, na Cidade de Deus, como Zinho;
conhecem-no como Zinho na Cidade de Deus;
na Cidade de Deus o conhecem como Zinho;
a Cidade de Deus o conhece como Zinho.
O emprego da preposição por, na contração "pela" (l.13), indica a duração temporal da idéia expressa por "fidelidade dos cidadãos" (l.12-13).
Certo
Errado
No período "Para preservar a instituição romana e a si próprio, Nero transferiu sua loucura para o suposto ato dos cristãos." (l.28-30), as palavras sublinhadas expressam circunstâncias adverbiais de finalidade.
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se substituir a preposição em, que rege "características pessoais" (L.2), pela preposição sobre; mas, nesse caso, desfaz-se a contração e o artigo deverá ser escrito separadamente.
Nas expressões “Com a renúncia de Carlos Menem” (l.1) e ‘com esperança e otimismo’ (l.6-7), a preposição sublinhada expressa a idéia circunstancial de concessão.
No período "Os investimentos fixos e semi-fixos poderão ser pagos em até cinco anos, enquanto matéria-prima e insumos podem chegar a até 18 meses incluindo até seis meses de carência." (l. 12/13), a preposição até indica:
aproximação de um limite no tempo, do mesmo modo que em: "Reconheceram os direitos negados até então";
movimento, com aproximação de um limite no tempo, como em: "Poderá receber até o dobro do que ganha";
movimento, com aproximação de um limite no espaço, como em: "O empréstimo será concedido até meados de dezembro";
aproximação de um limite no espaço, como em: "Até as crianças serão contempladas";
movimento, com aproximação de um limite no espaço, como em: "José foi até o banco e depositou todas as economias".
Assinale a opção incorreta em relação ao texto
Os travessões podem ser substituídos por parênteses, sem prejuízo para a correção do período.
Em "a espiral" e "a precipite"(l.4 e 5), o "a" exerce a mesma função sintática, pois pertence à mesma classe gramatical.
Ao anteceder a expressão "preços-salários"(l.4) pela preposição de, mantém-se a correção gramatical do período.
A eliminação da vírgula após "latinoamericanas"( l.6) mantém a correção gramatical, mas altera a informação do período.
A expressão "essa regra"(l.8) retoma a idéia de que "a economia é freada antes que a espiral preços- salários a precipite em uma inflação crescente" (l.3, 4 e 5).
De acordo com os sentidos textuais, a preposição "Para" (R.27) corresponde à idéia de Como, e uma substituição entre esses termos preservaria a correção gramatical do período.
No segmento "morrerão de doenças", o valor semântico da preposição sublinhada repete-se em:
as águas ficaram contaminadas de bactérias;
os estudos mostraram a contaminação das águas;
as águas contaminadas são a causa de doenças;
a água de rios é mais contaminada que a marinha;
os habitantes do Sul padecem de frio.
O comentário correto sobre o primeiro período do texto é:
o número redondo mostra que a previsão é rigorosamente exata;
as vírgulas estão erradamente empregadas entre sujeito e verbo;
"até 2020" exclui da previsão o ano citado;
as três ocorrências da preposição "de" têm valores semânticos distintos;
a forma verbal "morrerão" concorda com "pessoas".
As regras de regência da norma culta exigem o emprego da preposição "a" imediatamente antes de "pessoas pobres" (L.3) para que se complemente sintaticamente o termo "garantia" (L.2).
A expressão "pelos seus diversos aspectos" (L.9) mostra uma preposição introduzindo idéia de causa.
No texto, a preposição "com" (l.1) introduz um termo com sentido de instrumento.
A preposição "sem" (L.20) foi omitida antes de "critério" (L.21), fato que não prejudicou a correção nem as idéias do texto.
Em "Por ser antes de tudo uma máquina de vender e, mais que isso, de vender o prazer do consumo e o consumo do prazer, ela atira contra nós mesmos o nosso desejo de consumir ao máximo..." (linhas 53- 56), a preposição sublinhada expressa uma relação com o sentido de:
causa;
condição;
conseqüência;
concessão;
posse.