Imagem de fundo

Observe os dois períodos a seguir:“Chegou ontem e já vendeu...

BONECA


1.----Nenhuma! Cansou de tanto andar. Perguntara muito. Ouvira respostas de todo tipo. Algumas vezes, reagira à escassa delicadeza de certos balconistas e mesmo às ironias finas. Em outros momentos fora levado à autocomiseração, depois de ouvir, por exemplo:

Sinto muito!...

5----Ou:

Queira nos desculpar... A fábrica não fornece, sabe...

Desanimar? Não. Não havia por que desistir de encontrar o presente de Natal para a filha. Com os seus 33 anos, estava em plena forma física. Além disso, era como se a pequena o conduzisse pelas ruas do centro comercial. Continuar a procura, mesmo pisoteando o cansaço, era uma missão.

10----Com entusiasmo, entrou na loja seguinte. Cheia! Aguardou pacientemente. Uma mocinha branca, de ar meigo e aspecto subnutrido, indagou:

O senhor já foi atendido?

Não. Por gentileza, eu estou procurando uma boneca...

Temos várias. Olha aqui a Barbie, a Xuxinha... – e a loirinha foi apanhando diversas bonecas.

15----Colocava-as sobre o balcão, como se escolhesse para si. Olha que gracinha esta aqui de olhos azuis! É

novidade. Chegou ontem e já vendeu quase tudo. Chora, tem chupeta, faz pipi... E essa outra aqui? Não é uma

graça? – e levou ao colo a ruivinha de tom amarelado, bem clarinha. Mexeu-lhe os bracinhos e as perninhas e

indagou: Não gostou de nenhuma?

É que estou procurando uma boneca negra...

20-----------------------------------------------------------------------------...

Meia hora de espera.

Tem sim! – o dono da loja dirigiu-se à empregada. Procura melhor, na prateleira de baixo, lá em cima mesmo, perto da pia.

A moça subiu de novo a escada, depois de sorrir um submisso constrangimento.

25--- Desceu mais uma vez, recebeu novas instruções e tornou a sorrir. Em seguida, do alto do mezanino,

mostrou o rostinho gorducho, marrom-escuro, de uma boneca. Radiante, a balconista empunhava-a como um

troféu. Assim desceu a escada. Mas, descuidando-se nos degraus, despencou-se. Todos se apavoraram. As

colegas de trabalho foram em socorro.

Nenhuma fratura. Apenas um susto. O patrão exasperou-se, mas logo conseguiu se controlar,

30 vermelho como pimenta-malagueta. A loja estava cheia. Foi atender o cliente:

Peço desculpa pela demora e pelo transtorno. Espero que o senhor não tenha se chateado. O importante é que encontramos o produto. Está em falta, sabe... Eles não entregam. Eu mesmo encomendei a semana passada. Mas o representante disse que a firma está exportando para a África. Está certo, mas aqui também tem freguês que procura, não é? O senhor é brasileiro?

35---Sim.

Então... – o homem engoliu a frase e preparou a nota.

...

Já na rua, o pai, entre tantos pensamentos, alguns desagradáveis, lembrou-se da descontração a que

fazia jus, depois de suar expectativas naquela manhã de dezembro. Respirou fundo. Contemplou o lindo

40 embrulho de motivações natalinas, em que se destacavam o Papai Noel, crianças louras e muita neve. Seguiu, passos lentos, em direção a uma lanchonete.

Vai uma loura gelada aí, chefe? – pronunciou o balconista ao vê-lo sentar-se junto do balcão. Sorriu, confirmando com um gesto de polegar.

Ao primeiro gole de cerveja, sentiu-se profundamente aliviado e feliz.

45---

Cuti. Contos crespos. São Paulo: Mazza. 2012. 2ª ed.



TEXTO II


MENINA ESCOLHE BONECA NEGRA E REBATE VENDEDORA QUE

EMPURRAVA BRINQUEDO “MAIS PARECIDO COM ELA”


1--Uma menina de 2 anos emocionou internautas ao contestar uma vendedora que tentava convencê

la a comprar uma boneca branca, no lugar da boneca negra escolhida pela criança. Sophia Benner visitou a

loja de brinquedos acompanhada dos pais, Brandi e Nick Benner, quando abandonou as fraldas. Ela poderia

escolher uma boneca de presente e optou por um brinquedo de cor diferente da sua.

5--“Tem certeza que é essa que você quer, querida? Ela não se parece com você. Temos muitas outras

que se parecem mais com você”, disse a vendedora, para o espanto do casal que já pagava o brinquedo no

caixa.

A funcionária da loja na Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ainda perguntou à pequena se ela iria

a alguma festa de aniversário naquele dia, querendo saber se o brinquedo era um presente para outra criança.

10 Sophia, no entanto, confirmou que a boneca era dela com a resposta mais fofa e consciente. A reação da

garota foi postada pela mãe no Facebook e já tinha mais de 180 mil compartilhamentos até a manhã desta

terça-feira.

“Sim, ela se parece comigo. Ela é uma médica, como eu sou uma médica. Eu sou uma menina bonita,

e ela é uma menina bonita. Você vê o cabelo bonito dela? E o estetoscópio dela?”, respondeu Sophia,

15 admirada com o novo brinquedo.

No Facebook, a mãe Brandi se mostrou orgulhosa da atitude da filha. Segundo ela, a própria

vendedora elogiou depois a menina.

“Essa experiência só confirmou a minha crença de que não nascemos com a ideia de que a cor da

pele importa. A pele vem em diferentes cores, como o cabelo e os olhos, e cada tom tem a sua beleza”,

20 concluiu a mãe na publicação.


Extra, 04/04/2017. Disponível em: https://extra.globo.com/noticias/viral/menina-escolhe-boneca-negra-rebatevendedora-que-empurrava-brinquedo-mais-parecido-com-ela-21156151.html

Observe os dois períodos a seguir:


“Chegou ontem e já vendeu quase tudo”. (Texto I, linha 16)

“Ela poderia escolher uma boneca de presente e optou por um brinquedo de cor diferente da sua”. (Texto II, linhas 3-4)


A conjunção “e” que aparece nos dois trechos apresenta, respectivamente, sentido de


A

adição e adversidade.


B

adversidade e adição.


C

adição e conclusão.


D

conclusão e adição.